A Importância de Trabalhar as Emoções no Acolhimento Residencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7980 |
Resumo: | O Acolhimento Residencial tem lugar em casa de acolhimento e, consiste na colocação da criança ou jovem até aos 18 anos, aos cuidados de uma entidade, sendo, por isso, necessário a aplicação de uma medida de promoção e proteção determinada pela CPCJ ou pelo Tribunal. Os seus objetivos estão expostos no Decreto-Lei n.º 164/2019, ainda que seja claro que o objetivo primordial é garantir às crianças e jovens o seu bem-estar e desenvolvimento integral. O mesmo diploma legal reforça a necessidade de se promover um acolhimento residencial qualificado e de qualidade, pelo que neste relatório serão abordados alguns fatores que na literatura são considerados impulsionadores dessa mesma qualidade. No entanto, o que é certo é que as crianças e jovens aquando do acolhimento trazem consigo uma bagagem de experiências, que na maioria das vezes não são as expectáveis, afetando, por conseguinte as suas competências pessoais, sociais e emocionais. Deste modo, o acolhimento residencial deve estabelecer-se como um espaço promotor dessas competências, contribuindo para uma atitude mais resiliente das crianças e jovens acolhidas. Neste seguimento, a promoção da inteligência emocional surge como um método viável para desenvolver essas competências, essenciais para o bem-estar individual e coletivo, facilitando a criação e desenvolvimento de relações saudáveis. Assim sendo, ao longo do relatório será apresentado um projeto de estágio desenvolvido e implementado na Aldeia de Crianças SOS da Guarda com vista à promoção da inteligência emocional. |
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A Importância de Trabalhar as Emoções no Acolhimento Residencialacolhimento residencialqualidade do acolhimentoemoçõesinteligência emocionalAldeias de Crianças SOSresidential carequality of residential careemotionsemotional intelligenceSOS Children's VillageO Acolhimento Residencial tem lugar em casa de acolhimento e, consiste na colocação da criança ou jovem até aos 18 anos, aos cuidados de uma entidade, sendo, por isso, necessário a aplicação de uma medida de promoção e proteção determinada pela CPCJ ou pelo Tribunal. Os seus objetivos estão expostos no Decreto-Lei n.º 164/2019, ainda que seja claro que o objetivo primordial é garantir às crianças e jovens o seu bem-estar e desenvolvimento integral. O mesmo diploma legal reforça a necessidade de se promover um acolhimento residencial qualificado e de qualidade, pelo que neste relatório serão abordados alguns fatores que na literatura são considerados impulsionadores dessa mesma qualidade. No entanto, o que é certo é que as crianças e jovens aquando do acolhimento trazem consigo uma bagagem de experiências, que na maioria das vezes não são as expectáveis, afetando, por conseguinte as suas competências pessoais, sociais e emocionais. Deste modo, o acolhimento residencial deve estabelecer-se como um espaço promotor dessas competências, contribuindo para uma atitude mais resiliente das crianças e jovens acolhidas. Neste seguimento, a promoção da inteligência emocional surge como um método viável para desenvolver essas competências, essenciais para o bem-estar individual e coletivo, facilitando a criação e desenvolvimento de relações saudáveis. Assim sendo, ao longo do relatório será apresentado um projeto de estágio desenvolvido e implementado na Aldeia de Crianças SOS da Guarda com vista à promoção da inteligência emocional.The Residential Fostering takes place in a foster home and consists in placing the child or young person until 18 years old in the care of an entity, being therefore necessary the application of a promotion and protection measure determined by CPCJ or by the Court. Its objectives are set out in the Decree-Law 164/2019, although it is clear that the primary objective is to ensure the children and young their well-being and full development. The same legal diploma reinforces the need to promote a qualified and quality residential care, so this report will address some factors that in the literature are considered drivers of that same quality. However, what is certain is that children and young people in foster care bring with them a baggage of experiences, which in most cases are not the expected ones, thus affecting their personal, social and emotional skills. In this way, residential care should be established as a space promoting these skills, contributing to a more resilient attitude among the children and young people in care. Following on from this, the promotion of emotional intelligence emerges as a viable method to develop these skills, essential for individual and collective well-being, facilitating the creation and development of healthy relationships. Therefore, this report will present an internship project developed and implemented in the SOS Children's Village of Guarda with a view to promoting emotional intelligence.Amante, Maria JoãoFonseca, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Susana Micaela Gomes2023-01-312026-01-31T00:00:00Z2023-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7980TID:203370902porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T02:31:57Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:09.284340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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