Acolhimento residencial: A pertinência do mestre em Ciências da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiana Isabel Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85447
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling Acolhimento residencial: A pertinência do mestre em Ciências da EducaçãoResidential refuge: The relevance of the master in Educational SciencesAcolhimentoResidencializaçãoAnálise de NecessidadesCriançasCiências da EducaçãoResidential careInstitutionalizationNeeds AnalysisChildrenEducational SciencesRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA residencialização, uma medida a que se recorre cada vez menos a nível internacional é, porém, uma realidade ainda presente no contexto nacional. Tal facto originou um aumento dos estudos sobre a temática em questão, dado o impacto que esta pode ter na vida e no desenvolvimento de uma criança.O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no Estágio Curricular realizado no Centro de Acolhimento Temporário (CAT) de Cernache, em Coimbra, integrado no Centro Social e Comunitário Nossa Senhora dos Milagres, a fim de se obter o grau de Mestre em Ciências da Educação. Inserido no segundo ano do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o “estágio” pressupõe a realização de um relatório final onde, para além do enquadramento da temática em questão, se descrevem as atividades e projetos desenvolvidos e implementados na instituição de acolhimento. Para além da planificação e dinamização de diversas atividades, foi realizado um estudo empírico, com pré e pós-testes, com o objetivo de se analisar qual a perceção da equipa educativa no que respeita às capacidades e dificuldades das crianças, recorrendo-se ao instrumento Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), e fundamentar a pertinência de um Técnico Superior de Educação neste tipo de resposta social. Previamente à intervenção, o nível de dificuldades superava o nível das capacidades sociais do grupo. A perceção da equipa educativa após a intervenção revela uma melhoria notória a nível das capacidades sociais do grupo de crianças. No entanto, a mesma apreciação mostra um nível de dificuldades piorado ou estagnado. O registo de melhorias foi consolidado através da partilha de feedback positivo e da utilização de estímulos e reforços positivos por parte da equipa educativa que, outrora, não eram utilizados na abordagem às crianças, permitindo um fortalecimento dos vínculos.Concluindo, um Técnico Superior de Educação revela-se pertinente neste contexto, que, pelo seu nível de conhecimentos, competências e capacidades de investigação, planificação, implementação e avaliação de estratégias e metodologias, proporciona um aperfeiçoamento da equipa educativa, indo de encontro ao desenvolvimento natural das crianças.The residentialization, a measure which is being used less and less internationally, is still a reality in the national context. Such fact has led to an increase of studies about this subject, given its impact on the life and development of a child.The objective of this report it to present the work developed during a curricular internship done at Centro de Acolhimento Temporário (CAT) from Cernache, in Coimbra, integrated in the Centro Social e Comunitário Nossa Senhora dos Milagres, with the objective of getting a master's degree in Ciências da Educação. Inserted in the second year of the Master’s degree of the course Ciências da Educação of the Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, this “internship” presupposes the writing of a final report with a detailed analysis of the internship's theme and a description of all the activities and projects developed at the institution where the internship took place.Other than the planning and promotion of several activities, an empirical study, with pre and posttest design, was done with the objective of understanding the educational team's perception of child's capacities and difficulties, using the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), and to understand if a Técnico Superior de Educação would be relevant in this kind of social response.Prior to the intervention, the level of difficulties exceeded the level of social skills of the group. After the intervention, the perception of the educational team shows a notorious improvement in the children’s social skills. However, the same appreciation shows a worsened or stagnated level of difficulties. The registration of improvements was consolidated through sharing of positive feedback and the use of incentives and positive reinforcements by the educational team that, formerly, weren’t used, allowing a strengthening of the bonds.In conclusion, it’s relevant a Técnico Superior de Educação in this context, which, through its level of knowledge, skills and capacities for research, planning, implementation and evaluation of strategies and methodologies, provides an improvement of the educational team, allowing the children’s natural development.2018-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85447http://hdl.handle.net/10316/85447TID:202194450porOliveira, Cristiana Isabel Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-09-13T07:53:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:45.737827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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