Desafios da Escrita no Ensino Secundário Profissional: Um estudo pré-teste-pós-teste com alunos de duas turmas de Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Paula Cristina de Sousa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/221
Resumo: O presente trabalho nasce da consciência de que a escrita tem uma inegável importância social afigurando-se como um elemento fundamental para se obter sucesso educativo. É, porém, na aula de Língua Materna que as exigências são mais elevadas. Cabe ao Professor de Língua Materna a árdua tarefa de avaliar quantitativa e qualitativamente as produções obtidas, bem como estimular os alunos para que adquiram competências a este nível. Reportamo-nos a um processo de gestão complexa, dificultado não só pelas exigências programáticas mas também pela escassez temporal. Neste contexto surgem os erros e os lapsos que têm dado origem a diversos estudos. Não obstante isto, este tema está longe de estar esgotado, daí a relevância deste estudo. O trabalho, agora apresentado é composto de duas partes e constitui-se um estudo desenvolvido na área da didáctica. Na primeira parte abordaremos as questões ligadas à evolução da escrita ao longo dos tempos, tal como os desafios que coloca e tem colocado a professores e alunos, nomeadamente quando ocorrem erros. Tendo em conta os programas de Português actuais debruçamo-nos sobre a maneira como a questão do erro é tratada na sala de aula. Na segunda parte do trabalho, de carácter empírico, incide sobre a realização de um estudo pré-teste-pós-teste efectuado com duas turmas do Ensino Secundário Profissional do 11º ano. São descritas as etapas e estratégias e analisados os resultados obtidos. Após a análise dos dados recolhidos são apresentadas as nossas conclusões e sugestões.
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