Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grosso, Ana Rita Piteira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10711
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em Creche e Jardim-de-infância, visa compreender a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento e de como esta influência a qualidade do ambiente educativo. Para descrever a relevância desta interação utilizaram-se diferentes referenciais como, o Modelo High-Scope cujo enfoque é aprendizagem pela ação, a Teoria de Aprendizagem e Desenvolvimento de Lev-Vygotsky que evidencia que a criança se desenvolve através da interação com o meio e com a sociedade, o Manual DQP cujos instrumentos permitem avaliar e melhorar os contextos educativos e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar fundamental enquanto apoio para os educadores nas decisões sobre a sua ação educativa. Numa metodologia de investigação-ação e com o suporte dos referenciais mencionados procurei superar dificuldades, potenciar ambientes educativos de qualidade e melhorar o meu processo de construção e formação profissional; #### Abstract Teaching Practice in Pre-school Education – The Importance of Adult-Child Interaction in the Process of Learning and Development This report, conducted in the context of curricular units Teaching Practice I and II ‘creche’ and pre-school, aims to understand the importance of adult-child interaction in learning and development and how this influences the quality of educational environment. To describe the relevance of this interaction we used different references such as the High-Scope Model which focuses on action learning, the Theory of Learning and Development Lev Vygotsky, which shows that the child develops through interaction with the environment and with society, the Manual DQP whose instruments to assess and improve the educational contexts and Curriculum Guidelines for Pre-School Education as fundamental support for educators in decisions about their educational. A methodology of action research and the support of the references mentioned searched overcome difficulties, enhance quality educational environments and improve my build process and training.
id RCAP_d78713dac57175db3b0ec970d7996882
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimentoInteração adulto-criançaAprendizagem e desenvolvimentoQualidadeInvestigação-açãoO presente relatório, realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em Creche e Jardim-de-infância, visa compreender a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento e de como esta influência a qualidade do ambiente educativo. Para descrever a relevância desta interação utilizaram-se diferentes referenciais como, o Modelo High-Scope cujo enfoque é aprendizagem pela ação, a Teoria de Aprendizagem e Desenvolvimento de Lev-Vygotsky que evidencia que a criança se desenvolve através da interação com o meio e com a sociedade, o Manual DQP cujos instrumentos permitem avaliar e melhorar os contextos educativos e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar fundamental enquanto apoio para os educadores nas decisões sobre a sua ação educativa. Numa metodologia de investigação-ação e com o suporte dos referenciais mencionados procurei superar dificuldades, potenciar ambientes educativos de qualidade e melhorar o meu processo de construção e formação profissional; #### Abstract Teaching Practice in Pre-school Education – The Importance of Adult-Child Interaction in the Process of Learning and Development This report, conducted in the context of curricular units Teaching Practice I and II ‘creche’ and pre-school, aims to understand the importance of adult-child interaction in learning and development and how this influences the quality of educational environment. To describe the relevance of this interaction we used different references such as the High-Scope Model which focuses on action learning, the Theory of Learning and Development Lev Vygotsky, which shows that the child develops through interaction with the environment and with society, the Manual DQP whose instruments to assess and improve the educational contexts and Curriculum Guidelines for Pre-School Education as fundamental support for educators in decisions about their educational. A methodology of action research and the support of the references mentioned searched overcome difficulties, enhance quality educational environments and improve my build process and training.Universidade de Évora2014-02-19T11:57:33Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10711http://hdl.handle.net/10174/10711TID:201233770pora.ritagrosso@gmail.com670Grosso, Ana Rita Piteirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:24.240289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
Grosso, Ana Rita Piteira
Interação adulto-criança
Aprendizagem e desenvolvimento
Qualidade
Investigação-ação
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
author Grosso, Ana Rita Piteira
author_facet Grosso, Ana Rita Piteira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grosso, Ana Rita Piteira
dc.subject.por.fl_str_mv Interação adulto-criança
Aprendizagem e desenvolvimento
Qualidade
Investigação-ação
topic Interação adulto-criança
Aprendizagem e desenvolvimento
Qualidade
Investigação-ação
description O presente relatório, realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em Creche e Jardim-de-infância, visa compreender a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento e de como esta influência a qualidade do ambiente educativo. Para descrever a relevância desta interação utilizaram-se diferentes referenciais como, o Modelo High-Scope cujo enfoque é aprendizagem pela ação, a Teoria de Aprendizagem e Desenvolvimento de Lev-Vygotsky que evidencia que a criança se desenvolve através da interação com o meio e com a sociedade, o Manual DQP cujos instrumentos permitem avaliar e melhorar os contextos educativos e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar fundamental enquanto apoio para os educadores nas decisões sobre a sua ação educativa. Numa metodologia de investigação-ação e com o suporte dos referenciais mencionados procurei superar dificuldades, potenciar ambientes educativos de qualidade e melhorar o meu processo de construção e formação profissional; #### Abstract Teaching Practice in Pre-school Education – The Importance of Adult-Child Interaction in the Process of Learning and Development This report, conducted in the context of curricular units Teaching Practice I and II ‘creche’ and pre-school, aims to understand the importance of adult-child interaction in learning and development and how this influences the quality of educational environment. To describe the relevance of this interaction we used different references such as the High-Scope Model which focuses on action learning, the Theory of Learning and Development Lev Vygotsky, which shows that the child develops through interaction with the environment and with society, the Manual DQP whose instruments to assess and improve the educational contexts and Curriculum Guidelines for Pre-School Education as fundamental support for educators in decisions about their educational. A methodology of action research and the support of the references mentioned searched overcome difficulties, enhance quality educational environments and improve my build process and training.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-19T11:57:33Z
2014-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10711
http://hdl.handle.net/10174/10711
TID:201233770
url http://hdl.handle.net/10174/10711
identifier_str_mv TID:201233770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv a.ritagrosso@gmail.com
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136527988555776