Relatório da prática pedagógica em artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1281 |
Resumo: | “A educação visa a formação integral do indivíduo. A formação obtida por meio da educação deverá ligar-se estreitamente ao trabalho, de molde a proporcionar a aquisição de conhecimentos, qualificações, valores e comportamentos que possibilitem ao cidadão integrar-se na comunidade e contribuir para o seu constante progresso. A educação deve contribuir para salvaguardar a identidade cultural, como suporte da consciência e dignidade nacionais e factor estimulante do desenvolvimento harmonioso da sociedade.”4 O presente relatório tem como finalidade apresentar todo o material pedagógico, desde planificações anuais, planificações mensais, planificações de aulas assistidas, relatórios de todas as actividades realizadas no âmbito deste mestrado, e demonstrar, dentro do possível, que pedagogicamente foram adoptadas, as melhores estratégias tendo como base, diferentes fontes bibliográficas, não só localizadas em publicações científicas, mas também disponibilizadas na Internet e publicadas em revistas da área, para que os alunos tivessem um leque mais variado de informação relacionada com as temáticas a abordar. Um dos desafios foi o estudo dos Elementos Estruturantes da Linguagem Plástica, o ponto e a cor. “É possível, com efeito, analisar o ponto só por si, verificando como este elemento tem uma participação específica na formação da linguagem plástica. Mas, em geral, considera-se que o ponto é subsidiário de um outro elemento estruturador da linguagem plástica – a linha - cuja função técnico-expressiva envolve uma larga gama de problemas básicos no desenvolvimento do discurso artístico, estando mais em evidência num mundo concreto e aparente que nos rodeia.”5 A razão de um trabalho como este consiste em tornar acessível um possível projecto de estudo e investigação, podendo servir de base de apoio a outros esboços de dissertação. Na base da elaboração / construção deste relatório, esteve um trabalho de pesquisa, estudo e reflexão, de reunir e seleccionar os artigos apropriados às variadíssimas temáticas e que constam deste documento. Para isso, foi realizada uma busca criteriosa nas bibliotecas digitais, em revistas electrónicas e livros temáticos. Os artigos, após leitura, foram resumidos, seleccionados por fontes e formas de abordagem do tema, sendo organizados conforme se apresenta ao longo deste documento. |
id |
RCAP_d7eaed1809c20b719a59721b6ea64ddd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1281 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática pedagógica em artes visuaisArtes visuais - Prática pedagógica - PlanificaçãoArtes visuais - Prática pedagógica - AvaliaçãoLinguagem plásticaEscola - Ensino-aprendizagem - AvaliaçãoRelação professor - Aluno - FamíliaEscola - Professor - Aluno - Sociedade“A educação visa a formação integral do indivíduo. A formação obtida por meio da educação deverá ligar-se estreitamente ao trabalho, de molde a proporcionar a aquisição de conhecimentos, qualificações, valores e comportamentos que possibilitem ao cidadão integrar-se na comunidade e contribuir para o seu constante progresso. A educação deve contribuir para salvaguardar a identidade cultural, como suporte da consciência e dignidade nacionais e factor estimulante do desenvolvimento harmonioso da sociedade.”4 O presente relatório tem como finalidade apresentar todo o material pedagógico, desde planificações anuais, planificações mensais, planificações de aulas assistidas, relatórios de todas as actividades realizadas no âmbito deste mestrado, e demonstrar, dentro do possível, que pedagogicamente foram adoptadas, as melhores estratégias tendo como base, diferentes fontes bibliográficas, não só localizadas em publicações científicas, mas também disponibilizadas na Internet e publicadas em revistas da área, para que os alunos tivessem um leque mais variado de informação relacionada com as temáticas a abordar. Um dos desafios foi o estudo dos Elementos Estruturantes da Linguagem Plástica, o ponto e a cor. “É possível, com efeito, analisar o ponto só por si, verificando como este elemento tem uma participação específica na formação da linguagem plástica. Mas, em geral, considera-se que o ponto é subsidiário de um outro elemento estruturador da linguagem plástica – a linha - cuja função técnico-expressiva envolve uma larga gama de problemas básicos no desenvolvimento do discurso artístico, estando mais em evidência num mundo concreto e aparente que nos rodeia.”5 A razão de um trabalho como este consiste em tornar acessível um possível projecto de estudo e investigação, podendo servir de base de apoio a outros esboços de dissertação. Na base da elaboração / construção deste relatório, esteve um trabalho de pesquisa, estudo e reflexão, de reunir e seleccionar os artigos apropriados às variadíssimas temáticas e que constam deste documento. Para isso, foi realizada uma busca criteriosa nas bibliotecas digitais, em revistas electrónicas e livros temáticos. Os artigos, após leitura, foram resumidos, seleccionados por fontes e formas de abordagem do tema, sendo organizados conforme se apresenta ao longo deste documento.The main goal of this dissertation is to gather all the pedagogical material and work done in all of this MSC’s activities, showing that the best possible approaches were used. It also aims at making available to everyone in the community a possible study and investigation project, and even to be a basis of some other dissertations. When doing this work, the main challenge faced was the study of the Structural Elements of the Plastic Language: point and colour. This dissertation project was based on a research, study and meditation about many articles related to the several topics.Universidade da Beira InteriorTomás, António Rebelo DelgadoFidalgo, AnauBibliorumMarques, Fernanda M. M. C.2013-07-26T13:58:34Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:09.536741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática pedagógica em artes visuais |
title |
Relatório da prática pedagógica em artes visuais |
spellingShingle |
Relatório da prática pedagógica em artes visuais Marques, Fernanda M. M. C. Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação Linguagem plástica Escola - Ensino-aprendizagem - Avaliação Relação professor - Aluno - Família Escola - Professor - Aluno - Sociedade |
title_short |
Relatório da prática pedagógica em artes visuais |
title_full |
Relatório da prática pedagógica em artes visuais |
title_fullStr |
Relatório da prática pedagógica em artes visuais |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática pedagógica em artes visuais |
title_sort |
Relatório da prática pedagógica em artes visuais |
author |
Marques, Fernanda M. M. C. |
author_facet |
Marques, Fernanda M. M. C. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomás, António Rebelo Delgado Fidalgo, Ana uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Fernanda M. M. C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação Linguagem plástica Escola - Ensino-aprendizagem - Avaliação Relação professor - Aluno - Família Escola - Professor - Aluno - Sociedade |
topic |
Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação Linguagem plástica Escola - Ensino-aprendizagem - Avaliação Relação professor - Aluno - Família Escola - Professor - Aluno - Sociedade |
description |
“A educação visa a formação integral do indivíduo. A formação obtida por meio da educação deverá ligar-se estreitamente ao trabalho, de molde a proporcionar a aquisição de conhecimentos, qualificações, valores e comportamentos que possibilitem ao cidadão integrar-se na comunidade e contribuir para o seu constante progresso. A educação deve contribuir para salvaguardar a identidade cultural, como suporte da consciência e dignidade nacionais e factor estimulante do desenvolvimento harmonioso da sociedade.”4 O presente relatório tem como finalidade apresentar todo o material pedagógico, desde planificações anuais, planificações mensais, planificações de aulas assistidas, relatórios de todas as actividades realizadas no âmbito deste mestrado, e demonstrar, dentro do possível, que pedagogicamente foram adoptadas, as melhores estratégias tendo como base, diferentes fontes bibliográficas, não só localizadas em publicações científicas, mas também disponibilizadas na Internet e publicadas em revistas da área, para que os alunos tivessem um leque mais variado de informação relacionada com as temáticas a abordar. Um dos desafios foi o estudo dos Elementos Estruturantes da Linguagem Plástica, o ponto e a cor. “É possível, com efeito, analisar o ponto só por si, verificando como este elemento tem uma participação específica na formação da linguagem plástica. Mas, em geral, considera-se que o ponto é subsidiário de um outro elemento estruturador da linguagem plástica – a linha - cuja função técnico-expressiva envolve uma larga gama de problemas básicos no desenvolvimento do discurso artístico, estando mais em evidência num mundo concreto e aparente que nos rodeia.”5 A razão de um trabalho como este consiste em tornar acessível um possível projecto de estudo e investigação, podendo servir de base de apoio a outros esboços de dissertação. Na base da elaboração / construção deste relatório, esteve um trabalho de pesquisa, estudo e reflexão, de reunir e seleccionar os artigos apropriados às variadíssimas temáticas e que constam deste documento. Para isso, foi realizada uma busca criteriosa nas bibliotecas digitais, em revistas electrónicas e livros temáticos. Os artigos, após leitura, foram resumidos, seleccionados por fontes e formas de abordagem do tema, sendo organizados conforme se apresenta ao longo deste documento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06 2010-06-01T00:00:00Z 2013-07-26T13:58:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1281 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136331636408320 |