Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rendas, António
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Pinto, Patrícia Rosado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/2705
Resumo: Educação Médica, 1993; 4(3): 169-173.
id RCAP_d7dd651c339f849ae27d41bdca201b02
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/2705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemasTutorEnsino médico pré-graduadoAprendizagem por problemasAtelier pedagógicoFisiopatologiaEducação Médica, 1993; 4(3): 169-173.O relatório descreve, de uma forma sucinta, as actividades efectuadas durante um atelier pedagógico intitulado: "0 papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas", o qual teve lugar em Lisboa entre os dias 17 e 20 de Novembro de 1992. A organização do atelier esteve a cargo do Departamento de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas e do Department of Medical Education da Southern Illinois Medical School. Participaram 31 docentes, 28 ligados ao ensino médico e 3 ao de enfermagem. Durante as sessões os docentes tiveram oportunidade de se familiarizar com as funções do tutor no contexto do ensino médico pela análise de problemas uma vez que participaram em várias sessões, primeiro como alunos, e depois como tutores. Os outros temas abordados no atelier foram: as relações entre o ensino tutorial e os outros recursos pedagógicos utilizados na aprendizagem por problemas e as diversas metodologias de avaliação. No final, os participantes consideraram útil terem percorrido os vários passos do método e sugeriram a criação de uma rede nacional para aprofundamento de temas e para troca de experiências, bem como a realização de um novo encontro dirigido para a produção e utilização de "materiais de ensino" por todos considerados como essenciais para a aprendizagem por problemas. ____________________________________________ Summary: This report describes a workshop on: "The Role of the Tutor in a Medical Undergraduate Problem-Based Curriculum" which took place in Lisbon between 17 and 20 November 1992. The workshop was jointly organized by the Department of Pathophysiology of the Universidade Nova de Lisboa and the Department of Medical Education of the Southern Illinois University Medical School. Thirty one portuguese teachers attended the workshop, twenty eight from medical instiyutions, mostly medical schools, and three from a nursing school. The programme of the workshop allowed the participants to become familiar with the role of the tutor in a problem-based curricuium, first by involving them as students in the tutorial sessions and afterwards by asking them to become tutors of a group of medical students. The sessions were shorter than in a problem-based curriculum but allowed the participants to gain an overview of the methods, particularly because each period of tutoring was followed by a period of discussion. Other issues dealt with the workshop here: the relationship beTween the tutorial sessions and all the other resources used in a problem-based curriculum and also the different methods of evaIuation. ln the end the participants felt that it was worthwhile to have followed the various steps of the method and suggested that a local netuork should be created in order to promote the exchange of experiences and to stimulate studies of the tutorial process in the context of problem- based learning. They also suggested that a next meeting should take place to address the issue of the development and the use of learning materials which were considered an essential resource in a problem-based curriculum.Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do PortoRUNRendas, AntónioPinto, Patrícia Rosado2010-03-09T15:17:40Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/2705por0871-7958info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:01Zoai:run.unl.pt:10362/2705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:17.452294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas
title Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas
spellingShingle Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas
Rendas, António
Tutor
Ensino médico pré-graduado
Aprendizagem por problemas
Atelier pedagógico
Fisiopatologia
title_short Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas
title_full Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas
title_fullStr Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas
title_full_unstemmed Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas
title_sort Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas
author Rendas, António
author_facet Rendas, António
Pinto, Patrícia Rosado
author_role author
author2 Pinto, Patrícia Rosado
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rendas, António
Pinto, Patrícia Rosado
dc.subject.por.fl_str_mv Tutor
Ensino médico pré-graduado
Aprendizagem por problemas
Atelier pedagógico
Fisiopatologia
topic Tutor
Ensino médico pré-graduado
Aprendizagem por problemas
Atelier pedagógico
Fisiopatologia
description Educação Médica, 1993; 4(3): 169-173.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-01-01T00:00:00Z
2010-03-09T15:17:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/2705
url http://hdl.handle.net/10362/2705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-7958
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto
publisher.none.fl_str_mv Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137804489326592