Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8826 |
Resumo: | O crescimento dos mercados globais verificado nos últimos anos, fez com que as empresas, nomeadamente as agências de viagens, reinventassem os seus bens e serviços através da implementação de processos de co-criação. A existência de um processo colaborativo entre a empresa e o cliente, ou até mesmo outras partes interessadas, agiliza e potencia a satisfação do cliente bem como a sua fidelização. Com base neste pressuposto e na literatura existente, o presente trabalho tem como objetivo principal estudar o impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação do cliente e na sua fidelização, tendo em consideração as empresas de prestação de serviços de viagens. Para tal, foi definido um conjunto de variáveis e hipóteses que permitiu pôr em prática tal pretensão. Mediante a construção e aplicação de um questionário e posterior análise empírica aos resultados obtidos, foi possível confirmar que o processo de co-criação está positivamente associado à inovação, à satisfação e à fidelização do cliente, pelo que as empresas que se empenham no desenvolvimento de processos de co-criação com os seus clientes apresentam maiores probabilidades em desenvolver atividades inovadoras para além de contribuírem para o aumento da satisfação e fidelização dos seus clientes. |
id |
RCAP_d766822efe3d7f6912382dcb5121528b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8826 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagensCo-CriaçãoInovaçãoSatisfação do clienteFidelização do clienteAgências de viagensDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO crescimento dos mercados globais verificado nos últimos anos, fez com que as empresas, nomeadamente as agências de viagens, reinventassem os seus bens e serviços através da implementação de processos de co-criação. A existência de um processo colaborativo entre a empresa e o cliente, ou até mesmo outras partes interessadas, agiliza e potencia a satisfação do cliente bem como a sua fidelização. Com base neste pressuposto e na literatura existente, o presente trabalho tem como objetivo principal estudar o impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação do cliente e na sua fidelização, tendo em consideração as empresas de prestação de serviços de viagens. Para tal, foi definido um conjunto de variáveis e hipóteses que permitiu pôr em prática tal pretensão. Mediante a construção e aplicação de um questionário e posterior análise empírica aos resultados obtidos, foi possível confirmar que o processo de co-criação está positivamente associado à inovação, à satisfação e à fidelização do cliente, pelo que as empresas que se empenham no desenvolvimento de processos de co-criação com os seus clientes apresentam maiores probabilidades em desenvolver atividades inovadoras para além de contribuírem para o aumento da satisfação e fidelização dos seus clientes.Moreira, Jacinta Raquel MiguelIC-OnlineFerreira, Beatriz Quintanilha2023-09-29T13:39:51Z2023-05-182023-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8826TID:203360044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:15Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:27.925002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens |
title |
Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens |
spellingShingle |
Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens Ferreira, Beatriz Quintanilha Co-Criação Inovação Satisfação do cliente Fidelização do cliente Agências de viagens Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens |
title_full |
Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens |
title_fullStr |
Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens |
title_full_unstemmed |
Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens |
title_sort |
Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens |
author |
Ferreira, Beatriz Quintanilha |
author_facet |
Ferreira, Beatriz Quintanilha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Jacinta Raquel Miguel IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Beatriz Quintanilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Co-Criação Inovação Satisfação do cliente Fidelização do cliente Agências de viagens Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Co-Criação Inovação Satisfação do cliente Fidelização do cliente Agências de viagens Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O crescimento dos mercados globais verificado nos últimos anos, fez com que as empresas, nomeadamente as agências de viagens, reinventassem os seus bens e serviços através da implementação de processos de co-criação. A existência de um processo colaborativo entre a empresa e o cliente, ou até mesmo outras partes interessadas, agiliza e potencia a satisfação do cliente bem como a sua fidelização. Com base neste pressuposto e na literatura existente, o presente trabalho tem como objetivo principal estudar o impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação do cliente e na sua fidelização, tendo em consideração as empresas de prestação de serviços de viagens. Para tal, foi definido um conjunto de variáveis e hipóteses que permitiu pôr em prática tal pretensão. Mediante a construção e aplicação de um questionário e posterior análise empírica aos resultados obtidos, foi possível confirmar que o processo de co-criação está positivamente associado à inovação, à satisfação e à fidelização do cliente, pelo que as empresas que se empenham no desenvolvimento de processos de co-criação com os seus clientes apresentam maiores probabilidades em desenvolver atividades inovadoras para além de contribuírem para o aumento da satisfação e fidelização dos seus clientes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-29T13:39:51Z 2023-05-18 2023-05-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8826 TID:203360044 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8826 |
identifier_str_mv |
TID:203360044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137005838270464 |