Promoção da autonomia e da autorregulação em estudantes do ensino superior
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29352/mill0215.23262 |
Resumo: | Introdução: Tendo como pano de fundo a participação num projeto ERASMUS + “Interdisciplinary Collaborative Approaches to Learning and Teaching - INCOLLAB”, propomo-nos evidenciar o seu carácter inovador no âmbito da pedagogia no ensino superior, destacando a dimensão de aprendizagem integrada de uma língua estrangeira e de um conteúdo (Content and Language Integrated Learning - CLIL) e a colaboração entre docentes do Ensino Superior na planificação de módulos de aprendizagem e de materiais pedagógicos assentes numa conceção e intervenção colaborativa e interdisciplinar. Objectivo: Avaliar a aprendizagem de uma língua estrangeira através da metodologia de projecto. Métodos: A metodologia seguida foi a de uma investigação-ação apoiada numa comunidade de aprendizagem e de prática. Esta modalidade permitiu que os docentes das instituições do ensino superior envolvidas no projeto, das áreas da língua estrangeira e de diferentes áreas de conteúdo (Psicologia, Economia, Gestão…), pudessem partilhar saberes, competências e perspetivas pedagógicas, projetando essa experiência na conceção e implementação de módulos de aprendizagem multidisciplinares. Resultados: Como exemplo do trabalho desenvolvido, apresentamos o módulo “Autonomy Support -: Through collaboration towards self-regulated learning strategies” que, tendo na sua base o modelo conceptual de Deci e Ryan (1985, 2002), visa constituir-se como um recurso educacional disponível, numa plataforma online, a outros profissionais que podem adaptá-lo ao seu contexto educativo. Tendo sido concebido e aplicado experimentalmente junto de estudantes do 1º ano de licenciatura, no contexto da unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento, pode ser adaptado a qualquer área de formação, mobilizando competências de domínio da língua inglesa de nível B1. Conclusão: A opção pela temática do módulo aqui apresentado tem na sua base a conceção de que a autonomia e autorregulação são competências transversais para o sucesso académico no ensino superior e para o futuro desempenho profissional. |
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Promoção da autonomia e da autorregulação em estudantes do ensino superiorPromoción de la autonomía y de la autorregulación en estudiantes universitariosPromoção da autonomia e da autorregulação em estudantes do ensino superiorEducation and Social Development SciencesIntrodução: Tendo como pano de fundo a participação num projeto ERASMUS + “Interdisciplinary Collaborative Approaches to Learning and Teaching - INCOLLAB”, propomo-nos evidenciar o seu carácter inovador no âmbito da pedagogia no ensino superior, destacando a dimensão de aprendizagem integrada de uma língua estrangeira e de um conteúdo (Content and Language Integrated Learning - CLIL) e a colaboração entre docentes do Ensino Superior na planificação de módulos de aprendizagem e de materiais pedagógicos assentes numa conceção e intervenção colaborativa e interdisciplinar. Objectivo: Avaliar a aprendizagem de uma língua estrangeira através da metodologia de projecto. Métodos: A metodologia seguida foi a de uma investigação-ação apoiada numa comunidade de aprendizagem e de prática. Esta modalidade permitiu que os docentes das instituições do ensino superior envolvidas no projeto, das áreas da língua estrangeira e de diferentes áreas de conteúdo (Psicologia, Economia, Gestão…), pudessem partilhar saberes, competências e perspetivas pedagógicas, projetando essa experiência na conceção e implementação de módulos de aprendizagem multidisciplinares. Resultados: Como exemplo do trabalho desenvolvido, apresentamos o módulo “Autonomy Support -: Through collaboration towards self-regulated learning strategies” que, tendo na sua base o modelo conceptual de Deci e Ryan (1985, 2002), visa constituir-se como um recurso educacional disponível, numa plataforma online, a outros profissionais que podem adaptá-lo ao seu contexto educativo. Tendo sido concebido e aplicado experimentalmente junto de estudantes do 1º ano de licenciatura, no contexto da unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento, pode ser adaptado a qualquer área de formação, mobilizando competências de domínio da língua inglesa de nível B1. Conclusão: A opção pela temática do módulo aqui apresentado tem na sua base a conceção de que a autonomia e autorregulação são competências transversais para o sucesso académico no ensino superior e para o futuro desempenho profissional.Introduction: In the context of participation in an ERASMUS + project “Interdisciplinary Collaborative Approaches to Learning and Teaching - INCOLLAB”, we propose to assay its innovative character in the field of pedagogy in higher education, highlighting the dimension of integrated learning of a foreign language and a content (Content and Language Integrated Learning)- CLIL) and collaboration between higher education teachers in planning learning modules and teaching materials based on a interdisciplinary design and intervention. Objective: Asses the learning of a foreign language through the project methodology. Methods: The methodology followed was that of an action-research, supported by a community of learning and practice. This modality allowed the professors of the universities involved in the project, from the areas of foreign language and different content areas (Psychology, Economics, Management ...), to share knowledge, skills and pedagogical perspectives, projecting this experience in the design and implementation of multidisciplinary modules in learning processes. Results: As an example of the work developed, we present the module “Autonomy Support: Through collaboration towards self-regulated learning strategies” which, based on the conceptual model of Deci & Ryan (1985, 2004), aims to constitute itself as an educational resource available, on an online platform, to professionals who can adapt it to other educational context. Having been conceived and applied experimentally to students of the 1st year of graduation, in the context of the Psychology of Development course unit, it can be adapted to any training area, mobilizing skills in the English language at level B1. Conclusion: The option for the theme of the module is based on the conception that the autonomy and self-regulation skills are transversal to academic success in higher education and future professional performance.Introducción: En el marco de la participación en un proyecto ERASMUS + “Interdisciplinary Collaborative Approaches to Learning and Teaching - INCOLLAB”, nos proponemos resaltar su carácter innovador en el campo de la pedagogía en la educación superior, destacando la dimensión del aprendizaje integrado de una lengua extranjera y un contenidos (Aprendizaje Integrado de Contenidos y Lengua - CLIL) y colaboración entre profesores de educación superior en la planificación de módulos de aprendizaje y materiales didácticos basados en un diseño e intervención colaborativos e interdisciplinarios. Objectivo: Evaluar el aprendizaje de una lengua extranjera a través de la metodología del proyecto. Métodos: La metodología seguida fue la de una investigación-acción apoyada por una comunidad de aprendizaje y práctica. Esta modalidad permitió a los docentes de las instituciones de educación superior involucradas en el proyecto, en las áreas de lengua extranjera y diferentes áreas de contenido (Psicología, Economía, Gestión…), compartir conocimientos, habilidades y perspectivas pedagógicas, proyectando esta experiencia en el diseño e implementación de módulos de aprendizaje multidisciplinario. Resultados: Como ejemplo del trabajo desarrollado, presentamos el módulo “Autonomy Support: Through collaboration towards self-regulated learning strategies” que, a partir del modelo conceptual de Deci y Ryan (1985, 2002), pretende constituirse como un recurso educativo disponible, en una plataforma online, para otros profesionales que puedan adaptarlo a su contexto educativo. Concebido y aplicado experimentalmente a estudiantes de 1er año de graduación, en el contexto de la unidad de Psicología del Desarrollo, se puede adaptar a cualquier área de formación, movilizando habilidades en el idioma inglés en el nivel B1. Conclusión: La opción para la temática del módulo que aquí se presenta se basa en el concepto de que la autonomía y la autorregulación son competencias transversales para el éxito académico en la educación superior y para el desempeño profesional futuro.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0215.23262por1647-662X0873-3015Pereira, Cristina MariaPiquer-Píriz, Ana MaríaZverinova, Janainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:02:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:34.227558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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