Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formas, Luís Manuel Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4135
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_d82e3715afab7454aedb6c91c39974f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre géneroAutonomia moralMoralAutonomiaHeteronomiaJuízo moralMoral autonomyMoralAutonomyHeteronomyMoral judgementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioNeste trabalho, analisa-se a influência do género sobre a autonomia moral, tendo como principais influências as teorias de Piaget e Kohlberg. Para o efeito, é utilizada uma amostra constituída por 34 crianças de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, que frequentam uma escola pública do ensino básico. Como instrumento de avaliação utilizou-se a escala de Kurtines e Pimm (1983), que foi adaptada à população portuguesa (Fonseca, 1987). De acordo com os resultados obtidos, a diferença esperada entre géneros no tipo de respostas não se verificou nas três primeiras histórias, ou seja, o tipo de resposta moral não diferiu significativamente em função do género. No entanto, a quarta história não se enquadrou nestes resultados; nela foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os géneros e entre as diferentes idades. Surpreendentemente, a quarta história demonstrou influenciar significativamente o tipo de resposta.ABSTRACT: In this work, we examine the influence of gender on moral autonomy, within the influence of the theories of Piaget and Kohlberg. To that end, participated in this study 34 children of both genders, aged between 6 and 9 years, who attend public schools of elementary education. The scale of Kurtines and Pimm (1983), adapted to the Portuguese population (Fonseca, 1987) was used. According to the results, the expected difference between genders in first three stories was not observed; the kind of response did not differ significantly. However, the fourth story does not fit in these results: there were statistically significant differences between the sexes and between different ages. Surprisingly, the fourth story has a significant influence in the type of response.Aguiar, CecíliaRepositório do ISPAFormas, Luís Manuel Martins2015-11-26T20:24:37Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:57.812384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género
title Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género
spellingShingle Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género
Formas, Luís Manuel Martins
Autonomia moral
Moral
Autonomia
Heteronomia
Juízo moral
Moral autonomy
Moral
Autonomy
Heteronomy
Moral judgement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género
title_full Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género
title_fullStr Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género
title_full_unstemmed Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género
title_sort Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género
author Formas, Luís Manuel Martins
author_facet Formas, Luís Manuel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Cecília
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Formas, Luís Manuel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia moral
Moral
Autonomia
Heteronomia
Juízo moral
Moral autonomy
Moral
Autonomy
Heteronomy
Moral judgement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Autonomia moral
Moral
Autonomia
Heteronomia
Juízo moral
Moral autonomy
Moral
Autonomy
Heteronomy
Moral judgement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2015-11-26T20:24:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4135
url http://hdl.handle.net/10400.12/4135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130081109475328