Relatório de estágio. O jogo como promotor da aprendizagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sílvia Cristina Matos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18572
Resumo: A presente dissertação divide-se em duas partes, a primeira dedicada ao relatório relativo ao estágio pedagógico e a segunda ao trabalho de investigação na prática pedagógica. O relatório de estágio traduz o trabalho desenvolvido no âmbito da prática pedagógica supervisionada, incluindo uma breve caraterização do contexto escolar bem como uma reflexão crítica acerca dos aspetos considerados mais relevantes na prática pedagógica. No trabalho de investigação procurou-se compreender a influência da prática e construção de jogos, com conteúdos pertencentes ao programa, na aprendizagem e no desenvolvimento de capacidades matemáticas dos alunos do 10.º ano do Ensino Secundário. Mais concretamente pretendeu-se responder às seguintes questões: 1. Qual o contributo da prática do jogo na aprendizagem e no desenvolvimento de capacidades matemáticas? 2. Qual o comportamento dos alunos em relação à cooperação e à competição durante a prática do jogo e em que medida este comportamento promove a aprendizagem matemática? 3. Quais os momentos do jogo onde os alunos manifestam maiores dificuldades? 4. Em que medida a construção de jogos favorece o aprofundamento de conceitos matemáticos? O estudo segue uma metodologia qualitativa de índole interpretativa desenvolvida em quatro estudos de caso. Foram utilizadas técnicas de recolha de dados baseadas na aplicação de um questionário, na observação de alunos, na realização de entrevistas e na recolha documental. As conclusões alcançadas sugerem que o jogo pode constituir uma ferramenta útil no processo de ensino aprendizagem da matemática de alunos do 10.º ano do Ensino Secundário. Através da prática de jogos, as alunas participantes no estudo trabalharam os conteúdos já lecionados, necessitando de desenvolver o seu conhecimento e algumas capacidades matemáticas para poderem jogar. Quanto à vertente competitiva inerente a qualquer jogo, esta foi promotora do desejo de querer aprender para aumentar as possibilidades de vencer. Por outro lado, as alunas mostraram espírito de cooperação na superação dos obstáculos nos diferentes momentos de jogo. Foi necessário definir, tendo por base modelos de outros autores, um quadro que sintetizasse os momentos da prática dos jogos usados. Em relação às dificuldades evidenciadas, no momento designado debate foi possível evidenciar constrangimentos, principalmente no uso de uma linguagem matemática rigorosa. O estudo sugere ainda que a tarefa de construção de um jogo, na maioria das alunas, resultou na mobilização dos seus conhecimentos e no desenvolvimento de capacidades essenciais à aprendizagem da disciplina de matemática.
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