RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rola, Diogo Daniel Torres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101441
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_543c2ad1f936bd0f274728a0a6aaa09c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”EPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP, DEVELOPED IN BASIC SCHOOL OF VILARINHO DO BAIRRO, WITH CLASS A OF 9TH GRADE, IN THE YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022 "COMPARISON OF AEROBIC FITNESS BY GENDER, PRACTICING AND NOT PRACTICING FEDERATED SPORT, IN 8TH AND 9TH GRADE STUDENTS".Estágio PedagógicoPrática PedagógicaEducação FísicaReflexãoPedagogical InternshipPhysical EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório Final de Estágio Pedagógico é o resultado de uma reflexão e análise crítica sobre a nossa prática pedagógica, no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico (EP) realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro (EBVB), em Anadia, no ano letivo de 2021/2022, junto da turma A do 9ºano de escolaridade, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra(FCDEF-UC).Este relatório baseia-se nas aprendizagens adquiridas ao longo do Estágio Pedagógico e está estruturado em três capítulos distintos.O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e administração escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “Comparação da Aptidão Aeróbia por género, praticantes e não praticantes de desporto federado, em alunos do 8º e 9º ano”. A escolha deste estudo prendeu se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber qual o impacto das nossas aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos.This Final Report of Pedagogical Internship is the result of a critical reflection and analysis of our pedagogical practice, within the scope of the Pedagogical Internship Curricular Unit carried out at Escola Básica de Vilarinho do Bairro, in Anadia, in the school year 2021/2022, with class A of the 9th grade, as part of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education by the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.This report is based on the learning acquired during the Pedagogical Training Course and is structured in three distinct chapters.The first chapter refers to the contextualization of the practice developed, where a personal framework is made, the initial expectations are exposed and the characterization of the context is presented. The second chapter is devoted to the reflective analysis of pedagogical practice, which includes planning, implementation, evaluation procedures, organization and school administration, projects and partnerships, dilemma issues and ethical-professional attitude. The third and last chapter portrays the deepening of a contextualized theme/problem, entitled "Comparison of Aerobic Fitness by gender, practicing and not practicing federated sports, in 8th and 9th grade students". The choice of this study was due to the fact that we are in a pandemic period, which has further damaged the sporting habits of young people and, in this sense, we wanted to understand the impact of our Physical Education classes on students' aerobic fitness.2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101441http://hdl.handle.net/10316/101441TID:203055071porRola, Diogo Daniel Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:55:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:37.995045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”
EPORT OF PEDAGOGICAL INTERNSHIP, DEVELOPED IN BASIC SCHOOL OF VILARINHO DO BAIRRO, WITH CLASS A OF 9TH GRADE, IN THE YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022 "COMPARISON OF AEROBIC FITNESS BY GENDER, PRACTICING AND NOT PRACTICING FEDERATED SPORT, IN 8TH AND 9TH GRADE STUDENTS".
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”
Rola, Diogo Daniel Torres
Estágio Pedagógico
Prática Pedagógica
Educação Física
Reflexão
Pedagogical Internship
Physical Education
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, COM A TURMA A DO 9º ANO, NO ANO LETIVO DE 2021/2022 “COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA POR GÉNERO, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DESPORTO FEDERADO, EM ALUNOS DO 8º E 9º ANO”
author Rola, Diogo Daniel Torres
author_facet Rola, Diogo Daniel Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rola, Diogo Daniel Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Prática Pedagógica
Educação Física
Reflexão
Pedagogical Internship
Physical Education
topic Estágio Pedagógico
Prática Pedagógica
Educação Física
Reflexão
Pedagogical Internship
Physical Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101441
http://hdl.handle.net/10316/101441
TID:203055071
url http://hdl.handle.net/10316/101441
identifier_str_mv TID:203055071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134080494731264