Experiências de dor e agência na arte: o caso de pintoras da coleção Treger/Saint Silvestre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Rita Veleda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27536
Resumo: Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Antropologia
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O tema, de caráter interdisciplinar, será tratado numa perspetiva antropológica, sendo a antropologia social e cultural complementada por outros pontos de vista, sobretudo da antropologia médica, da história da arte e de outras ciências sociais. A antropologia e a história da arte têm-se esquecido das mulheres pintoras. O campo da art brut, que atualmente se afasta um pouco da definição clássica, eurocêntrica, primitivista e criticável, de Jean Dubuffet, continua a não incluir artistas mulheres em quantidade suficiente, nem a dar-lhes a importância nem o reconhecimento devidos. O conceito engloba pessoas com doenças físicas, psiquiátricas, autodidatas, que trabalham geralmente com materiais simples e com poucos recursos, embora não tenha fronteiras bem definidas com a arte contemporânea. Este continua ainda assim a ser um tema tabu, e abordá-lo de forma científica pode ajudar a superar alguns preconceitos relativos a estas autoras. Os campos da antropologia médica, mais concretamente da antropologia da dor, e textos e obras que tratam do conceito de agencialidade, tornam-se aqui essenciais. Serão analisadas as vidas e um conjunto selecionado de obras da coleção Treger/Saint Silvestre, em depósito no Centro de Arte Oliva: de Marilena Pelosi, Guo Fengyi, Aloïse Corbaz, Jaqueline Barthes e Rosemarie Kocsy, de características diversas e representativas de várias épocas e proveniências geográficas. Procurarei identificar e caracterizar experiências de dor e de agencialidade, buscando elementos comuns e diferenças entre artistas e as suas artes, que enriquecerão a pesquisa.This master’s dissertation in social and cultural anthropology addresses the topic of experiences of pain and agency in a group of female painters. They are part of the Treger/Saint Silvestre art collection of Oliva Art Center in São João da Madeira, Portugal, a peripheric and very dynamic arts centre. They have a very active programming, with regular national and international exhibitions of works from the art brut collection, at renowned institutions. Although this is an interdisciplinary theme, it will be mostly studied from a social and cultural anthropological perspective, complemented by art history, medical anthropology and other social sciences. Anthropology and art history have been neglecting women artists. The field of art brut, which nowadays is a little bit different from the eurocentric and primitivist Jean Dubuffet’s classic definition, continues to ignore women artists, not acknowledging them or their works as they should. It includes people with physical and mental disabilities, autodidacts, etc., people who usually work with very simple materials and not many resources, in limited spaces. Art brut now mingles itself with contemporary art at some points. In spite of this, it is still a taboo subject, and a scientific approach can help to overcome some prejudices related to these female painters. The perspectives of medical anthropology, specifically the anthropology of pain, as well as researches about agency, are essential for the dissertation. I will analyse the lives and works of Marilena Pelosi, Guo Fengyi, Aloïse Corbaz, Jaqueline Barthes and Rosemarie Kocsy, at the Treger/Saint Silvestre collection. These female artists and their paintings live and have lived in different epochs and come from diverse countries in the world. I will try to identify and characterise experiences of pain and agency, searching for both common elements and differences among women and their artworks that will certainly enrich the research.Marina Mendes de Almeida Cunha PignatelliRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Ana Rita Veleda2023-03-30T09:18:19Z2023-02-062023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27536TID:203263227pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T01:32:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:23.187266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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