Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35293
Resumo: O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projecto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização teórica do ensino da guitarra em Portugal, do ensino de música moderna e do modernismo com o objectivo de demonstrar a importância deste repertório no ensino da guitarra. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório moderno nos primeiros anos de aprendizagem. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projecto decorreram na escola OSMOPE. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2021/ 2022 nesta mesma instituição.
id RCAP_d833209c394399eab147b2e14ed11fed
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/35293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de casoMúsica modernaGuitarraEnsinoIniciaçãoO presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projecto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização teórica do ensino da guitarra em Portugal, do ensino de música moderna e do modernismo com o objectivo de demonstrar a importância deste repertório no ensino da guitarra. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório moderno nos primeiros anos de aprendizagem. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projecto decorreram na escola OSMOPE. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2021/ 2022 nesta mesma instituição.This Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the second year of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Aveiro, is divided into two parts: (I) Educational Project and (II) Supervised Teaching Practice Report. The first part consists of a theoretical contextualization of guitar teaching in Portugal, the teaching of modern music and modernism with the aim of demonstrating the importance of this repertoire in guitar teaching. It is also intended to understand and suggest strategies for approaching the modern repertoire in the first years of learning. The analysis of this procedure in a school context and the implementation of this project took place at the school Curso de Música Silva Monteiro. The second part of this paper reports on the Supervised Teaching Practice that took place in the school year 2021/ 2022 at the same institution.2022-11-24T13:49:33Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35293porDomingues, Francisco Berény Teixeira Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:56Zoai:ria.ua.pt:10773/35293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:20.271050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
title Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
spellingShingle Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes
Música moderna
Guitarra
Ensino
Iniciação
title_short Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
title_full Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
title_fullStr Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
title_full_unstemmed Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
title_sort Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
author Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes
author_facet Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Música moderna
Guitarra
Ensino
Iniciação
topic Música moderna
Guitarra
Ensino
Iniciação
description O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projecto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização teórica do ensino da guitarra em Portugal, do ensino de música moderna e do modernismo com o objectivo de demonstrar a importância deste repertório no ensino da guitarra. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório moderno nos primeiros anos de aprendizagem. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projecto decorreram na escola OSMOPE. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2021/ 2022 nesta mesma instituição.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24T13:49:33Z
2022-07-19T00:00:00Z
2022-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/35293
url http://hdl.handle.net/10773/35293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137718146433024