Desafios da Escrita no Ensino Secundário Profissional: Um estudo pré-teste-pós-teste com alunos de duas turmas de Português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/221 |
Resumo: | O presente trabalho nasce da consciência de que a escrita tem uma inegável importância social afigurando-se como um elemento fundamental para se obter sucesso educativo. É, porém, na aula de Língua Materna que as exigências são mais elevadas. Cabe ao Professor de Língua Materna a árdua tarefa de avaliar quantitativa e qualitativamente as produções obtidas, bem como estimular os alunos para que adquiram competências a este nível. Reportamo-nos a um processo de gestão complexa, dificultado não só pelas exigências programáticas mas também pela escassez temporal. Neste contexto surgem os erros e os lapsos que têm dado origem a diversos estudos. Não obstante isto, este tema está longe de estar esgotado, daí a relevância deste estudo. O trabalho, agora apresentado é composto de duas partes e constitui-se um estudo desenvolvido na área da didáctica. Na primeira parte abordaremos as questões ligadas à evolução da escrita ao longo dos tempos, tal como os desafios que coloca e tem colocado a professores e alunos, nomeadamente quando ocorrem erros. Tendo em conta os programas de Português actuais debruçamo-nos sobre a maneira como a questão do erro é tratada na sala de aula. Na segunda parte do trabalho, de carácter empírico, incide sobre a realização de um estudo pré-teste-pós-teste efectuado com duas turmas do Ensino Secundário Profissional do 11º ano. São descritas as etapas e estratégias e analisados os resultados obtidos. Após a análise dos dados recolhidos são apresentadas as nossas conclusões e sugestões. |
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Desafios da Escrita no Ensino Secundário Profissional: Um estudo pré-teste-pós-teste com alunos de duas turmas de PortuguêsLíngua portuguesaExpressão escritaDificuldades na escritaEnsino Técnico ProfissionalO presente trabalho nasce da consciência de que a escrita tem uma inegável importância social afigurando-se como um elemento fundamental para se obter sucesso educativo. É, porém, na aula de Língua Materna que as exigências são mais elevadas. Cabe ao Professor de Língua Materna a árdua tarefa de avaliar quantitativa e qualitativamente as produções obtidas, bem como estimular os alunos para que adquiram competências a este nível. Reportamo-nos a um processo de gestão complexa, dificultado não só pelas exigências programáticas mas também pela escassez temporal. Neste contexto surgem os erros e os lapsos que têm dado origem a diversos estudos. Não obstante isto, este tema está longe de estar esgotado, daí a relevância deste estudo. O trabalho, agora apresentado é composto de duas partes e constitui-se um estudo desenvolvido na área da didáctica. Na primeira parte abordaremos as questões ligadas à evolução da escrita ao longo dos tempos, tal como os desafios que coloca e tem colocado a professores e alunos, nomeadamente quando ocorrem erros. Tendo em conta os programas de Português actuais debruçamo-nos sobre a maneira como a questão do erro é tratada na sala de aula. Na segunda parte do trabalho, de carácter empírico, incide sobre a realização de um estudo pré-teste-pós-teste efectuado com duas turmas do Ensino Secundário Profissional do 11º ano. São descritas as etapas e estratégias e analisados os resultados obtidos. Após a análise dos dados recolhidos são apresentadas as nossas conclusões e sugestões.The following work is born from the awareness that the ability of writing has an undeniable social importance figuring itself as a basic element to achieve educational success. It is, however, in the mother tongue classes that the requirements are higher. It belongs to the mother-tongue teacher the arduous task of evaluating quantitatively and qualitatively the obtained essays as well as to motivate students so that they can acquire skills at this level. We are referring ourselves to a process of complex management which is made difficult not only by the programmatic demands but also by lack of time. It is in this context that errors and lapses appear having given rise to several studies. In spite of this, the subject is far from being exhausted, therefore the importance of this study. The work we now present sets itself as a study developed in the field of Didactics and is divided into two parts. In the first part we will speak about the questions concerning the development of the process of writing through times, as well as the challenges that it sets and has set to teachers and students, namely in what concerns the occurrence of errors. Bearing in mind nowadays Portuguese Syllabus, we devoted ourselves to the way the error issue is handled in the classroom. The second part describes the stages, strategies and results obtained during the study. After having analyzed the data obtained we present our conclusions and suggestions.2010-08-23T11:31:53Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/221pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Paula Cristina de Sousareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:01.311815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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