Arte, educação e natureza, que complementaridade? : uma prática educativa em jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3212 |
Resumo: | Dissertações de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta |
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Arte, educação e natureza, que complementaridade? : uma prática educativa em jardim de infânciaArteEducaçãoHolismoMétodo educativoMeio ambienteInvestigaçãoJardins de infânciaEstudo de casosHolistic educationEducation through artPedagogy of the earthAction researchDissertações de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade AbertaEsta dissertação centra-se no estudo da minha prática profissional de educadora de infância, enquanto reveladora de especificidades relativas ao cruzamento da educação holística, pela arte e pela terra. Esta prática pedagógica tem vindo a ser construída no âmbito do funcionamento da Casa Verdes Anos, uma escola situada em Monsanto, Lisboa. A Casa é rodeada pela floresta, ambiente que propicia e constrói as bases educativas que a sustentam. Com o objectivo principal de compreender, reflectir, partilhar e melhorar a minha prática formulei a seguinte questão de partida: De que modo eu construo a minha prática pedagógica, articulando educação pela arte e natureza numa vivência plena e holística da educação? Foi então estabelecido um quadro teórico que procurou o cruzamento entre três conceitos: a educação pela arte, a educação pela natureza e a educação holística. Esta convergência e complementaridade transdisciplinar emergem de uma visão global e alargada do ser humano, bem como de uma perspectiva ecológica e sustentável da educação. A viagem investigativa que tracei parte de uma investigação-acção desenvolvida através do método qualitativo. A partir de uma acção reflexiva sobre a prática pedagógica, integrando o recurso a instrumentos que permitiram a recolha e a posterior análise de dados, construí uma narrativa pedagógica. Este processo decorreu durante um ano lectivo com um grupo de 14 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos numa sala de jardim-de-infância da Casa Verdes Anos. Após o decorrer do estudo foi possível apontar uma série de especificidades que caracterizam a minha prática num cruzar necessário e possível com a fundamentação teórica apresentada. Foi também possível marcar uma posição e aprofundá-la no exercício reflectivo e activo que é educar.This dissertation focuses on a study of my professional practice as a kindergarten teacher, as a revealer of the specificities in the encounter between holistic education, art and the earth. This pedagogical practice was constructed and was operated under the framework of Casa Verdes Anos, a school situated in Monsanto, Lisbon. The facility is surrounded by a forest, an environment that builds and nurtures the educational grounds which sustain it. As a main objective of understanding, reflecting, sharing and improving my practice I have formulated the following question: In which way may I construct my pedagogical practice, combining education through art and nature in a complete and holistic educational experience? A theoretical wall was built, which was used for seeking the combination between three concepts: education through art, education for nature and holistic education. This convergence and trans-disciplinary complementarity emerge out of a wide and global vision of the human being, as well as an ecological and sustainable educational perspective. This investigative journey which I partook departs from an action-research, which was developed using the qualitative method. Out of a reflective action on pedagogical practice, integrating the usage of instruments that enabled the collection of data and its further analysis, I have constructed a pedagogical narrative. This process took place during one academic year, with a group of 14 children between the ages of 3 to 5 years, at the Casa Verdes Anos’ nursery schoolroom. After the course of this study it became possible to identify a number of features which characterize my practice together with a necessary combination of the theoretical framework which was presented. It was also possible to indicate a position, as well as to deepen it within the active and reflective practice of education.Martins, AmílcarRepositório AbertoSilva, Sofia Isabel da Luz Machado da2014-05-13T10:38:40Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3212porSilva, Sofia Isabel da Luz Machado - Arte, educação e natureza, que complementaridade? [Em linha] : uma prática educativa em jardim de infância. Lisboa : [s.n.], 2012. 2 vols.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:30.738978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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