A Importância de Trabalhar as Emoções no Acolhimento Residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Susana Micaela Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7980
Resumo: O Acolhimento Residencial tem lugar em casa de acolhimento e, consiste na colocação da criança ou jovem até aos 18 anos, aos cuidados de uma entidade, sendo, por isso, necessário a aplicação de uma medida de promoção e proteção determinada pela CPCJ ou pelo Tribunal. Os seus objetivos estão expostos no Decreto-Lei n.º 164/2019, ainda que seja claro que o objetivo primordial é garantir às crianças e jovens o seu bem-estar e desenvolvimento integral. O mesmo diploma legal reforça a necessidade de se promover um acolhimento residencial qualificado e de qualidade, pelo que neste relatório serão abordados alguns fatores que na literatura são considerados impulsionadores dessa mesma qualidade. No entanto, o que é certo é que as crianças e jovens aquando do acolhimento trazem consigo uma bagagem de experiências, que na maioria das vezes não são as expectáveis, afetando, por conseguinte as suas competências pessoais, sociais e emocionais. Deste modo, o acolhimento residencial deve estabelecer-se como um espaço promotor dessas competências, contribuindo para uma atitude mais resiliente das crianças e jovens acolhidas. Neste seguimento, a promoção da inteligência emocional surge como um método viável para desenvolver essas competências, essenciais para o bem-estar individual e coletivo, facilitando a criação e desenvolvimento de relações saudáveis. Assim sendo, ao longo do relatório será apresentado um projeto de estágio desenvolvido e implementado na Aldeia de Crianças SOS da Guarda com vista à promoção da inteligência emocional.
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