Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosendo, Bruno Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2868
Resumo: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas.
id RCAP_d7a6a5c635360f28b8cbc97afed0d28e
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curricularesEnsino Superior da FarmáciaReformas legislativas e curricularesCursosPlanos CurricularesPortugal (séculos XX-XXI)Higher Education of PharmacyLegislative reforms and curriculumCoursesCurriculaPortugal (XX – XXI centuries)Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas.Na presente dissertação procede-se a uma análise da evolução dos curricula dos cursos de Farmácia nos últimos cem anos, tendo considerado importante recuar à Monarquia Constitucional, no sentido de dar conta das importantes mudanças ocorridas desde o liberalismo, onde a aprendizagem da profissão farmacêutica se efectuava em boticas. Por conseguinte, os períodos históricos preferenciais da nossa análise no que toca o plano das reformas curriculares são a I República, o Estado Novo e a Democracia. Por isso concedemos maior ênfase à evolução das reformas do ensino da farmácia e do respectivo impacto nos curricula dos cursos superiores de Farmácia desde a I República à liberalização do ensino da Farmácia em Portugal nos tempos mais recentes, destacando-se, como um exemplo de sucesso, a evolução do curso de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Esta pesquisa tem fundamentalmente por base os diplomas legislativos que estiveram na origem das reformas ocorridas no ensino da Farmácia durante o período em questão. In this project proceeds to an analysis of the evolution of the curriculum of pharmacy in the last hundred years, having considered important back to the constitutional monarchy, in order to take account of important changes since liberalism, where learning is the pharmaceutical profession carried out in drugstores. Therefore, the preferred historical periods of our analysis regarding the level of curricular reforms are the First Republic, the “Estado Novo” and Democracy. For this we attach greater emphasis to the development of pharmacy education reforms and their impact on the curricula of courses in pharmacy from the First Republic to the liberalization of the pharmacy education in Portugal in recent times, especially as an example of success, the evolution of the course of Pharmaceutical Sciences, Faculty of Health Sciences, University Fernando Pessoa. This research is mainly based on statutes that led to reforms occurring in the teaching of pharmacy during the period in question.[s.n.]Freitas, Judite A. Gonçalves deRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRosendo, Bruno Gomes2012-03-08T09:22:55Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2868TID:202662136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T02:02:40Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:54.154966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares
title Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares
spellingShingle Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares
Rosendo, Bruno Gomes
Ensino Superior da Farmácia
Reformas legislativas e curriculares
Cursos
Planos Curriculares
Portugal (séculos XX-XXI)
Higher Education of Pharmacy
Legislative reforms and curriculum
Courses
Curricula
Portugal (XX – XXI centuries)
title_short Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares
title_full Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares
title_fullStr Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares
title_full_unstemmed Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares
title_sort Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares
author Rosendo, Bruno Gomes
author_facet Rosendo, Bruno Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Judite A. Gonçalves de
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosendo, Bruno Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior da Farmácia
Reformas legislativas e curriculares
Cursos
Planos Curriculares
Portugal (séculos XX-XXI)
Higher Education of Pharmacy
Legislative reforms and curriculum
Courses
Curricula
Portugal (XX – XXI centuries)
topic Ensino Superior da Farmácia
Reformas legislativas e curriculares
Cursos
Planos Curriculares
Portugal (séculos XX-XXI)
Higher Education of Pharmacy
Legislative reforms and curriculum
Courses
Curricula
Portugal (XX – XXI centuries)
description Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-08T09:22:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2868
TID:202662136
url http://hdl.handle.net/10284/2868
identifier_str_mv TID:202662136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130264655364096