Marketing digital nas micro e PME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Helder Ricardo da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10315
Resumo: O crescimento da internet nos últimos anos trouxe inúmeras mudanças no modo como as empresas constroem relações e comunicam com os seus consumidores. Foi neste contexto de desenvolvimento tecnológico que, nos últimos anos, surgiu o marketing digital, uma nova variante adjacente ao marketing tradicional que conhecíamos e que se define como a “utilização das tecnologias digitais” para as empresas criarem e divulgarem os seus próprios “conteúdos de comunicação integrada”, neste caso com recurso às novas tecnologias de informação. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o grau de importância que os empresários atribuem ao marketing digital. Participaram neste estudo 332 indivíduos, dos quais fizeram parte Empresários de Marketing Digital (201; 60,5%) e Profissionais de Marketing Digital (131; 39,4%). Foram passados presencialmente e via rede. Os resultados encontrados indicam que: há uma tendência por parte dos empresários em aumentar o investimento no marketing digital em função do seu nível de satisfação com os resultados obtidos; Concluiu-se que também os empresários estão dispostos a pagar mais em função do maior número de anos de experiência dos profissionais de marketing digital. Para além disso, verificou-se que tanto os empresários como os profissionais do Marketing Digital atribuem maior importância no que concerne às competências profissionais de Gestão das Redes Sociais, Otimização dos Motores de Busca/SEO e à Definição de um Plano de Marketing Digital.
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