Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rendas, António
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Pinto, Patrícia Rosado, Morais, Maria da Graça, Costa, Pedro F., Magalhães, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/3334
Resumo: Acta Médica Portuguesa 1995, 8: 459-462
id RCAP_638006d096456840f5b8b9b4bf43e761
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/3334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicinaCurso de MedicinaAprendizagem por ProblemasCiclo BásicoFisiopatologiaActa Médica Portuguesa 1995, 8: 459-462Descreve-se um projecto na área da aprendizagem por problemas, que foi executado entre 1992 e 1994, em três disciplinas do ciclo básico do curso de medicina: Bioquímica (1º ano), Fisiologia (2º ano) e Fisiopatologia (3º ano). Pretendeu-se promover o ensino num contexto mais próximo da realidade profissional futura, estimular o raciocínio crítico e facilitar a aprendizagem independente. Apesar da heterogeneidade das matérias e dos materiais pedagógicos utilizados, partiu-se de informações clínicas para iniciar o processo de aprendizagem, que decorreu em sessões tutoriais por pequenos grupos. O projecto englobou também a formação pedagógica dos docentes e a construção/adaptação de meios audiovisuais. Embora não se tenham registado diferenças significativas no aproveitamento final entre os alunos ensinados por este método e os de anos anteriores a 1992, observou-se uma maior motivação para a aprendizagem, que no caso da disciplina de Bioquímica contribuíu para mudar a atitude passiva com que os alunos chegam à universidade. Este projecto facilitou também a instalação na Faculdade de Ciências Médicas de um gabinete destinado a apoiar iniciativas de índole pedagógica. Pretendeu-se assim contribuir com uma experiência concreta para a reforma do ensino médico em Portugal, ao demonstrar que o método de aprendizagem por problemas pode ser utilizado, sem grandes mudanças curriculares, no ensino/aprendizagem de disciplinas básicas do curso de medicina.Ordem dos MédicosRUNRendas, AntónioPinto, Patrícia RosadoMorais, Maria da GraçaCosta, Pedro F.Magalhães, João2010-04-09T14:31:19Z19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/3334por1646 - 0758info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:12Zoai:run.unl.pt:10362/3334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:20.492105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
title Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
spellingShingle Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
Rendas, António
Curso de Medicina
Aprendizagem por Problemas
Ciclo Básico
Fisiopatologia
title_short Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
title_full Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
title_fullStr Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
title_full_unstemmed Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
title_sort Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
author Rendas, António
author_facet Rendas, António
Pinto, Patrícia Rosado
Morais, Maria da Graça
Costa, Pedro F.
Magalhães, João
author_role author
author2 Pinto, Patrícia Rosado
Morais, Maria da Graça
Costa, Pedro F.
Magalhães, João
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rendas, António
Pinto, Patrícia Rosado
Morais, Maria da Graça
Costa, Pedro F.
Magalhães, João
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Medicina
Aprendizagem por Problemas
Ciclo Básico
Fisiopatologia
topic Curso de Medicina
Aprendizagem por Problemas
Ciclo Básico
Fisiopatologia
description Acta Médica Portuguesa 1995, 8: 459-462
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-01-01T00:00:00Z
2010-04-09T14:31:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/3334
url http://hdl.handle.net/10362/3334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646 - 0758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137804599427072