Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curriculares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2868 |
Resumo: | Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas. |
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Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010): legislação e planos curricularesEnsino Superior da FarmáciaReformas legislativas e curricularesCursosPlanos CurricularesPortugal (séculos XX-XXI)Higher Education of PharmacyLegislative reforms and curriculumCoursesCurriculaPortugal (XX – XXI centuries)Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas.Na presente dissertação procede-se a uma análise da evolução dos curricula dos cursos de Farmácia nos últimos cem anos, tendo considerado importante recuar à Monarquia Constitucional, no sentido de dar conta das importantes mudanças ocorridas desde o liberalismo, onde a aprendizagem da profissão farmacêutica se efectuava em boticas. Por conseguinte, os períodos históricos preferenciais da nossa análise no que toca o plano das reformas curriculares são a I República, o Estado Novo e a Democracia. Por isso concedemos maior ênfase à evolução das reformas do ensino da farmácia e do respectivo impacto nos curricula dos cursos superiores de Farmácia desde a I República à liberalização do ensino da Farmácia em Portugal nos tempos mais recentes, destacando-se, como um exemplo de sucesso, a evolução do curso de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Esta pesquisa tem fundamentalmente por base os diplomas legislativos que estiveram na origem das reformas ocorridas no ensino da Farmácia durante o período em questão. In this project proceeds to an analysis of the evolution of the curriculum of pharmacy in the last hundred years, having considered important back to the constitutional monarchy, in order to take account of important changes since liberalism, where learning is the pharmaceutical profession carried out in drugstores. Therefore, the preferred historical periods of our analysis regarding the level of curricular reforms are the First Republic, the “Estado Novo” and Democracy. For this we attach greater emphasis to the development of pharmacy education reforms and their impact on the curricula of courses in pharmacy from the First Republic to the liberalization of the pharmacy education in Portugal in recent times, especially as an example of success, the evolution of the course of Pharmaceutical Sciences, Faculty of Health Sciences, University Fernando Pessoa. This research is mainly based on statutes that led to reforms occurring in the teaching of pharmacy during the period in question.[s.n.]Freitas, Judite A. Gonçalves deRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRosendo, Bruno Gomes2012-03-08T09:22:55Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2868TID:202662136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T02:02:40Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:54.154966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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