Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Ana Filipa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1179
Resumo: O presente relatório, enquadra-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procurou-se perceber de que forma a prática pedagógica, em ambas as valências, se desenvolve salientando o papel da estagiária finalista, como educadora de infância/professora do 1ºciclo do ensino básico. No decorrer deste percurso, foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de conhecer opiniões diversificadas de autores de referência ao nível pedagógico e que sustentassem toda a prática realizada nos dois contextos de intervenção, nomeadamente em educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Ao longo das práticas, surgiu a necessidade de recolha de dados. Optou-se pela entrevista e observação direta, fazendo-se registos nos mais variados instrumentos, de forma a melhor conhecer para melhor selecionar os caminhos da intervenção Recorreu-se, ainda, à caracterização das instituições, dos grupos de crianças, das famílias, dos bairros, enquanto envolventes significativos para práticas adequadas e com sentido. Este relatório aborda, ainda, as questões da planificação, da observação e da avaliação, nas valências de pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico por serem pilares estruturantes e reguladores de ambientes de aprendizagem. O intervir na prática, da estagiária finalista, constituiu o ponto de partida para uma constante reflexão que a ajudou a crescer em atitudes e estratégias pedagógicas. Por último, é realizada uma conclusão do trabalho, com base nas reflexões realizadas ao longo deste percurso e que foi o estágio profissional.
id RCAP_e2d023b17579644db6fc7ca0e7b26d31
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridadeDocente generalistaEducação pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)Papel do educadorO presente relatório, enquadra-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procurou-se perceber de que forma a prática pedagógica, em ambas as valências, se desenvolve salientando o papel da estagiária finalista, como educadora de infância/professora do 1ºciclo do ensino básico. No decorrer deste percurso, foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de conhecer opiniões diversificadas de autores de referência ao nível pedagógico e que sustentassem toda a prática realizada nos dois contextos de intervenção, nomeadamente em educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Ao longo das práticas, surgiu a necessidade de recolha de dados. Optou-se pela entrevista e observação direta, fazendo-se registos nos mais variados instrumentos, de forma a melhor conhecer para melhor selecionar os caminhos da intervenção Recorreu-se, ainda, à caracterização das instituições, dos grupos de crianças, das famílias, dos bairros, enquanto envolventes significativos para práticas adequadas e com sentido. Este relatório aborda, ainda, as questões da planificação, da observação e da avaliação, nas valências de pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico por serem pilares estruturantes e reguladores de ambientes de aprendizagem. O intervir na prática, da estagiária finalista, constituiu o ponto de partida para uma constante reflexão que a ajudou a crescer em atitudes e estratégias pedagógicas. Por último, é realizada uma conclusão do trabalho, com base nas reflexões realizadas ao longo deste percurso e que foi o estágio profissional.This report falls under the Stage Master of Education Pre-School Education and the 1st cycle of basic education. We sought to understand how the teaching practice develops, in both valences, the role of a student in the last stage of the degree, as a kindergarten teacher / teacher in the 1st cycle of basic education. During this journey, were realized several studies in order to see different points of view of the authors of reference to the pedagogical level and that sustain any practice performed in two intervention contexts, especially in preschool and first cycle of basic education. During the practices, we needed to do data research and for that was chosen the interview and the direct observation by making records in a variety of instruments, in order to better awareness and then to select the paths of action. The characterization of the institutions, groups of children, families and neighborhoods, were the other ways to collect all the information needed. This report also discusses the planning, observation and evaluation issues, in valences from pre-school and 1st cycle of basic education because they are pillars of structural and regulatory environments for learning. The intervention in practice, of the final stage student, was the starting point for a constant reflection that helped her grow in attitudes and teaching strategies. Finally, it was realized a conclusion of the work, based on reflections during this journey and that was the professional stage.2012-04-16T08:01:10Z2013-05-20T14:06:34Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1179porDamasceno, Ana Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.461457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade
title Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade
spellingShingle Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade
Damasceno, Ana Filipa
Docente generalista
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Papel do educador
title_short Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade
title_full Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade
title_fullStr Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade
title_full_unstemmed Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade
title_sort Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade
author Damasceno, Ana Filipa
author_facet Damasceno, Ana Filipa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Ana Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Docente generalista
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Papel do educador
topic Docente generalista
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Papel do educador
description O presente relatório, enquadra-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procurou-se perceber de que forma a prática pedagógica, em ambas as valências, se desenvolve salientando o papel da estagiária finalista, como educadora de infância/professora do 1ºciclo do ensino básico. No decorrer deste percurso, foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de conhecer opiniões diversificadas de autores de referência ao nível pedagógico e que sustentassem toda a prática realizada nos dois contextos de intervenção, nomeadamente em educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Ao longo das práticas, surgiu a necessidade de recolha de dados. Optou-se pela entrevista e observação direta, fazendo-se registos nos mais variados instrumentos, de forma a melhor conhecer para melhor selecionar os caminhos da intervenção Recorreu-se, ainda, à caracterização das instituições, dos grupos de crianças, das famílias, dos bairros, enquanto envolventes significativos para práticas adequadas e com sentido. Este relatório aborda, ainda, as questões da planificação, da observação e da avaliação, nas valências de pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico por serem pilares estruturantes e reguladores de ambientes de aprendizagem. O intervir na prática, da estagiária finalista, constituiu o ponto de partida para uma constante reflexão que a ajudou a crescer em atitudes e estratégias pedagógicas. Por último, é realizada uma conclusão do trabalho, com base nas reflexões realizadas ao longo deste percurso e que foi o estágio profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16T08:01:10Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1179
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620077207552