Atitudes em relação à matemática: um estudo no 2.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luzita, João Miguel Calheiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9572
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Atitudes em relação à matemática: um estudo no 2.º cicloAtitudesCooperativoSucessoAttitudes toward mathematicsCooperative teachingSchool successRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoNos nossos dias, o ensino tradicional deixa cada vez mais de surgir efeito, o ensino deixou de ser uma simples transferência de conhecimentos. Existe cada vez mais a necessidade de produzir atividades e modos de trabalho que incentivem e motivem os alunos a estar mais empenhados e interessados. Este trabalho procura descrever e analisar de forma reflexiva o período de intervenção decorrida nos contextos de 1.º e 2.º CEB, tendo esta decorrido em instituições públicas numa turma de 1.ºano e numa turma de 6.ºano. O presente relatório integra um estudo realizado no contexto da PES II, intitulado “Atitudes em relação à Matemática: Um estudo no 2.º Ciclo”, que teve como objetivo estudar os fatores que influenciam as atitudes dos alunos do 2.º Ciclo em relação à Matemática. Determinaram-se como questões específicas do estudo: (i) Que atitudes manifestam os alunos em relação à Matemática?; (ii) Qual a influência do trabalho a pares nas atitudes dos alunos em relação à Matemática?; (iii) Qual a influência do trabalho com tarefas de exploração nas atitudes dos alunos em relação à Matemática?; (iv) Que outros fatores influenciam as atitudes que os alunos têm em relação à Matemática?. Para este estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa, privilegiando-se o inquérito por questionário e da entrevista como técnicas de recolha de dados. O tratamento de dados foi realizado com recurso a técnicas de estatística descritiva e a análise de conteúdo. A partir da análise e discussão dos resultados foi possível determinar que a maioria dos alunos tem uma visão utilitarista em relação à Matemática. Verificou-se que o tipo de atividades e a modalidade de trabalho têm influência sobre as atitudes dos alunos, na medida em que se sentem mais recetivos a atividades de cariz exploratório e prático. O trabalho a pares, por sua vez, dá segurança e confiança aos alunos, permitindo a partilha de experiências e de opiniões, influenciando-os positivamente e proporcionando uma maior motivação para trabalhar. Identificaram-se também outros fatores, tais como: a contextualização dos exercícios; a leitura e explicação clara do enunciado; e o feedback do professor. Concluiu-se que a utilização de diferentes modalidades de trabalho proporciona uma evolução positiva nas atitudes dos alunos em relação à Matemática.ABSTRACT Nowadays, traditional teaching is becoming more and more ineffective, teaching is no longer simply a transfer of knowledge. There is an increasing need to produce activities and ways of working that encourage and motivate students to be more engaged and interested. This paper aims to describe and analyze in a reflective way the intervention period elapsed in the contexts of 1st and 2nd CEB, which took place in public institutions in a 1st grade class and in a 6th grade class. This report is part of a study carried out in the context of PES II, entitled "Attitudes towards Mathematics: A Study in the 2nd Cycle", whose objective was to study the factors that influence the attitudes of students of the 2nd Cycle in relation to Mathematics . The study's specific questions were: (i) What attitudes do pupils express about Mathematics?; (ii) What is the influence of peer work on students' attitudes towards mathematics?; (iii) What is the influence of work with exploratory tasks on students' attitudes towards mathematics?; (iv) What other factors influence students' attitudes toward Mathematics? For this study, a methodology of quantitative and qualitative nature was used, focusing on the questionnaire survey and the interview as techniques of data collection. Data processing was performed using descriptive statistics techniques and content analysis. From the analysis and discussion of the results it was possible to determine that the majority of students have a utilitarian view regarding Mathematics. It was verified that the type of activities and the modality of work influence the attitudes of the students, as they feel more receptive to exploratory and practical activities. Peer work, in turn, gives students confidence and confidence, allowing them to share experiences and opinions, influencing them positively and providing them with a greater motivation to work. Other factors were identified, such as: contextualization of the exercises; the reading and clear explanation of the statement; and teacher feedback. It was concluded that the use of different modalities of work provides a positive evolution in students' attitudes toward Mathematics.Rodrigues, MargaridaRCIPLLuzita, João Miguel Calheiros2019-02-22T11:21:01Z2018-12-212018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9572TID:202105709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:07.300385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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