Informação ou publicidade?: o jornalismo como veículo de promoção de marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Leonor Ângelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8464
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling Informação ou publicidade?: o jornalismo como veículo de promoção de marcasPublicidadeJornalismoComunicaçãoInformaçãoConteúdo da mensagemAdvertisingJournalismCommunicationInformationContent of messageDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Vivemos na era da publicidade e do entretenimento. Os assuntos atropelam-se, os “virais” da Internet viram conversas de café e os temas discutidos nas redes sociais transformam-se em verdadeiros debates públicos. Os domínios da comunicação estão cada vez mais imprecisos e ambíguos. As notícias procuram vender mais do que informar e a publicidade procura vender fingindo que informa. O jornalismo está a perder o seu carácter de rigor e isenção. Passou a estar comprometido por interesses pessoais, políticos e comerciais, fruto de uma sociedade capitalista movida pela ditadura do lucro. Também a globalização, resultado de um mundo cada vez mais digital e tecnológico, contribui para a falta de precisão característica do fenómeno de massificação de conteúdos. De uma forma geral assistimos, atualmente, a uma subversão de papéis entre o jornalismo e a publicidade, despoletada pela conjuntura em que as sociedades modernas se enquadram. É neste sentido que procuro avaliar a relação entre o jornalismo e a publicidade dentro do domínio da comunicação e refletir sobre alguns dos aspetos que transformaram o jornalismo num veículo de promoção de marcas.ABSTRACT: We are living in the age of advertising and entertainment. Matters run down, the "viral" of the Internet turn to coffee conversations and the issues discussed in social networks turn into real public debates. The domains of communication are increasingly imprecise and ambiguous. The news seeks to sell more than inform and advertising seeks to sell pretending to inform. The journalism is losing its character of rigor and exemption. It became compromised by personal, political and commercial interests, fruit of a capitalist society driven by the dictatorship of profit. Globalization, as a result of an increasingly digital and technological world, also contributes to the lack of accuracy characteristic of mass content. Generally speaking, we notice a subversion of roles between journalism and advertising, triggered by the situation in which modern societies live. It is in this sense that I try to evaluate the relationship between journalism and advertising within the domain of communication and to reflect on some of the aspects that have turned journalism into a vehicle for brand promotion.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialNeto, Pedro PereiraRCIPLVeríssimo, Leonor Ângelo2018-05-02T13:28:17Z2017-12-152017-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8464TID:201835878porVERÍSSIMO, Leonor – Informação ou publicidade?: o jornalismo como veículo de promoção de marcas. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:13.581287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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