A língua portuguesa e os meios audiovisuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21106 |
Resumo: | atores educativos, os meios audiovisuais contribuem efetivamente para uma aprendizagem mais eficaz da língua portuguesa e, em consequência, para a promoção do sucesso escolar dos alunos. Comprerende três capítulos: no primeiro, faculta-se uma panorâmica crítica da diversidade de meios audiovisuais e discute-se a sua aplicação didática; no segundo, é problematizada a relação de complementaridade entre os recursos tecnológicos e o processo de ensino-aprendizagem; o terceiro ocupa-se da interpretação dos dados colhidos a partir de um questionário aplicado a professores de Língua Portuguesa do 2º Ciclo e a alunos dos 5º, 6º, 7º 8º e 9º anos. Os professores salientaram que os recursos audiovisuais permitem que as aulas se tornem mais dinâmicas e produtivas. Os alunos, por seu turno, referiram que os recursos audiovisuais contribuem para aumentar a sua concentração, facilitando a aquisição de conhecimentos. |
id |
RCAP_d76b764843ab4c800e83f89ff656ee4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21106 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A língua portuguesa e os meios audiovisuaisLíngua portuguesaLínguas, literaturas e culturasMeios audiovisuaisAprendizagem da linguagematores educativos, os meios audiovisuais contribuem efetivamente para uma aprendizagem mais eficaz da língua portuguesa e, em consequência, para a promoção do sucesso escolar dos alunos. Comprerende três capítulos: no primeiro, faculta-se uma panorâmica crítica da diversidade de meios audiovisuais e discute-se a sua aplicação didática; no segundo, é problematizada a relação de complementaridade entre os recursos tecnológicos e o processo de ensino-aprendizagem; o terceiro ocupa-se da interpretação dos dados colhidos a partir de um questionário aplicado a professores de Língua Portuguesa do 2º Ciclo e a alunos dos 5º, 6º, 7º 8º e 9º anos. Os professores salientaram que os recursos audiovisuais permitem que as aulas se tornem mais dinâmicas e produtivas. Os alunos, por seu turno, referiram que os recursos audiovisuais contribuem para aumentar a sua concentração, facilitando a aquisição de conhecimentos.This dissertation seeks to examine whether, according to the perception of teachers and students, audiovisual media effectively contribute to increase efficiency in the process of teaching and learning of the Portuguese language and find out if it actually promotes academic success. It comprises three chapters: the first provides a critical survey of the diversity of audiovisual media and a discussion of their didactic application; the second focuses on the complementary relationship between technological resources and the teachinglearning process; the third pertains to the interpretation of data collected from a questionnaire that has been applied to 2nd cycle teachers of Portuguese Language and 5th, 6th, 7th, 8th and 9th year students. While teachers empahsised that audiovisual aids allowed them to plan more dynamic and productive classes, students mentioned that audiovisual media increased their level of concentration and therefore facilitated knowledge acquisition.Universidade de Aveiro2016-12-312016-12-31T00:00:00Z2018-12-21T14:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21106TID:201580594porPereira, Joaquim de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:41:39Zoai:ria.ua.pt:10773/21106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:42.546598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A língua portuguesa e os meios audiovisuais |
title |
A língua portuguesa e os meios audiovisuais |
spellingShingle |
A língua portuguesa e os meios audiovisuais Pereira, Joaquim de Oliveira Língua portuguesa Línguas, literaturas e culturas Meios audiovisuais Aprendizagem da linguagem |
title_short |
A língua portuguesa e os meios audiovisuais |
title_full |
A língua portuguesa e os meios audiovisuais |
title_fullStr |
A língua portuguesa e os meios audiovisuais |
title_full_unstemmed |
A língua portuguesa e os meios audiovisuais |
title_sort |
A língua portuguesa e os meios audiovisuais |
author |
Pereira, Joaquim de Oliveira |
author_facet |
Pereira, Joaquim de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Joaquim de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Línguas, literaturas e culturas Meios audiovisuais Aprendizagem da linguagem |
topic |
Língua portuguesa Línguas, literaturas e culturas Meios audiovisuais Aprendizagem da linguagem |
description |
atores educativos, os meios audiovisuais contribuem efetivamente para uma aprendizagem mais eficaz da língua portuguesa e, em consequência, para a promoção do sucesso escolar dos alunos. Comprerende três capítulos: no primeiro, faculta-se uma panorâmica crítica da diversidade de meios audiovisuais e discute-se a sua aplicação didática; no segundo, é problematizada a relação de complementaridade entre os recursos tecnológicos e o processo de ensino-aprendizagem; o terceiro ocupa-se da interpretação dos dados colhidos a partir de um questionário aplicado a professores de Língua Portuguesa do 2º Ciclo e a alunos dos 5º, 6º, 7º 8º e 9º anos. Os professores salientaram que os recursos audiovisuais permitem que as aulas se tornem mais dinâmicas e produtivas. Os alunos, por seu turno, referiram que os recursos audiovisuais contribuem para aumentar a sua concentração, facilitando a aquisição de conhecimentos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 2016-12-31T00:00:00Z 2018-12-21T14:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21106 TID:201580594 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21106 |
identifier_str_mv |
TID:201580594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137610670538752 |