Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10711 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em Creche e Jardim-de-infância, visa compreender a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento e de como esta influência a qualidade do ambiente educativo. Para descrever a relevância desta interação utilizaram-se diferentes referenciais como, o Modelo High-Scope cujo enfoque é aprendizagem pela ação, a Teoria de Aprendizagem e Desenvolvimento de Lev-Vygotsky que evidencia que a criança se desenvolve através da interação com o meio e com a sociedade, o Manual DQP cujos instrumentos permitem avaliar e melhorar os contextos educativos e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar fundamental enquanto apoio para os educadores nas decisões sobre a sua ação educativa. Numa metodologia de investigação-ação e com o suporte dos referenciais mencionados procurei superar dificuldades, potenciar ambientes educativos de qualidade e melhorar o meu processo de construção e formação profissional; #### Abstract Teaching Practice in Pre-school Education – The Importance of Adult-Child Interaction in the Process of Learning and Development This report, conducted in the context of curricular units Teaching Practice I and II ‘creche’ and pre-school, aims to understand the importance of adult-child interaction in learning and development and how this influences the quality of educational environment. To describe the relevance of this interaction we used different references such as the High-Scope Model which focuses on action learning, the Theory of Learning and Development Lev Vygotsky, which shows that the child develops through interaction with the environment and with society, the Manual DQP whose instruments to assess and improve the educational contexts and Curriculum Guidelines for Pre-School Education as fundamental support for educators in decisions about their educational. A methodology of action research and the support of the references mentioned searched overcome difficulties, enhance quality educational environments and improve my build process and training. |
id |
RCAP_d78713dac57175db3b0ec970d7996882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10711 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimentoInteração adulto-criançaAprendizagem e desenvolvimentoQualidadeInvestigação-açãoO presente relatório, realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em Creche e Jardim-de-infância, visa compreender a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento e de como esta influência a qualidade do ambiente educativo. Para descrever a relevância desta interação utilizaram-se diferentes referenciais como, o Modelo High-Scope cujo enfoque é aprendizagem pela ação, a Teoria de Aprendizagem e Desenvolvimento de Lev-Vygotsky que evidencia que a criança se desenvolve através da interação com o meio e com a sociedade, o Manual DQP cujos instrumentos permitem avaliar e melhorar os contextos educativos e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar fundamental enquanto apoio para os educadores nas decisões sobre a sua ação educativa. Numa metodologia de investigação-ação e com o suporte dos referenciais mencionados procurei superar dificuldades, potenciar ambientes educativos de qualidade e melhorar o meu processo de construção e formação profissional; #### Abstract Teaching Practice in Pre-school Education – The Importance of Adult-Child Interaction in the Process of Learning and Development This report, conducted in the context of curricular units Teaching Practice I and II ‘creche’ and pre-school, aims to understand the importance of adult-child interaction in learning and development and how this influences the quality of educational environment. To describe the relevance of this interaction we used different references such as the High-Scope Model which focuses on action learning, the Theory of Learning and Development Lev Vygotsky, which shows that the child develops through interaction with the environment and with society, the Manual DQP whose instruments to assess and improve the educational contexts and Curriculum Guidelines for Pre-School Education as fundamental support for educators in decisions about their educational. A methodology of action research and the support of the references mentioned searched overcome difficulties, enhance quality educational environments and improve my build process and training.Universidade de Évora2014-02-19T11:57:33Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10711http://hdl.handle.net/10174/10711TID:201233770pora.ritagrosso@gmail.com670Grosso, Ana Rita Piteirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:24.240289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento Grosso, Ana Rita Piteira Interação adulto-criança Aprendizagem e desenvolvimento Qualidade Investigação-ação |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento |
author |
Grosso, Ana Rita Piteira |
author_facet |
Grosso, Ana Rita Piteira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grosso, Ana Rita Piteira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação adulto-criança Aprendizagem e desenvolvimento Qualidade Investigação-ação |
topic |
Interação adulto-criança Aprendizagem e desenvolvimento Qualidade Investigação-ação |
description |
O presente relatório, realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em Creche e Jardim-de-infância, visa compreender a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento e de como esta influência a qualidade do ambiente educativo. Para descrever a relevância desta interação utilizaram-se diferentes referenciais como, o Modelo High-Scope cujo enfoque é aprendizagem pela ação, a Teoria de Aprendizagem e Desenvolvimento de Lev-Vygotsky que evidencia que a criança se desenvolve através da interação com o meio e com a sociedade, o Manual DQP cujos instrumentos permitem avaliar e melhorar os contextos educativos e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar fundamental enquanto apoio para os educadores nas decisões sobre a sua ação educativa. Numa metodologia de investigação-ação e com o suporte dos referenciais mencionados procurei superar dificuldades, potenciar ambientes educativos de qualidade e melhorar o meu processo de construção e formação profissional; #### Abstract Teaching Practice in Pre-school Education – The Importance of Adult-Child Interaction in the Process of Learning and Development This report, conducted in the context of curricular units Teaching Practice I and II ‘creche’ and pre-school, aims to understand the importance of adult-child interaction in learning and development and how this influences the quality of educational environment. To describe the relevance of this interaction we used different references such as the High-Scope Model which focuses on action learning, the Theory of Learning and Development Lev Vygotsky, which shows that the child develops through interaction with the environment and with society, the Manual DQP whose instruments to assess and improve the educational contexts and Curriculum Guidelines for Pre-School Education as fundamental support for educators in decisions about their educational. A methodology of action research and the support of the references mentioned searched overcome difficulties, enhance quality educational environments and improve my build process and training. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-19T11:57:33Z 2014-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10711 http://hdl.handle.net/10174/10711 TID:201233770 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10711 |
identifier_str_mv |
TID:201233770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
a.ritagrosso@gmail.com 670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136527988555776 |