Gestão de processos em consultórios médico dentários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasta, Fabio Luis Lorenski
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38222
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
id RCAP_d7e6d1c13c6cfdc660040f3df81a921c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de processos em consultórios médico dentáriosLiderançaMelhoria de processosServiços e Gestão de ProcessosDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas MonizPara montar um consultório médico dentário, é preciso mais do que ser um excelente médico dentista. Um consultório de sucesso necessita de práticas que sejam estrategicamente planejadas para manterem os níveis de qualidade de atendimento, que vão desde o primeiro contato do paciente com o consultório, até o pós tratamento. Pode-se encontrar na literatura variadas definições de processo. O autor Pall em 1987 conceituou o processo como sendo um conjunto de órgãos lógicos de pessoas, materiais, energia, tecnologia, informações e processos, trabalhando integrados, objetivando gerar um resultado que vai de encontro aos objetivos da empresa. Os autores Hammer e Champy (1994) definiram um processo empresarial como um conjunto de funções e atividades a serem realizadas ordenadamente com o foco em aumentar o valor agregado do serviço ou produto a um público alvo. Drucker (1975), referência global no setor de administração e liderança, conceitua a eficiência como fazer certo o que precisa ser feito, e a eficácia em fazer o que precisa ser feito da maneira certa. Para uma organização, uma maior eficácia só pode ser alcançada se todas as partes interdependentes e envolvidas em agregar valor para o paciente estiverem conscientes de seu papel e bem geridas, assim com as interações entre as partes. "Sistema é um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades." (Churchman, 1972). Independente da área de atuação e sector, a maioria das organizações possuem rotinas e processos que integram as pessoas e suas atividades para os objetivos em comum. A gestão de processos busca incorporar rotinas que buscam a excelência, melhora da comunicação e satisfação do paciente. Objetivo: Este projeto de dissertação tem como objetivo principal discutir a importância da implementação de processos em um consultório de medicina dentária, e seu impacto no sucesso.To set up a dental doctor's office takes more than being an excellent dentist. A successful office needs practices that are strategically planned to maintain quality levels of care, ranging from the patient's first contact with the office, to post-treatment. Various definitions of process can be found in the literature. Pall (1987) explains the process as “the logical organization of people, materials, energy, equipment, information and procedures in work activities aimed at producing a certain final result (work product). For Hammer and Champy (1994), a business process is a set of activities carried out in a sequence, with the objective of producing a good or service that has value for a specific group of customers. For Drucker (1975), efficiency consists of doing things right and effectiveness in doing things right. For an organization, greater effectiveness can only be achieved if all the interdependent parties involved in adding value to the customer are understood and managed as well as the interactions between those parties. "System is a set of coordinated parts to accomplish a set of purposes." (Churchman, 1972). Regardless of the area of activity and sector, most organizations have routines and processes that integrate people and their activities towards common goals, as mentioned. Process management seeks to incorporate routines that seek excellence, improve communication and patient satisfaction. Objective: This dissertation project has as main objective to discuss the importance of implementing processes in a dental practice, and its impact on success.Relvas, RuiRepositório ComumPasta, Fabio Luis Lorenski2021-12-09T14:53:22Z2021-10-01T00:00:00Z2021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38222202805581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:54:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:11.949977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de processos em consultórios médico dentários
title Gestão de processos em consultórios médico dentários
spellingShingle Gestão de processos em consultórios médico dentários
Pasta, Fabio Luis Lorenski
Liderança
Melhoria de processos
Serviços e Gestão de Processos
title_short Gestão de processos em consultórios médico dentários
title_full Gestão de processos em consultórios médico dentários
title_fullStr Gestão de processos em consultórios médico dentários
title_full_unstemmed Gestão de processos em consultórios médico dentários
title_sort Gestão de processos em consultórios médico dentários
author Pasta, Fabio Luis Lorenski
author_facet Pasta, Fabio Luis Lorenski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Relvas, Rui
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasta, Fabio Luis Lorenski
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Melhoria de processos
Serviços e Gestão de Processos
topic Liderança
Melhoria de processos
Serviços e Gestão de Processos
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T14:53:22Z
2021-10-01T00:00:00Z
2021-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38222
202805581
url http://hdl.handle.net/10400.26/38222
identifier_str_mv 202805581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129972106854400