Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto,Ivo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes,Felisbela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542014000400007
Resumo: A emergência dos smartphones e dos tablets, como veículos no processo informativo, é um dos tópicos mais discutidos no contexto do jornalismo digital (Aguado & Martinez, 2008; Westlund, 2013; Batsell, 2012). A ubiquidade, a mobilidade, a interatividade e o perfil multimédia destes dois aparelhos são características que os tornam importantes no contexto da sociedade da informação. Para além disso, há que ter em conta as novas oportunidades que se levantam para um consumo mais ativo por parte das audiências. De que forma é que estas oportunidades estão a ser aproveitadas pelos diferentes media? É esta pergunta que orienta a nossa investigação. Através da narração de quatro partidas da fase final da Liga dos Campeões de 2013 nas aplicação para o iPhone criadas pelo Maisfutebol, Sky Sports e Marca intentaremos responder a esta pertinente pergunta. A evolução que estes aparelhos sofreram a longo dos últimos anos tornam possível a sua utilização no campo da informação. Esta oportunidade foi aproveitada pelos mais diversos tipos de media que lançaram aplicações especificamente desenvolvidas para estas plataformas, que se vão assumindo como um terceiro ecrã informativo, depois da TV e do computador (Orgad, 2009). Neste contexto, surgem novas rotinas produtivas e um novo modo de nos relacionarmos com os conteúdos informativos. As barreiras temporais e os limites espaciais foram quebrados, podendo a informação estar disponível em qualquer lugar, num tempo fixado por nós e em diferentes formatos. O trabalho apresentado está inserido no projeto de doutoramento: “Informação 4G: Os desafios que as tecnologias móveis colocam no campo da informação”(FCT: SFRH/BD/87763/2012), que tem como uma das suas premissas acompanhar a adaptação dos diferentes media à emergência dos dispositivos de comunicação móvel na sociedade da informação.
id RCAP_d8565abb916f44ba67335379ce536b60
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-59542014000400007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhoneiPhoneInformação móvelMaisfutebolSky SportsMarcaA emergência dos smartphones e dos tablets, como veículos no processo informativo, é um dos tópicos mais discutidos no contexto do jornalismo digital (Aguado & Martinez, 2008; Westlund, 2013; Batsell, 2012). A ubiquidade, a mobilidade, a interatividade e o perfil multimédia destes dois aparelhos são características que os tornam importantes no contexto da sociedade da informação. Para além disso, há que ter em conta as novas oportunidades que se levantam para um consumo mais ativo por parte das audiências. De que forma é que estas oportunidades estão a ser aproveitadas pelos diferentes media? É esta pergunta que orienta a nossa investigação. Através da narração de quatro partidas da fase final da Liga dos Campeões de 2013 nas aplicação para o iPhone criadas pelo Maisfutebol, Sky Sports e Marca intentaremos responder a esta pertinente pergunta. A evolução que estes aparelhos sofreram a longo dos últimos anos tornam possível a sua utilização no campo da informação. Esta oportunidade foi aproveitada pelos mais diversos tipos de media que lançaram aplicações especificamente desenvolvidas para estas plataformas, que se vão assumindo como um terceiro ecrã informativo, depois da TV e do computador (Orgad, 2009). Neste contexto, surgem novas rotinas produtivas e um novo modo de nos relacionarmos com os conteúdos informativos. As barreiras temporais e os limites espaciais foram quebrados, podendo a informação estar disponível em qualquer lugar, num tempo fixado por nós e em diferentes formatos. O trabalho apresentado está inserido no projeto de doutoramento: “Informação 4G: Os desafios que as tecnologias móveis colocam no campo da informação”(FCT: SFRH/BD/87763/2012), que tem como uma das suas premissas acompanhar a adaptação dos diferentes media à emergência dos dispositivos de comunicação móvel na sociedade da informação.OberCom2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542014000400007Observatorio (OBS*) v.8 n.4 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542014000400007Neto,IvoLopes,Felisbelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:22:07Zoai:scielo:S1646-59542014000400007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:28:54.496816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone
title Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone
spellingShingle Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone
Neto,Ivo
iPhone
Informação móvel
Maisfutebol
Sky Sports
Marca
title_short Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone
title_full Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone
title_fullStr Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone
title_full_unstemmed Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone
title_sort Do estádio para a mão: A narração dos jogos da fase final da Liga dos Campeões através das apps para o iPhone
author Neto,Ivo
author_facet Neto,Ivo
Lopes,Felisbela
author_role author
author2 Lopes,Felisbela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto,Ivo
Lopes,Felisbela
dc.subject.por.fl_str_mv iPhone
Informação móvel
Maisfutebol
Sky Sports
Marca
topic iPhone
Informação móvel
Maisfutebol
Sky Sports
Marca
description A emergência dos smartphones e dos tablets, como veículos no processo informativo, é um dos tópicos mais discutidos no contexto do jornalismo digital (Aguado & Martinez, 2008; Westlund, 2013; Batsell, 2012). A ubiquidade, a mobilidade, a interatividade e o perfil multimédia destes dois aparelhos são características que os tornam importantes no contexto da sociedade da informação. Para além disso, há que ter em conta as novas oportunidades que se levantam para um consumo mais ativo por parte das audiências. De que forma é que estas oportunidades estão a ser aproveitadas pelos diferentes media? É esta pergunta que orienta a nossa investigação. Através da narração de quatro partidas da fase final da Liga dos Campeões de 2013 nas aplicação para o iPhone criadas pelo Maisfutebol, Sky Sports e Marca intentaremos responder a esta pertinente pergunta. A evolução que estes aparelhos sofreram a longo dos últimos anos tornam possível a sua utilização no campo da informação. Esta oportunidade foi aproveitada pelos mais diversos tipos de media que lançaram aplicações especificamente desenvolvidas para estas plataformas, que se vão assumindo como um terceiro ecrã informativo, depois da TV e do computador (Orgad, 2009). Neste contexto, surgem novas rotinas produtivas e um novo modo de nos relacionarmos com os conteúdos informativos. As barreiras temporais e os limites espaciais foram quebrados, podendo a informação estar disponível em qualquer lugar, num tempo fixado por nós e em diferentes formatos. O trabalho apresentado está inserido no projeto de doutoramento: “Informação 4G: Os desafios que as tecnologias móveis colocam no campo da informação”(FCT: SFRH/BD/87763/2012), que tem como uma das suas premissas acompanhar a adaptação dos diferentes media à emergência dos dispositivos de comunicação móvel na sociedade da informação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542014000400007
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542014000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542014000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv OberCom
publisher.none.fl_str_mv OberCom
dc.source.none.fl_str_mv Observatorio (OBS*) v.8 n.4 2014
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137358021394432