A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43423 |
Resumo: | A presente dissertação é realizada no âmbito do segundo ano do Mestrado de Marketing e Negócios Internacionais, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, tendo como visão examinar a influência da música enquanto ferramenta de marketing no comportamento do consumidor. De facto, o desenvolvimento do marketing sensorial conseguiu captar a atenção de profissionais de marketing. A transferência do conhecimento científico direcionado para o setor empresarial evidencia a aplicação cada vez mais frequente de técnicas de marketing sensorial em estabelecimentos comerciais, mais especificamente, os profissionais de marketing utilizam diferentes técnicas para melhorar a experiência do consumidor através dos seus sentidos. Todos os dias os indivíduos são expostos a uma incrível quantidade de sons, que fazem do ouvido uma área muito desenvolvida. Do breve tema musical de uma rádio ao som da Microsoft que se ouve ao ligar um computador, os profissionais de marketing conseguiram despertar o subconsciente, ao moldar pensamentos, julgamentos e comportamentos. Este estudo utiliza uma metodologia mista – qualitativa e quantitativa - através da Análise Comparativa Qualitativa e um Inquérito por Questionário, respetivamente. Os resultados demonstram uma grande influência da música no comportamento, atitude e experiência de compra do consumidor. |
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A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalhoMarketingMarketing sensorialMúsicaEstratégiaA presente dissertação é realizada no âmbito do segundo ano do Mestrado de Marketing e Negócios Internacionais, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, tendo como visão examinar a influência da música enquanto ferramenta de marketing no comportamento do consumidor. De facto, o desenvolvimento do marketing sensorial conseguiu captar a atenção de profissionais de marketing. A transferência do conhecimento científico direcionado para o setor empresarial evidencia a aplicação cada vez mais frequente de técnicas de marketing sensorial em estabelecimentos comerciais, mais especificamente, os profissionais de marketing utilizam diferentes técnicas para melhorar a experiência do consumidor através dos seus sentidos. Todos os dias os indivíduos são expostos a uma incrível quantidade de sons, que fazem do ouvido uma área muito desenvolvida. Do breve tema musical de uma rádio ao som da Microsoft que se ouve ao ligar um computador, os profissionais de marketing conseguiram despertar o subconsciente, ao moldar pensamentos, julgamentos e comportamentos. Este estudo utiliza uma metodologia mista – qualitativa e quantitativa - através da Análise Comparativa Qualitativa e um Inquérito por Questionário, respetivamente. Os resultados demonstram uma grande influência da música no comportamento, atitude e experiência de compra do consumidor.Simões, Paulo Fernando Pereira FabiãoRepositório ComumJacinto, Tamar Gabriela Bento2023-01-27T18:02:32Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43423TID:203199251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-02T02:16:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:59.695439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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