A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Tamar Gabriela Bento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43423
Resumo: A presente dissertação é realizada no âmbito do segundo ano do Mestrado de Marketing e Negócios Internacionais, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, tendo como visão examinar a influência da música enquanto ferramenta de marketing no comportamento do consumidor. De facto, o desenvolvimento do marketing sensorial conseguiu captar a atenção de profissionais de marketing. A transferência do conhecimento científico direcionado para o setor empresarial evidencia a aplicação cada vez mais frequente de técnicas de marketing sensorial em estabelecimentos comerciais, mais especificamente, os profissionais de marketing utilizam diferentes técnicas para melhorar a experiência do consumidor através dos seus sentidos. Todos os dias os indivíduos são expostos a uma incrível quantidade de sons, que fazem do ouvido uma área muito desenvolvida. Do breve tema musical de uma rádio ao som da Microsoft que se ouve ao ligar um computador, os profissionais de marketing conseguiram despertar o subconsciente, ao moldar pensamentos, julgamentos e comportamentos. Este estudo utiliza uma metodologia mista – qualitativa e quantitativa - através da Análise Comparativa Qualitativa e um Inquérito por Questionário, respetivamente. Os resultados demonstram uma grande influência da música no comportamento, atitude e experiência de compra do consumidor.
id RCAP_d81c22bc580bcd1ad33120150e02e074
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalhoMarketingMarketing sensorialMúsicaEstratégiaA presente dissertação é realizada no âmbito do segundo ano do Mestrado de Marketing e Negócios Internacionais, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, tendo como visão examinar a influência da música enquanto ferramenta de marketing no comportamento do consumidor. De facto, o desenvolvimento do marketing sensorial conseguiu captar a atenção de profissionais de marketing. A transferência do conhecimento científico direcionado para o setor empresarial evidencia a aplicação cada vez mais frequente de técnicas de marketing sensorial em estabelecimentos comerciais, mais especificamente, os profissionais de marketing utilizam diferentes técnicas para melhorar a experiência do consumidor através dos seus sentidos. Todos os dias os indivíduos são expostos a uma incrível quantidade de sons, que fazem do ouvido uma área muito desenvolvida. Do breve tema musical de uma rádio ao som da Microsoft que se ouve ao ligar um computador, os profissionais de marketing conseguiram despertar o subconsciente, ao moldar pensamentos, julgamentos e comportamentos. Este estudo utiliza uma metodologia mista – qualitativa e quantitativa - através da Análise Comparativa Qualitativa e um Inquérito por Questionário, respetivamente. Os resultados demonstram uma grande influência da música no comportamento, atitude e experiência de compra do consumidor.Simões, Paulo Fernando Pereira FabiãoRepositório ComumJacinto, Tamar Gabriela Bento2023-01-27T18:02:32Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43423TID:203199251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-02T02:16:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:59.695439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho
title A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho
spellingShingle A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho
Jacinto, Tamar Gabriela Bento
Marketing
Marketing sensorial
Música
Estratégia
title_short A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho
title_full A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho
title_fullStr A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho
title_full_unstemmed A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho
title_sort A música como ferramenta de marketing: o caso do comportamento do consumidor nas lojas de retalho
author Jacinto, Tamar Gabriela Bento
author_facet Jacinto, Tamar Gabriela Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Paulo Fernando Pereira Fabião
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Tamar Gabriela Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing sensorial
Música
Estratégia
topic Marketing
Marketing sensorial
Música
Estratégia
description A presente dissertação é realizada no âmbito do segundo ano do Mestrado de Marketing e Negócios Internacionais, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, tendo como visão examinar a influência da música enquanto ferramenta de marketing no comportamento do consumidor. De facto, o desenvolvimento do marketing sensorial conseguiu captar a atenção de profissionais de marketing. A transferência do conhecimento científico direcionado para o setor empresarial evidencia a aplicação cada vez mais frequente de técnicas de marketing sensorial em estabelecimentos comerciais, mais especificamente, os profissionais de marketing utilizam diferentes técnicas para melhorar a experiência do consumidor através dos seus sentidos. Todos os dias os indivíduos são expostos a uma incrível quantidade de sons, que fazem do ouvido uma área muito desenvolvida. Do breve tema musical de uma rádio ao som da Microsoft que se ouve ao ligar um computador, os profissionais de marketing conseguiram despertar o subconsciente, ao moldar pensamentos, julgamentos e comportamentos. Este estudo utiliza uma metodologia mista – qualitativa e quantitativa - através da Análise Comparativa Qualitativa e um Inquérito por Questionário, respetivamente. Os resultados demonstram uma grande influência da música no comportamento, atitude e experiência de compra do consumidor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-27T18:02:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43423
TID:203199251
url http://hdl.handle.net/10400.26/43423
identifier_str_mv TID:203199251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130931394510848