Aplicação do método de aprendizagem baseado na análise de problemas ao ensino da Fisiopatologia
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Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/3341 |
Resumo: | Educação Médica 1991; 2 (2): 29-40 |
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Aplicação do método de aprendizagem baseado na análise de problemas ao ensino da FisiopatologiaAprendizagem Baseada na Análise de ProblemasFisiopatologiaEducação Médica Pré-GraduadaFisiopatologiaEducação Médica 1991; 2 (2): 29-40O método de aprendizagem baseado na análise de problemas está a ser utilizado, de uma forma limitada, no ensino da Fisiopatologia desde 1988 e após um ano de preparação dos recursos humanos e materiais. A experiência dos dois primeiros anos revelou que, apesar do método estar apenas a ser aplicado numa única disciplina de um curriculum tradicional, o aproveitamento dos alunos ao longo do ano melhorou e que o mesmo sucedeu no exame final. Os alunos consideraram o método como muito estimulante para a aprendizagem embora trabalhoso. Apesar de terem sido utilizados problemas contendo uma quantidade limitada de informação, os alunos seguiram as várias fases do método de uma forma adequada. No entanto o pessoal docente já decidiu que no próximo ano académico (1991-1992) serão utilizados problemas completos para estimular ainda mais o raciocínio e a aprendizagem num contexto clínico. Summary:A limited version of the problem- based learning method is being used in the discipline of Pathophysiology since 1988 after one year of preparation including both the faculty and the learning materiais. The evaluation of the first two years showed an improvement in the performance of the students both in the final exams and during the year. The students also considered the method very stimulating for learning although they felt the need of an extra effort. Despite the fact that we were using in complete cases the steps of the method were followed. Neverthless the faculty has already decided that in the next academic year (1991-1992), complete cases will be used for further improvement of the reasoning process within the clinical context.Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do PortoRUNRendas, AntónioGamboa, TeresaNeuparth, NCarmo, Miguel MotaBotelho, AmaliaFradique, AntónioPereira, CristinaRamalho, V.Ribeiro, J. SilvaFerreira, Gonçalo Cordeiro2010-04-09T15:28:27Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/3341por0872-4644info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:12Zoai:run.unl.pt:10362/3341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:20.702391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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