A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, José Luís Brandão da
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1384
Resumo: O programa piagetiano de uma análise epistemológica do desenvolvimento da inteligência encontra na ideia de equilíbrio o apoio decisivo para evitar as explicações que o situa quer no prolongamento dos dados imediatos da percepção, quer também da intervenção do quadro estático dos esquemas de assimilação do sujeito. O significado deste percurso não se encontra apenas nos resultados terminais da constituição operatória da inteligência. Pelo contrário, procuramos chamar a atenção para o dinamismo que se manifesta em todas as fases do seu desenvolvimento, onde o poder criativo da imaginação se organiza à margem de exigências de teor lógico-matemático, dominantes no ulterior funcionamento operatório do pensamento. Neste contexto, procuramos sublinhar uma continuidade com o projecto kantiano em que a imaginação se torna decisiva para assegurar a apreensão ordenada do mundo.
id RCAP_d7f762ee52cb6d184962d71e1e12a2b3
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectualKantPiagetAbstracção ConstrutivaAbertura aos PossíveisCriatividadeEquilibraçãoEquilíbrioEsquemaEsquematismoImaginaçãoReversibilidadeO programa piagetiano de uma análise epistemológica do desenvolvimento da inteligência encontra na ideia de equilíbrio o apoio decisivo para evitar as explicações que o situa quer no prolongamento dos dados imediatos da percepção, quer também da intervenção do quadro estático dos esquemas de assimilação do sujeito. O significado deste percurso não se encontra apenas nos resultados terminais da constituição operatória da inteligência. Pelo contrário, procuramos chamar a atenção para o dinamismo que se manifesta em todas as fases do seu desenvolvimento, onde o poder criativo da imaginação se organiza à margem de exigências de teor lógico-matemático, dominantes no ulterior funcionamento operatório do pensamento. Neste contexto, procuramos sublinhar uma continuidade com o projecto kantiano em que a imaginação se torna decisiva para assegurar a apreensão ordenada do mundo.Faculdade de Educação - UFRGSRepositório da Universidade dos AçoresLuz, José Luís Brandão da2012-06-06T15:20:21Z1994-061994-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1384por«A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual», em "Educação e Realidade", Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação – UFRGS, 19(1) (1994), pp. 61-70.0100-3143 (impresso)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:04ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual
title A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual
spellingShingle A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual
Luz, José Luís Brandão da
Kant
Piaget
Abstracção Construtiva
Abertura aos Possíveis
Criatividade
Equilibração
Equilíbrio
Esquema
Esquematismo
Imaginação
Reversibilidade
title_short A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual
title_full A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual
title_fullStr A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual
title_full_unstemmed A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual
title_sort A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual
author Luz, José Luís Brandão da
author_facet Luz, José Luís Brandão da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, José Luís Brandão da
dc.subject.por.fl_str_mv Kant
Piaget
Abstracção Construtiva
Abertura aos Possíveis
Criatividade
Equilibração
Equilíbrio
Esquema
Esquematismo
Imaginação
Reversibilidade
topic Kant
Piaget
Abstracção Construtiva
Abertura aos Possíveis
Criatividade
Equilibração
Equilíbrio
Esquema
Esquematismo
Imaginação
Reversibilidade
description O programa piagetiano de uma análise epistemológica do desenvolvimento da inteligência encontra na ideia de equilíbrio o apoio decisivo para evitar as explicações que o situa quer no prolongamento dos dados imediatos da percepção, quer também da intervenção do quadro estático dos esquemas de assimilação do sujeito. O significado deste percurso não se encontra apenas nos resultados terminais da constituição operatória da inteligência. Pelo contrário, procuramos chamar a atenção para o dinamismo que se manifesta em todas as fases do seu desenvolvimento, onde o poder criativo da imaginação se organiza à margem de exigências de teor lógico-matemático, dominantes no ulterior funcionamento operatório do pensamento. Neste contexto, procuramos sublinhar uma continuidade com o projecto kantiano em que a imaginação se torna decisiva para assegurar a apreensão ordenada do mundo.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-06
1994-06-01T00:00:00Z
2012-06-06T15:20:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1384
url http://hdl.handle.net/10400.3/1384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv «A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual», em "Educação e Realidade", Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação – UFRGS, 19(1) (1994), pp. 61-70.
0100-3143 (impresso)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301691267284992