Gestão de processos em consultórios médico dentários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38222 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz |
id |
RCAP_d7e6d1c13c6cfdc660040f3df81a921c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38222 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão de processos em consultórios médico dentáriosLiderançaMelhoria de processosServiços e Gestão de ProcessosDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas MonizPara montar um consultório médico dentário, é preciso mais do que ser um excelente médico dentista. Um consultório de sucesso necessita de práticas que sejam estrategicamente planejadas para manterem os níveis de qualidade de atendimento, que vão desde o primeiro contato do paciente com o consultório, até o pós tratamento. Pode-se encontrar na literatura variadas definições de processo. O autor Pall em 1987 conceituou o processo como sendo um conjunto de órgãos lógicos de pessoas, materiais, energia, tecnologia, informações e processos, trabalhando integrados, objetivando gerar um resultado que vai de encontro aos objetivos da empresa. Os autores Hammer e Champy (1994) definiram um processo empresarial como um conjunto de funções e atividades a serem realizadas ordenadamente com o foco em aumentar o valor agregado do serviço ou produto a um público alvo. Drucker (1975), referência global no setor de administração e liderança, conceitua a eficiência como fazer certo o que precisa ser feito, e a eficácia em fazer o que precisa ser feito da maneira certa. Para uma organização, uma maior eficácia só pode ser alcançada se todas as partes interdependentes e envolvidas em agregar valor para o paciente estiverem conscientes de seu papel e bem geridas, assim com as interações entre as partes. "Sistema é um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades." (Churchman, 1972). Independente da área de atuação e sector, a maioria das organizações possuem rotinas e processos que integram as pessoas e suas atividades para os objetivos em comum. A gestão de processos busca incorporar rotinas que buscam a excelência, melhora da comunicação e satisfação do paciente. Objetivo: Este projeto de dissertação tem como objetivo principal discutir a importância da implementação de processos em um consultório de medicina dentária, e seu impacto no sucesso.To set up a dental doctor's office takes more than being an excellent dentist. A successful office needs practices that are strategically planned to maintain quality levels of care, ranging from the patient's first contact with the office, to post-treatment. Various definitions of process can be found in the literature. Pall (1987) explains the process as “the logical organization of people, materials, energy, equipment, information and procedures in work activities aimed at producing a certain final result (work product). For Hammer and Champy (1994), a business process is a set of activities carried out in a sequence, with the objective of producing a good or service that has value for a specific group of customers. For Drucker (1975), efficiency consists of doing things right and effectiveness in doing things right. For an organization, greater effectiveness can only be achieved if all the interdependent parties involved in adding value to the customer are understood and managed as well as the interactions between those parties. "System is a set of coordinated parts to accomplish a set of purposes." (Churchman, 1972). Regardless of the area of activity and sector, most organizations have routines and processes that integrate people and their activities towards common goals, as mentioned. Process management seeks to incorporate routines that seek excellence, improve communication and patient satisfaction. Objective: This dissertation project has as main objective to discuss the importance of implementing processes in a dental practice, and its impact on success.Relvas, RuiRepositório ComumPasta, Fabio Luis Lorenski2021-12-09T14:53:22Z2021-10-01T00:00:00Z2021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38222202805581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:54:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:11.949977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de processos em consultórios médico dentários |
title |
Gestão de processos em consultórios médico dentários |
spellingShingle |
Gestão de processos em consultórios médico dentários Pasta, Fabio Luis Lorenski Liderança Melhoria de processos Serviços e Gestão de Processos |
title_short |
Gestão de processos em consultórios médico dentários |
title_full |
Gestão de processos em consultórios médico dentários |
title_fullStr |
Gestão de processos em consultórios médico dentários |
title_full_unstemmed |
Gestão de processos em consultórios médico dentários |
title_sort |
Gestão de processos em consultórios médico dentários |
author |
Pasta, Fabio Luis Lorenski |
author_facet |
Pasta, Fabio Luis Lorenski |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Relvas, Rui Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasta, Fabio Luis Lorenski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Melhoria de processos Serviços e Gestão de Processos |
topic |
Liderança Melhoria de processos Serviços e Gestão de Processos |
description |
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09T14:53:22Z 2021-10-01T00:00:00Z 2021-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38222 202805581 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38222 |
identifier_str_mv |
202805581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129972106854400 |