A importância do brincar na creche e no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Alexandra e Silva dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23000
Resumo: Este relatório descreve o meu projeto de Investigação-Ação, realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O seu objetivo foi o de compreender qual o lugar que o brincar ocupa nas salas de creche e jardim de infância, como brincam as crianças, e como podemos, enquanto educadores, promover a brincadeira nestes contextos. Observei crianças em quatro grupos distintos (dois grupos de creche e dois de jardim de infância), num intervalo de idades dos 4 meses aos 6 anos. O estudo foi realizado utilizando, essencialmente, a observação direta e as notas de campo, recolhidas em momentos de atividade lúdica. Constatei que nem sempre o brincar é valorizado, principalmente no seio das instituições cuja rotina é muito estruturada, e onde se privilegia a produção de trabalhos, comprometendo o tempo para brincar. Daqui resulta uma redução do tempo destinado ao brincar, não permitindo, em muitos casos, um desenvolvimento das brincadeiras de forma a complexificá-las. Isto acontece, sobretudo, em jardim de infância, sendo que em creche ainda existe tempo e espaço para o brincar, desde logo porque a relação da criança com o mundo da brincadeira começa muito cedo, através da exploração do seu próprio corpo, que é ao mesmo tempo uma forma de se expressar e de brincar, assim como uma forma de se conhecer a si própria e ao meio ambiente. Enquanto brinca, a criança exprime-se livremente e retira prazer das experiências que realiza. As capacidades e aprendizagens que o brincar proporciona são variadas e possibilitam dotar as crianças de competências físicas, pessoais, relacionais, cognitivas e técnicas, tornando-as capazes de transformar o mundo que as rodeia, com sentido crítico e positivo.
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