Perfis de competências dos profissionais da gestão de recursos humanos: da ilusão estratégica à estratégia de desilusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, António José
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4206
Resumo: Os discursos académicos e empresariais têm vindo a reproduzir o axioma segundo o qual os recursos humanos são o mais importante dos activos de qualquer organização, particularmente no actual quadro competitivo marcado pela mudança e pela globalização. Contudo, nem sempre tais discursos têm as implicações correspondentes quando se trata de passar das intenções à acção, facto que se deve não só às limitações dos sistemas formais de produção de qualificações, os quais são muitas vezes acusados de não produzir os profissionais adequados às necessidades organizacionais, mas também aos factores que estruturam o padrão de competitividade do tecido empresarial português. Tendo em conta o princípio da interacção dinâmica entre oferta e procura, pretendemos com este artigo dar conta de algumas conclusões de um trabalho de investigação que temos vindo a levar a cabo e que visa dois objectivos: i) por um lado, analisar o papel da função recursos humanos no quadro dos novos desafios que se colocam às organizações ii) por outro, analisar as práticas de recrutamento de tais profissionais por parte das empresas bem como os perfis de competências por elas valorizados. Para a prossecução do primeiro objectivo partimos da análise de alguma da literatura disponível nomeadamente de estudos empíricos que têm vindo a ser levados a cabo, enquanto que para o segundo objectivo procedemos à análise sistemática de anúncios publicados no Jornal Expresso ao longo de dois anos consecutivos tendo em vista a caracterização dos perfis de competências requeridos pelas empresas nos actos de recrutamento. Do ponto de vista metodológico procedemos a uma análise de conteúdo dos anúncios recolhidos por forma a constituir uma base de dados que nos permitisse o tratamento estatístico das variáveis passíveis de ser apuradas em cada anúncio. Os dados assim obtidos permitiram-nos proceder a uma caracterização da procura de profissionais de recursos humanos efectuada a partir de tais anúncios, bem como tipificar as empresas que recrutam esses profissionais. Gostaríamos de realçar, no entanto, o facto das conclusões a que chegamos não serem passíveis de qualquer tipo de extrapolação dado que a fonte utilizada não garante a representatividade dos dados para universos que não o dos anúncios publicados no referido Jornal.
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