Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/35293 |
Resumo: | O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projecto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização teórica do ensino da guitarra em Portugal, do ensino de música moderna e do modernismo com o objectivo de demonstrar a importância deste repertório no ensino da guitarra. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório moderno nos primeiros anos de aprendizagem. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projecto decorreram na escola OSMOPE. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2021/ 2022 nesta mesma instituição. |
id |
RCAP_d833209c394399eab147b2e14ed11fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/35293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de casoMúsica modernaGuitarraEnsinoIniciaçãoO presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projecto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização teórica do ensino da guitarra em Portugal, do ensino de música moderna e do modernismo com o objectivo de demonstrar a importância deste repertório no ensino da guitarra. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório moderno nos primeiros anos de aprendizagem. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projecto decorreram na escola OSMOPE. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2021/ 2022 nesta mesma instituição.This Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the second year of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Aveiro, is divided into two parts: (I) Educational Project and (II) Supervised Teaching Practice Report. The first part consists of a theoretical contextualization of guitar teaching in Portugal, the teaching of modern music and modernism with the aim of demonstrating the importance of this repertoire in guitar teaching. It is also intended to understand and suggest strategies for approaching the modern repertoire in the first years of learning. The analysis of this procedure in a school context and the implementation of this project took place at the school Curso de Música Silva Monteiro. The second part of this paper reports on the Supervised Teaching Practice that took place in the school year 2021/ 2022 at the same institution.2022-11-24T13:49:33Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35293porDomingues, Francisco Berény Teixeira Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:56Zoai:ria.ua.pt:10773/35293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:20.271050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso |
title |
Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso |
spellingShingle |
Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes Música moderna Guitarra Ensino Iniciação |
title_short |
Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso |
title_full |
Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso |
title_fullStr |
Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso |
title_sort |
Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso |
author |
Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes |
author_facet |
Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música moderna Guitarra Ensino Iniciação |
topic |
Música moderna Guitarra Ensino Iniciação |
description |
O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projecto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização teórica do ensino da guitarra em Portugal, do ensino de música moderna e do modernismo com o objectivo de demonstrar a importância deste repertório no ensino da guitarra. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório moderno nos primeiros anos de aprendizagem. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projecto decorreram na escola OSMOPE. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2021/ 2022 nesta mesma instituição. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-24T13:49:33Z 2022-07-19T00:00:00Z 2022-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/35293 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/35293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137718146433024 |