A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1384 |
Resumo: | O programa piagetiano de uma análise epistemológica do desenvolvimento da inteligência encontra na ideia de equilíbrio o apoio decisivo para evitar as explicações que o situa quer no prolongamento dos dados imediatos da percepção, quer também da intervenção do quadro estático dos esquemas de assimilação do sujeito. O significado deste percurso não se encontra apenas nos resultados terminais da constituição operatória da inteligência. Pelo contrário, procuramos chamar a atenção para o dinamismo que se manifesta em todas as fases do seu desenvolvimento, onde o poder criativo da imaginação se organiza à margem de exigências de teor lógico-matemático, dominantes no ulterior funcionamento operatório do pensamento. Neste contexto, procuramos sublinhar uma continuidade com o projecto kantiano em que a imaginação se torna decisiva para assegurar a apreensão ordenada do mundo. |
id |
RCAP_d7f762ee52cb6d184962d71e1e12a2b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1384 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectualKantPiagetAbstracção ConstrutivaAbertura aos PossíveisCriatividadeEquilibraçãoEquilíbrioEsquemaEsquematismoImaginaçãoReversibilidadeO programa piagetiano de uma análise epistemológica do desenvolvimento da inteligência encontra na ideia de equilíbrio o apoio decisivo para evitar as explicações que o situa quer no prolongamento dos dados imediatos da percepção, quer também da intervenção do quadro estático dos esquemas de assimilação do sujeito. O significado deste percurso não se encontra apenas nos resultados terminais da constituição operatória da inteligência. Pelo contrário, procuramos chamar a atenção para o dinamismo que se manifesta em todas as fases do seu desenvolvimento, onde o poder criativo da imaginação se organiza à margem de exigências de teor lógico-matemático, dominantes no ulterior funcionamento operatório do pensamento. Neste contexto, procuramos sublinhar uma continuidade com o projecto kantiano em que a imaginação se torna decisiva para assegurar a apreensão ordenada do mundo.Faculdade de Educação - UFRGSRepositório da Universidade dos AçoresLuz, José Luís Brandão da2012-06-06T15:20:21Z1994-061994-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1384por«A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual», em "Educação e Realidade", Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação – UFRGS, 19(1) (1994), pp. 61-70.0100-3143 (impresso)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:04Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:13.918714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual |
title |
A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual |
spellingShingle |
A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual Luz, José Luís Brandão da Kant Piaget Abstracção Construtiva Abertura aos Possíveis Criatividade Equilibração Equilíbrio Esquema Esquematismo Imaginação Reversibilidade |
title_short |
A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual |
title_full |
A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual |
title_fullStr |
A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual |
title_full_unstemmed |
A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual |
title_sort |
A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual |
author |
Luz, José Luís Brandão da |
author_facet |
Luz, José Luís Brandão da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, José Luís Brandão da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kant Piaget Abstracção Construtiva Abertura aos Possíveis Criatividade Equilibração Equilíbrio Esquema Esquematismo Imaginação Reversibilidade |
topic |
Kant Piaget Abstracção Construtiva Abertura aos Possíveis Criatividade Equilibração Equilíbrio Esquema Esquematismo Imaginação Reversibilidade |
description |
O programa piagetiano de uma análise epistemológica do desenvolvimento da inteligência encontra na ideia de equilíbrio o apoio decisivo para evitar as explicações que o situa quer no prolongamento dos dados imediatos da percepção, quer também da intervenção do quadro estático dos esquemas de assimilação do sujeito. O significado deste percurso não se encontra apenas nos resultados terminais da constituição operatória da inteligência. Pelo contrário, procuramos chamar a atenção para o dinamismo que se manifesta em todas as fases do seu desenvolvimento, onde o poder criativo da imaginação se organiza à margem de exigências de teor lógico-matemático, dominantes no ulterior funcionamento operatório do pensamento. Neste contexto, procuramos sublinhar uma continuidade com o projecto kantiano em que a imaginação se torna decisiva para assegurar a apreensão ordenada do mundo. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-06 1994-06-01T00:00:00Z 2012-06-06T15:20:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/1384 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/1384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
«A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual», em "Educação e Realidade", Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação – UFRGS, 19(1) (1994), pp. 61-70. 0100-3143 (impresso) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130687971786752 |