A atração de turistas chineses para o centro de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Beatriz Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27269
Resumo: O turismo é um setor de reconhecida importância económica a nível mundial, contribuindo para o desenvolvimento de diversos países. Em Portugal, este setor é igualmente relevante, tanto a nível económico como estratégico, devido à sua capacidade para criar riqueza e gerar postos de trabalho. No entanto, verificam-se assimetrias regionais, existindo destinos onde o nível de desenvolvimento do setor se encontra aquém do seu potencial turístico. De modo a acabar com estas assimetrias é necessário apostar nessas regiões e desenvolver estratégias que tenham como objetivo a sua promoção e a atração de visitantes. Essa necessidade aliada ao crescimento acelerado do turismo emissor chinês são as principais razões que levam ao desenvolvimento deste trabalho, que tem como objetivo a análise do potencial da região Centro de Portugal para a atração do mercado chinês. A metodologia utilizada passa pela recolha de dados primários através de inquéritos por entrevista a entidades responsáveis pelo turismo na região Centro de Portugal e pela recolha de dados secundários para a apresentação do território em estudo e através da pesquisa de comentários em websites chineses de viagens para conhecer a perceção que o turista chinês tem da região. Os resultados obtidos permitem concluir que a região Centro de Portugal se tem vindo a desenvolver ao longo dos tempos, a nível de capacitação e oferta turística o que possibilita que esteja cada vez mais preparada para fazer face às exigências que a atração deste turista requere. Além disso, possui uma série de caraterísticas valorizadas pelo turista chinês que juntamente com as estratégias desenvolvidas pelas entidades de gestão do destino contribuirão para a atração de cada vez mais turistas chineses
id RCAP_d87dd1d9b58d505a283dcbe84a7179ae
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A atração de turistas chineses para o centro de PortugalAtratividade de um destinoCentro de PortugalPerfil do turista chinêsTurismo emissor chinêsO turismo é um setor de reconhecida importância económica a nível mundial, contribuindo para o desenvolvimento de diversos países. Em Portugal, este setor é igualmente relevante, tanto a nível económico como estratégico, devido à sua capacidade para criar riqueza e gerar postos de trabalho. No entanto, verificam-se assimetrias regionais, existindo destinos onde o nível de desenvolvimento do setor se encontra aquém do seu potencial turístico. De modo a acabar com estas assimetrias é necessário apostar nessas regiões e desenvolver estratégias que tenham como objetivo a sua promoção e a atração de visitantes. Essa necessidade aliada ao crescimento acelerado do turismo emissor chinês são as principais razões que levam ao desenvolvimento deste trabalho, que tem como objetivo a análise do potencial da região Centro de Portugal para a atração do mercado chinês. A metodologia utilizada passa pela recolha de dados primários através de inquéritos por entrevista a entidades responsáveis pelo turismo na região Centro de Portugal e pela recolha de dados secundários para a apresentação do território em estudo e através da pesquisa de comentários em websites chineses de viagens para conhecer a perceção que o turista chinês tem da região. Os resultados obtidos permitem concluir que a região Centro de Portugal se tem vindo a desenvolver ao longo dos tempos, a nível de capacitação e oferta turística o que possibilita que esteja cada vez mais preparada para fazer face às exigências que a atração deste turista requere. Além disso, possui uma série de caraterísticas valorizadas pelo turista chinês que juntamente com as estratégias desenvolvidas pelas entidades de gestão do destino contribuirão para a atração de cada vez mais turistas chinesesTourism is a sector of worldwide know economic importance, contributing to the development of several countries. In Portugal, this sector is equally relevant, both economically and strategically, due to its ability to create wealth and jobs. There are, however regional asymmetries, with destinations where the level of development is below its touristic potential. In order to end these asymmetries it is necessary to invest on these regions and develop strategies that aim to promote and attract visitors. This necessity, coupled with the accelerated growth of chinese outbound tourism, is the main reasons that lead to the development of this work, which aims to analyze the potential of the Center of Portugal to attract the chinese market. The methodology used consists of the collection of primary data through interview surveys in the entities responsible for tourism in the Center of Portugal; the collection of secondary data for the characterization of the territory under study and through the search for comments on chinese travel websites to know the perception that the chinese tourist have of the region. The results obtained allow us to conclude that the Center of Portugal has been developing over time, in terms of tourist capacity and tourism supply, which enables it to be more prepared to meet the requirements that the attraction of this tourist requires. In addition, it has a number of features valued by the chinese tourist that together with the strategies developed by the destination management organizations will contribute to the attraction of more and more chinese tourists2020-01-13T11:46:37Z2018-08-31T00:00:00Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27269porMendes, Beatriz Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:51Zoai:ria.ua.pt:10773/27269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:05.832277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A atração de turistas chineses para o centro de Portugal
title A atração de turistas chineses para o centro de Portugal
spellingShingle A atração de turistas chineses para o centro de Portugal
Mendes, Beatriz Gonçalves
Atratividade de um destino
Centro de Portugal
Perfil do turista chinês
Turismo emissor chinês
title_short A atração de turistas chineses para o centro de Portugal
title_full A atração de turistas chineses para o centro de Portugal
title_fullStr A atração de turistas chineses para o centro de Portugal
title_full_unstemmed A atração de turistas chineses para o centro de Portugal
title_sort A atração de turistas chineses para o centro de Portugal
author Mendes, Beatriz Gonçalves
author_facet Mendes, Beatriz Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Beatriz Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Atratividade de um destino
Centro de Portugal
Perfil do turista chinês
Turismo emissor chinês
topic Atratividade de um destino
Centro de Portugal
Perfil do turista chinês
Turismo emissor chinês
description O turismo é um setor de reconhecida importância económica a nível mundial, contribuindo para o desenvolvimento de diversos países. Em Portugal, este setor é igualmente relevante, tanto a nível económico como estratégico, devido à sua capacidade para criar riqueza e gerar postos de trabalho. No entanto, verificam-se assimetrias regionais, existindo destinos onde o nível de desenvolvimento do setor se encontra aquém do seu potencial turístico. De modo a acabar com estas assimetrias é necessário apostar nessas regiões e desenvolver estratégias que tenham como objetivo a sua promoção e a atração de visitantes. Essa necessidade aliada ao crescimento acelerado do turismo emissor chinês são as principais razões que levam ao desenvolvimento deste trabalho, que tem como objetivo a análise do potencial da região Centro de Portugal para a atração do mercado chinês. A metodologia utilizada passa pela recolha de dados primários através de inquéritos por entrevista a entidades responsáveis pelo turismo na região Centro de Portugal e pela recolha de dados secundários para a apresentação do território em estudo e através da pesquisa de comentários em websites chineses de viagens para conhecer a perceção que o turista chinês tem da região. Os resultados obtidos permitem concluir que a região Centro de Portugal se tem vindo a desenvolver ao longo dos tempos, a nível de capacitação e oferta turística o que possibilita que esteja cada vez mais preparada para fazer face às exigências que a atração deste turista requere. Além disso, possui uma série de caraterísticas valorizadas pelo turista chinês que juntamente com as estratégias desenvolvidas pelas entidades de gestão do destino contribuirão para a atração de cada vez mais turistas chineses
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31T00:00:00Z
2018-08-31
2020-01-13T11:46:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27269
url http://hdl.handle.net/10773/27269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137655739383808