Promoção de mudança na concepção de aprendizagem : uma experiência de caso único

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Ana Luísa de Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2449
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
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spelling Promoção de mudança na concepção de aprendizagem : uma experiência de caso únicoQualidade da aprendizagemCognição - TeoriasMetacogniçãoTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010A presente investigação, realizada no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Psicologia, teve como objectivo testar, através de uma experiência de caso único, a influência de uma intervenção na concepção de aprendizagem e na qualidade da aprendizagem. Tendo por base um programa de apoio à aprendizagem, realizou-se uma intervenção, orientada para a consciencialização metacognitiva da concepção de aprendizagem e sua reestruturação cognitiva, com vista a melhorar a qualidade do produto de aprendizagem. Os resultados suportam a eficácia do procedimento utilizado ao apontarem para uma evolução da concepção de aprendizagem e um aumento na qualidade do produto de aprendizagem, após a intervenção.The present study, conducted in the context of a Master dissertation in a Psychology degree, had the aim to test, through the single-case experiment, the influence of an intervention in the conception of learning and in the learning quality. On the basis of a support to learning program, an intervention was carried out in order to increase the learning quality outcome, aplying the technique of metacognitive awareness and cognitive reestructuring to the conception of learning. The results support the efficacy of the procedure showing that there was an evolution in the conception of learning and an increase in the quality of the learning outcome, after the intervention.Duarte, António Manuel, 1961-Repositório da Universidade de LisboaVitorino, Ana Luísa de Sousa2011-02-08T16:31:27Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:48.943819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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