Tecnologia, marcas e pessoas: Desafios do marketing digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/6765 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 21 de abril de 2023, Universidade dos Açores. |
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Tecnologia, marcas e pessoas: Desafios do marketing digitalConsumidorCovid-19Marketing DigitalTecnologiaCiências Económicas e EmpresariaisDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 21 de abril de 2023, Universidade dos Açores.O uso das ferramentas digitais, mais propriamente dos social media, é uma das formas mais práticas, e utilizada, para influenciar o comportamento do consumidor aquando da escolha e posterior compra de uma marca. Porém, o espaço digital pode ser muito mais do que um veículo de comunicação, assumindo-se como espaço de compra e relacionamento. Como tal, torna-se necessário acompanhar as dinâmicas do comportamento do consumidor. A pandemia Covid-19 acelerou a adoção tecnológica no domínio pessoal e profissional, o que se refletiu no comportamento dos consumidores online. Porém, não existem ainda muitas evidências sobre a duração desta alteração comportamental. Pelo que o objetivo deste trabalho consiste na compreensão do comportamento de compra e relacionamento dos consumidores com as marcas online. Para tal escolheu-se a lovemark Apple como caso de estudo e adotou-se como processo de recolha de informação um questionário online. Os resultados sugerem que as alterações comportamentais ocorridas no período inicial da pandemia foram efetivas e em muito derivadas do receio de contaminação. Contudo, nem todos os consumidores demonstram mantê-las no período posterior. É patente, contudo, a intensificação da utilização da tecnologia tanto para aquisições, como para relacionamento com as marcas. Tendo como principal limitação deste trabalho a dimensão da amostra, o mesmo deixa indícios de que as empresas deverão continuar a apostar na presença digital e no acompanhamento da evolução do comportamento do consumidor.ABSTRACT: The use of digital, more specifically of social media, is one of the most practical ways and is used to influence consumer behavior when choosing and subsequently purchasing a brand. However, the digital space can be much more than a communication vehicle, assuming itself as a space for purchase and relationship. As such, it becomes necessary to follow the dynamics of consumer behavior. The COVID-19 pandemic has accelerated the adoption of personal and work-related technologies, which has translated into online consumer behavior. However, there is still not much evidence of the duration of this behavioral change. Therefore, this work aims to understand consumers' buying behavior and relationship with online brands. To this end, lovemark Apple was chosen as a case study, and an online questionnaire was adopted as the process of collecting information. The results suggest that the behavioral changes that occurred in the initial period of the pandemic were effective and derived mainly from the fear of contamination. However, not all consumers show to keep them in the later period. It is clear, however, the intensification of the use of technology for both acquisitions and relationships with brands. The main limitation of this work is its sample size, which leaves evidence that companies should continue to invest in digital presence and monitor the evolution of consumer behavior.Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesRepositório da Universidade dos AçoresCasinha, Filipa Lopes2023-08-11T09:40:58Z2023-04-212023-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6765TID:203340922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-19T02:00:20Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:17.296757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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