Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18300 |
Resumo: | O presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa em torno da importância do brincar. O relatório refere a ação educativa desenvolvida, com recurso ao caderno de formação, sustentado na metodologia de investigação-ação que conduziu à utilização de instrumentos de análise como resposta às problemáticas encontradas. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação das escalas da ITERS e da ECERS, para analisar e refletir acerca do ambiente educativo, e foram ainda realizadas entrevistas às educadoras, pais e crianças a fim de compreender de que forma as educadoras e pais apoiavam as crianças na brincadeira. Os resultados mostram que em ambos os contextos, as crianças se mostravam bastante interessadas pela exploração de diferentes e novos materiais, aumentando desta forma a sua criatividade e imaginação. Foi evidenciado o papel do adulto enquanto mediador das interações criança-criança no processo de aprendizagem; Supervised Teaching Practice in Preschool Education: The Importance of Play in Childhood Education Abstract: This report done within the course units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Garden - of - Childhood proposes a reflective and investigative approach on the importance of play. The report refers to the educational action developed , using the training notebook , supported the research - action methodology that led to the use of analytical tools in response to problems encountered. The methodology of action-research was based on the application of the scales of ITERS and ECERS to analyze and reflect on the educational environment , and interviews were also carried out to educators , parents and children in order to understand how educators and parents supporting children in play. The results show that in both contexts, the children showed very interested in the exploration of different and new materials, thus increasing your creativity and imagination. The adult's role as mediator of child-child interactions in the learning process was evident . |
id |
RCAP_d7fd72417e9b0d718a78a9d1a8d86995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infânciaBrincarCriançasAprenderEducadorDesenvolvimentoPlayingChildrenLearningEducator developmentO presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa em torno da importância do brincar. O relatório refere a ação educativa desenvolvida, com recurso ao caderno de formação, sustentado na metodologia de investigação-ação que conduziu à utilização de instrumentos de análise como resposta às problemáticas encontradas. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação das escalas da ITERS e da ECERS, para analisar e refletir acerca do ambiente educativo, e foram ainda realizadas entrevistas às educadoras, pais e crianças a fim de compreender de que forma as educadoras e pais apoiavam as crianças na brincadeira. Os resultados mostram que em ambos os contextos, as crianças se mostravam bastante interessadas pela exploração de diferentes e novos materiais, aumentando desta forma a sua criatividade e imaginação. Foi evidenciado o papel do adulto enquanto mediador das interações criança-criança no processo de aprendizagem; Supervised Teaching Practice in Preschool Education: The Importance of Play in Childhood Education Abstract: This report done within the course units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Garden - of - Childhood proposes a reflective and investigative approach on the importance of play. The report refers to the educational action developed , using the training notebook , supported the research - action methodology that led to the use of analytical tools in response to problems encountered. The methodology of action-research was based on the application of the scales of ITERS and ECERS to analyze and reflect on the educational environment , and interviews were also carried out to educators , parents and children in order to understand how educators and parents supporting children in play. The results show that in both contexts, the children showed very interested in the exploration of different and new materials, thus increasing your creativity and imagination. The adult's role as mediator of child-child interactions in the learning process was evident .Universidade de Évora2016-04-19T13:37:29Z2016-04-192016-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18300http://hdl.handle.net/10174/18300TID:201122812porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojaninhapf@hotmail.com672Pereira, Joana Maria Falcatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:13.475661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância Pereira, Joana Maria Falcato Brincar Crianças Aprender Educador Desenvolvimento Playing Children Learning Educator development |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância |
author |
Pereira, Joana Maria Falcato |
author_facet |
Pereira, Joana Maria Falcato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Joana Maria Falcato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Crianças Aprender Educador Desenvolvimento Playing Children Learning Educator development |
topic |
Brincar Crianças Aprender Educador Desenvolvimento Playing Children Learning Educator development |
description |
O presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa em torno da importância do brincar. O relatório refere a ação educativa desenvolvida, com recurso ao caderno de formação, sustentado na metodologia de investigação-ação que conduziu à utilização de instrumentos de análise como resposta às problemáticas encontradas. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação das escalas da ITERS e da ECERS, para analisar e refletir acerca do ambiente educativo, e foram ainda realizadas entrevistas às educadoras, pais e crianças a fim de compreender de que forma as educadoras e pais apoiavam as crianças na brincadeira. Os resultados mostram que em ambos os contextos, as crianças se mostravam bastante interessadas pela exploração de diferentes e novos materiais, aumentando desta forma a sua criatividade e imaginação. Foi evidenciado o papel do adulto enquanto mediador das interações criança-criança no processo de aprendizagem; Supervised Teaching Practice in Preschool Education: The Importance of Play in Childhood Education Abstract: This report done within the course units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Garden - of - Childhood proposes a reflective and investigative approach on the importance of play. The report refers to the educational action developed , using the training notebook , supported the research - action methodology that led to the use of analytical tools in response to problems encountered. The methodology of action-research was based on the application of the scales of ITERS and ECERS to analyze and reflect on the educational environment , and interviews were also carried out to educators , parents and children in order to understand how educators and parents supporting children in play. The results show that in both contexts, the children showed very interested in the exploration of different and new materials, thus increasing your creativity and imagination. The adult's role as mediator of child-child interactions in the learning process was evident . |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-19T13:37:29Z 2016-04-19 2016-03-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18300 http://hdl.handle.net/10174/18300 TID:201122812 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18300 |
identifier_str_mv |
TID:201122812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação janinhapf@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136584452276224 |