El Libro de Cartago: diario de una tristeza irrazonable : polivalência simbólica da imagem na poesia de Juan Eduardo Cirlot
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18284 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objectivo o estudo das imagens simbólicas e da sua polivalência na obra El Libro de Cartago de Juan-Eduardo Cirlot. Tomando como pontos de partida as concepções estéticas do autor no que diz respeito ao ritmo comum, pontes verticais e simbologia da imagem tentaremos analisar e demonstrar de que forma estas se articulam com o texto, tentando criar uma linha que conduza à Cartago imaginada por Cirlot bem como à sua simbologia. O nosso propósito é o de reflectir através da profunda afinidade com o surrealismo onírico, sobre a obsessão por imagens simbólicas recorrentes: a cidade de Cartago e a donzela omnipresente, como núcleos originais da poesia Cirlotiana, como verdadeiros motores de um ciclo sobre o tema do que se destrói e deveria renascer. – ABSTRACT; The purpose of this thesis is to study the symbolic images and their polyvalence in the work El Libro de Cartago by Juan Eduardo Cirlot. Starting with the author's esthetical concepts regarding common rhythm, vertical bridges and image symbolism we will try to analyze and demonstrate these relations with the text, aiming to create a line that leads to Cirlot’s imagined Carthage and its symbolism. Our purpose is to understand through the profound affinity with oneiric surrealism, about the recurrent symbolic image obsession: the city of Carthage and the omnipresent lady, as original nuclei of Cirlot’s poetry, as real motors of a cycle about the subject of what is destroyed and should be reborn. |
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