Relatório da prática pedagógica em artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Fernanda M. M. C.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1281
Resumo: “A educação visa a formação integral do indivíduo. A formação obtida por meio da educação deverá ligar-se estreitamente ao trabalho, de molde a proporcionar a aquisição de conhecimentos, qualificações, valores e comportamentos que possibilitem ao cidadão integrar-se na comunidade e contribuir para o seu constante progresso. A educação deve contribuir para salvaguardar a identidade cultural, como suporte da consciência e dignidade nacionais e factor estimulante do desenvolvimento harmonioso da sociedade.”4 O presente relatório tem como finalidade apresentar todo o material pedagógico, desde planificações anuais, planificações mensais, planificações de aulas assistidas, relatórios de todas as actividades realizadas no âmbito deste mestrado, e demonstrar, dentro do possível, que pedagogicamente foram adoptadas, as melhores estratégias tendo como base, diferentes fontes bibliográficas, não só localizadas em publicações científicas, mas também disponibilizadas na Internet e publicadas em revistas da área, para que os alunos tivessem um leque mais variado de informação relacionada com as temáticas a abordar. Um dos desafios foi o estudo dos Elementos Estruturantes da Linguagem Plástica, o ponto e a cor. “É possível, com efeito, analisar o ponto só por si, verificando como este elemento tem uma participação específica na formação da linguagem plástica. Mas, em geral, considera-se que o ponto é subsidiário de um outro elemento estruturador da linguagem plástica – a linha - cuja função técnico-expressiva envolve uma larga gama de problemas básicos no desenvolvimento do discurso artístico, estando mais em evidência num mundo concreto e aparente que nos rodeia.”5 A razão de um trabalho como este consiste em tornar acessível um possível projecto de estudo e investigação, podendo servir de base de apoio a outros esboços de dissertação. Na base da elaboração / construção deste relatório, esteve um trabalho de pesquisa, estudo e reflexão, de reunir e seleccionar os artigos apropriados às variadíssimas temáticas e que constam deste documento. Para isso, foi realizada uma busca criteriosa nas bibliotecas digitais, em revistas electrónicas e livros temáticos. Os artigos, após leitura, foram resumidos, seleccionados por fontes e formas de abordagem do tema, sendo organizados conforme se apresenta ao longo deste documento.
id RCAP_d7eaed1809c20b719a59721b6ea64ddd
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática pedagógica em artes visuaisArtes visuais - Prática pedagógica - PlanificaçãoArtes visuais - Prática pedagógica - AvaliaçãoLinguagem plásticaEscola - Ensino-aprendizagem - AvaliaçãoRelação professor - Aluno - FamíliaEscola - Professor - Aluno - Sociedade“A educação visa a formação integral do indivíduo. A formação obtida por meio da educação deverá ligar-se estreitamente ao trabalho, de molde a proporcionar a aquisição de conhecimentos, qualificações, valores e comportamentos que possibilitem ao cidadão integrar-se na comunidade e contribuir para o seu constante progresso. A educação deve contribuir para salvaguardar a identidade cultural, como suporte da consciência e dignidade nacionais e factor estimulante do desenvolvimento harmonioso da sociedade.”4 O presente relatório tem como finalidade apresentar todo o material pedagógico, desde planificações anuais, planificações mensais, planificações de aulas assistidas, relatórios de todas as actividades realizadas no âmbito deste mestrado, e demonstrar, dentro do possível, que pedagogicamente foram adoptadas, as melhores estratégias tendo como base, diferentes fontes bibliográficas, não só localizadas em publicações científicas, mas também disponibilizadas na Internet e publicadas em revistas da área, para que os alunos tivessem um leque mais variado de informação relacionada com as temáticas a abordar. Um dos desafios foi o estudo dos Elementos Estruturantes da Linguagem Plástica, o ponto e a cor. “É possível, com efeito, analisar o ponto só por si, verificando como este elemento tem uma participação específica na formação da linguagem plástica. Mas, em geral, considera-se que o ponto é subsidiário de um outro elemento estruturador da linguagem plástica – a linha - cuja função técnico-expressiva envolve uma larga gama de problemas básicos no desenvolvimento do discurso artístico, estando mais em evidência num mundo concreto e aparente que nos rodeia.”5 A razão de um trabalho como este consiste em tornar acessível um possível projecto de estudo e investigação, podendo servir de base de apoio a outros esboços de dissertação. Na base da elaboração / construção deste relatório, esteve um trabalho de pesquisa, estudo e reflexão, de reunir e seleccionar os artigos apropriados às variadíssimas temáticas e que constam deste documento. Para isso, foi realizada uma busca criteriosa nas bibliotecas digitais, em revistas electrónicas e livros temáticos. Os artigos, após leitura, foram resumidos, seleccionados por fontes e formas de abordagem do tema, sendo organizados conforme se apresenta ao longo deste documento.The main goal of this dissertation is to gather all the pedagogical material and work done in all of this MSC’s activities, showing that the best possible approaches were used. It also aims at making available to everyone in the community a possible study and investigation project, and even to be a basis of some other dissertations. When doing this work, the main challenge faced was the study of the Structural Elements of the Plastic Language: point and colour. This dissertation project was based on a research, study and meditation about many articles related to the several topics.Universidade da Beira InteriorTomás, António Rebelo DelgadoFidalgo, AnauBibliorumMarques, Fernanda M. M. C.2013-07-26T13:58:34Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:09.536741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática pedagógica em artes visuais
title Relatório da prática pedagógica em artes visuais
spellingShingle Relatório da prática pedagógica em artes visuais
Marques, Fernanda M. M. C.
Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação
Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação
Linguagem plástica
Escola - Ensino-aprendizagem - Avaliação
Relação professor - Aluno - Família
Escola - Professor - Aluno - Sociedade
title_short Relatório da prática pedagógica em artes visuais
title_full Relatório da prática pedagógica em artes visuais
title_fullStr Relatório da prática pedagógica em artes visuais
title_full_unstemmed Relatório da prática pedagógica em artes visuais
title_sort Relatório da prática pedagógica em artes visuais
author Marques, Fernanda M. M. C.
author_facet Marques, Fernanda M. M. C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomás, António Rebelo Delgado
Fidalgo, Ana
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Fernanda M. M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação
Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação
Linguagem plástica
Escola - Ensino-aprendizagem - Avaliação
Relação professor - Aluno - Família
Escola - Professor - Aluno - Sociedade
topic Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação
Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação
Linguagem plástica
Escola - Ensino-aprendizagem - Avaliação
Relação professor - Aluno - Família
Escola - Professor - Aluno - Sociedade
description “A educação visa a formação integral do indivíduo. A formação obtida por meio da educação deverá ligar-se estreitamente ao trabalho, de molde a proporcionar a aquisição de conhecimentos, qualificações, valores e comportamentos que possibilitem ao cidadão integrar-se na comunidade e contribuir para o seu constante progresso. A educação deve contribuir para salvaguardar a identidade cultural, como suporte da consciência e dignidade nacionais e factor estimulante do desenvolvimento harmonioso da sociedade.”4 O presente relatório tem como finalidade apresentar todo o material pedagógico, desde planificações anuais, planificações mensais, planificações de aulas assistidas, relatórios de todas as actividades realizadas no âmbito deste mestrado, e demonstrar, dentro do possível, que pedagogicamente foram adoptadas, as melhores estratégias tendo como base, diferentes fontes bibliográficas, não só localizadas em publicações científicas, mas também disponibilizadas na Internet e publicadas em revistas da área, para que os alunos tivessem um leque mais variado de informação relacionada com as temáticas a abordar. Um dos desafios foi o estudo dos Elementos Estruturantes da Linguagem Plástica, o ponto e a cor. “É possível, com efeito, analisar o ponto só por si, verificando como este elemento tem uma participação específica na formação da linguagem plástica. Mas, em geral, considera-se que o ponto é subsidiário de um outro elemento estruturador da linguagem plástica – a linha - cuja função técnico-expressiva envolve uma larga gama de problemas básicos no desenvolvimento do discurso artístico, estando mais em evidência num mundo concreto e aparente que nos rodeia.”5 A razão de um trabalho como este consiste em tornar acessível um possível projecto de estudo e investigação, podendo servir de base de apoio a outros esboços de dissertação. Na base da elaboração / construção deste relatório, esteve um trabalho de pesquisa, estudo e reflexão, de reunir e seleccionar os artigos apropriados às variadíssimas temáticas e que constam deste documento. Para isso, foi realizada uma busca criteriosa nas bibliotecas digitais, em revistas electrónicas e livros temáticos. Os artigos, após leitura, foram resumidos, seleccionados por fontes e formas de abordagem do tema, sendo organizados conforme se apresenta ao longo deste documento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2013-07-26T13:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1281
url http://hdl.handle.net/10400.6/1281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136331636408320