A perceção de suporte organizacional, conciliação vida profissional-extraprofissional e satisfação laboral : um estudo multigeracional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34961 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de compreender as diferenças geracionais existentes entre os diferentes indivíduos atualmente presentes no mercado de trabalho. Existem quatro gerações ativas (Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z). Uma vez que se pretendia estudar aquelas mais impactantes e compreender que alterações a Geração Z acarreta, os Baby Boomers não se revelam pertinentes para o estudo em questão. Com o pressuposto de que uma determinada Geração possui diversas características, é expectável que os resultados traduzam que vertentes são mais relevantes para cada uma destas Gerações (Y, X e Z). Foi realizado um questionário que incluía três escalas: Perceção de Suporte Organizacional, equilíbrio Vida Profissional-Extraprofisional e Satisfação Laboral. Foram conseguidas 181 respostas, com membros das quatro gerações, sendo que as respostas providenciadas por Baby Boomers (N=7) foram excluídas. Os dados foram processados e analisados através do IBM SPSS Statistics (V. 27). Os resultados demonstraram que existem diferenças estatisticamente significativas em alguns itens das escalas e que a importância de cada uma destas variáveis depende da Geração estudada. Foi realçada a necessidade de considerar o capital humano dentro da organização e o impacto que os Recursos Humanos podem representar nela. |
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A perceção de suporte organizacional, conciliação vida profissional-extraprofissional e satisfação laboral : um estudo multigeracionalGeraçõesPerceção de suporte organizacionalVida pessoal-extraprofissionalSatisfação laboralGeração ZGenerationsPerceived organizational supportWork-life balanceJob satisfactionGeneration ZDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo foi desenvolvido com o intuito de compreender as diferenças geracionais existentes entre os diferentes indivíduos atualmente presentes no mercado de trabalho. Existem quatro gerações ativas (Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z). Uma vez que se pretendia estudar aquelas mais impactantes e compreender que alterações a Geração Z acarreta, os Baby Boomers não se revelam pertinentes para o estudo em questão. Com o pressuposto de que uma determinada Geração possui diversas características, é expectável que os resultados traduzam que vertentes são mais relevantes para cada uma destas Gerações (Y, X e Z). Foi realizado um questionário que incluía três escalas: Perceção de Suporte Organizacional, equilíbrio Vida Profissional-Extraprofisional e Satisfação Laboral. Foram conseguidas 181 respostas, com membros das quatro gerações, sendo que as respostas providenciadas por Baby Boomers (N=7) foram excluídas. Os dados foram processados e analisados através do IBM SPSS Statistics (V. 27). Os resultados demonstraram que existem diferenças estatisticamente significativas em alguns itens das escalas e que a importância de cada uma destas variáveis depende da Geração estudada. Foi realçada a necessidade de considerar o capital humano dentro da organização e o impacto que os Recursos Humanos podem representar nela.This study aimed to understand the differences between the generations that take part in today’s working world. There are four main generations that play a role within organizations (Baby Boomers, Generation X, Generation Y and Generation Z). Provided that the aim was to comprehend the most meaningful ones and to understand the differences that Generation Z may upbring, Baby Boomers were excluded from the start. Provided that each generation possesses its own characteristics, one should expect that the results show what each generation (X, Y or Z) values most. Through a sample constituted by 181 individuals, three groups were defined, namely Generation (N = 111), Y (N = 33) and Z (N = 30). Even though seven members belonged to the Baby Boomer Generation, they were not considered for the reasons mentioned earlier. A questionnaire that englobed three scales was made (Perceived Organizational Support, Work-Family Conflict Scale and Work Satisfaction) and the data processed via IBM SPSS Statistics (V. 27). The results presented statistically significant differences in some items of the scales, as well as allowed to comprehend the importance of Perceived Organizational Support, Work- Life Balance and Job Satisfaction to each generation. The relation between each variable was also studied and the impact that Human Capital has within an organization comprehended.Monarca, Maria Adélia de JesusVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTavares, Rodrigo Dias Duarte2021-09-17T14:16:58Z2021-07-152021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34961TID:202750965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:21.000039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de compreender as diferenças geracionais existentes entre os diferentes indivíduos atualmente presentes no mercado de trabalho. Existem quatro gerações ativas (Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z). Uma vez que se pretendia estudar aquelas mais impactantes e compreender que alterações a Geração Z acarreta, os Baby Boomers não se revelam pertinentes para o estudo em questão. Com o pressuposto de que uma determinada Geração possui diversas características, é expectável que os resultados traduzam que vertentes são mais relevantes para cada uma destas Gerações (Y, X e Z). Foi realizado um questionário que incluía três escalas: Perceção de Suporte Organizacional, equilíbrio Vida Profissional-Extraprofisional e Satisfação Laboral. Foram conseguidas 181 respostas, com membros das quatro gerações, sendo que as respostas providenciadas por Baby Boomers (N=7) foram excluídas. Os dados foram processados e analisados através do IBM SPSS Statistics (V. 27). Os resultados demonstraram que existem diferenças estatisticamente significativas em alguns itens das escalas e que a importância de cada uma destas variáveis depende da Geração estudada. Foi realçada a necessidade de considerar o capital humano dentro da organização e o impacto que os Recursos Humanos podem representar nela. |
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