Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Rita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1296
Resumo: O presente relatório descreve os aspetos essenciais da experiência de estágio vivida como uma profissional de educação com dupla habilitação, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, assente na prática reflexiva, enquanto requisito indispensável para o crescimento pessoal e profissional como docente. Dá a conhecer, em traços gerais, o trabalho desenvolvido ao nível da profissionalização nestes dois níveis do sistema educativo, bem como o itinerário seguido segundo os princípios e modelos normativos legais, subjacentes à intervenção pedagógica, de natureza intencional, realizada ao longo do processo de observação, planeamento, intervenção e avaliação. Apostando, numa metodologia de práticas pedagógicas de cariz diferenciado, privilegiou-se a perspetiva construtivista, através duma aprendizagem pela ação, baseada na experiência e descoberta, com utilização de instrumentos de organização social do grupo. Dá-se relevo especial aos aspetos considerados mais relevantes a nível da observação, planeamento/planificação, ação/intervenção e avaliação da intervenção educativa, bem como da avaliação das aprendizagens dos alunos/crianças. Enquanto experiência fundamental para a aquisição das competências necessárias ao exercício da função de profissional com habilitação para a docência generalista, acentua-se a articulação entre estes dois níveis educativos enquanto base de toda a intervenção pedagógica. ABSTRACT The present report describes the essential aspects of the internship experienced/lived as an educational professional with double qualification regarding the Masters Degree in Pre- School Education and First Cycle of Basic Education supported on the reflexive practice, as an essential requirement for the personal and professional growth/development as a tutor/teacher. Generally, it shows, the work developed at the professionalization level in this two levels of the educational system, as well the itinerary that was followed according to the standards and legal models, underlying to the pedagogic intervention, of intentional nature, produced during this the observation, planning, intervention and evaluation periods. Betting, in a methodology of pedagogics practices of different nature, focused on the constructive perspective, through learning by action based on the experience and discovery, with the utilization of social organization of the group. It's given special attention to the aspects considered as more relevant at the observation, intervention and evaluation levels of the educational intervention, as well as the evaluation of the learning skills of the students/children. As a fundamental experience for the acquisition of the required competences to the exercise of the professional function with abilities to the generalized teaching, it's given importance to the articulation between this two educational level as a base to all the pedagogic intervention.ESEPF17
id RCAP_d798c19483258214a2393f3b2680f96b
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativosEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório descreve os aspetos essenciais da experiência de estágio vivida como uma profissional de educação com dupla habilitação, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, assente na prática reflexiva, enquanto requisito indispensável para o crescimento pessoal e profissional como docente. Dá a conhecer, em traços gerais, o trabalho desenvolvido ao nível da profissionalização nestes dois níveis do sistema educativo, bem como o itinerário seguido segundo os princípios e modelos normativos legais, subjacentes à intervenção pedagógica, de natureza intencional, realizada ao longo do processo de observação, planeamento, intervenção e avaliação. Apostando, numa metodologia de práticas pedagógicas de cariz diferenciado, privilegiou-se a perspetiva construtivista, através duma aprendizagem pela ação, baseada na experiência e descoberta, com utilização de instrumentos de organização social do grupo. Dá-se relevo especial aos aspetos considerados mais relevantes a nível da observação, planeamento/planificação, ação/intervenção e avaliação da intervenção educativa, bem como da avaliação das aprendizagens dos alunos/crianças. Enquanto experiência fundamental para a aquisição das competências necessárias ao exercício da função de profissional com habilitação para a docência generalista, acentua-se a articulação entre estes dois níveis educativos enquanto base de toda a intervenção pedagógica. ABSTRACT The present report describes the essential aspects of the internship experienced/lived as an educational professional with double qualification regarding the Masters Degree in Pre- School Education and First Cycle of Basic Education supported on the reflexive practice, as an essential requirement for the personal and professional growth/development as a tutor/teacher. Generally, it shows, the work developed at the professionalization level in this two levels of the educational system, as well the itinerary that was followed according to the standards and legal models, underlying to the pedagogic intervention, of intentional nature, produced during this the observation, planning, intervention and evaluation periods. Betting, in a methodology of pedagogics practices of different nature, focused on the constructive perspective, through learning by action based on the experience and discovery, with the utilization of social organization of the group. It's given special attention to the aspects considered as more relevant at the observation, intervention and evaluation levels of the educational intervention, as well as the evaluation of the learning skills of the students/children. As a fundamental experience for the acquisition of the required competences to the exercise of the professional function with abilities to the generalized teaching, it's given importance to the articulation between this two educational level as a base to all the pedagogic intervention.ESEPF172013-11-05T15:48:16Z2013-07-12T00:00:00Z2013-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1296TID:201908867porSoares, Ana Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.712919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos
title Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos
spellingShingle Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos
Soares, Ana Rita
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos
title_full Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos
title_fullStr Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos
title_full_unstemmed Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos
title_sort Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos
author Soares, Ana Rita
author_facet Soares, Ana Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente relatório descreve os aspetos essenciais da experiência de estágio vivida como uma profissional de educação com dupla habilitação, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, assente na prática reflexiva, enquanto requisito indispensável para o crescimento pessoal e profissional como docente. Dá a conhecer, em traços gerais, o trabalho desenvolvido ao nível da profissionalização nestes dois níveis do sistema educativo, bem como o itinerário seguido segundo os princípios e modelos normativos legais, subjacentes à intervenção pedagógica, de natureza intencional, realizada ao longo do processo de observação, planeamento, intervenção e avaliação. Apostando, numa metodologia de práticas pedagógicas de cariz diferenciado, privilegiou-se a perspetiva construtivista, através duma aprendizagem pela ação, baseada na experiência e descoberta, com utilização de instrumentos de organização social do grupo. Dá-se relevo especial aos aspetos considerados mais relevantes a nível da observação, planeamento/planificação, ação/intervenção e avaliação da intervenção educativa, bem como da avaliação das aprendizagens dos alunos/crianças. Enquanto experiência fundamental para a aquisição das competências necessárias ao exercício da função de profissional com habilitação para a docência generalista, acentua-se a articulação entre estes dois níveis educativos enquanto base de toda a intervenção pedagógica. ABSTRACT The present report describes the essential aspects of the internship experienced/lived as an educational professional with double qualification regarding the Masters Degree in Pre- School Education and First Cycle of Basic Education supported on the reflexive practice, as an essential requirement for the personal and professional growth/development as a tutor/teacher. Generally, it shows, the work developed at the professionalization level in this two levels of the educational system, as well the itinerary that was followed according to the standards and legal models, underlying to the pedagogic intervention, of intentional nature, produced during this the observation, planning, intervention and evaluation periods. Betting, in a methodology of pedagogics practices of different nature, focused on the constructive perspective, through learning by action based on the experience and discovery, with the utilization of social organization of the group. It's given special attention to the aspects considered as more relevant at the observation, intervention and evaluation levels of the educational intervention, as well as the evaluation of the learning skills of the students/children. As a fundamental experience for the acquisition of the required competences to the exercise of the professional function with abilities to the generalized teaching, it's given importance to the articulation between this two educational level as a base to all the pedagogic intervention.ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-05T15:48:16Z
2013-07-12T00:00:00Z
2013-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1296
TID:201908867
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1296
identifier_str_mv TID:201908867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621041897472