A Netflix e as novas formas de fruir e consumir os conteúdos televisivos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, João Miguel Pereira de Lacerda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17702
Resumo: A criação de serviços de streaming e a difusão de conteúdos televisivos através da internet é a mais recente revolução na forma como os consumidores se relacionam com conteúdos televisivos. O espectador tem agora a possibilidade de escolher os conteúdos que quer ver, quando quer ver, como quer ver e em que plataforma quer ver. A Netflix foi o primeiro desses serviços a chegar a Portugal. Começando por fazer uma súmula das análises já efetuadas sobre o efeito da Netflix e de outros servidores em países como os Estados Unidos para encontrar as principais características destes serviços e a forma como já estão a mudar a maneira como nos relacionamos com o televisor e a forma como vemos conteúdos televisivos, procuramos perceber se a tendência de mudança também se aplica no caso de Portugal. Através de um questionário e de entrevistas presenciais a 20 agregados domésticos com Netflix procurou-se esboçar o perfil de dieta televisiva dos assinantes deste serviço e a forma como os seus hábitos de consumo de televisão evoluíram desde que são clientes e utilizadores do streaming. Também se avaliou a forma como nestes agregados se fez a transição da televisão clássica para uma forma de ver televisão que já não depende de uma única plataforma – o televisor – e que já não está dependente de horários, grelhas de programação e periodicidade de exibição, tal como acontecia anteriormente. Os resultados demonstram que a Netflix está a mudar não só a forma como a televisão é percepcionada nos agregados domésticos dos participantes e como a sua importância enquanto ecrã primordial de visionamento parece ter mudado em definitivo, seguindo a tendência mundial, mas também como as dietas televisivas estão a ser alteradas, com a procura de maior qualidade estética e narrativa nos conteúdos televisivos, em detrimento de conteúdos com menos valores de produção, que são oferecidos pela televisão linear. A forma como a Netflix está a entrar nos hábitos dos consumidores de televisão portuguesa e as mudanças que está a originar servem de ponto de partida para uma análise mais vasta sobre a possibilidade de evolução do mercado televisivo e de produção de conteúdos em Portugal e das possíveis medidas que podem ser tomadas para resgatar uma faixa crescente do público português que abandonou o visionamento dos canais de televisão portugueses em favor das plataformas de streaming.
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Começando por fazer uma súmula das análises já efetuadas sobre o efeito da Netflix e de outros servidores em países como os Estados Unidos para encontrar as principais características destes serviços e a forma como já estão a mudar a maneira como nos relacionamos com o televisor e a forma como vemos conteúdos televisivos, procuramos perceber se a tendência de mudança também se aplica no caso de Portugal. Através de um questionário e de entrevistas presenciais a 20 agregados domésticos com Netflix procurou-se esboçar o perfil de dieta televisiva dos assinantes deste serviço e a forma como os seus hábitos de consumo de televisão evoluíram desde que são clientes e utilizadores do streaming. Também se avaliou a forma como nestes agregados se fez a transição da televisão clássica para uma forma de ver televisão que já não depende de uma única plataforma – o televisor – e que já não está dependente de horários, grelhas de programação e periodicidade de exibição, tal como acontecia anteriormente. Os resultados demonstram que a Netflix está a mudar não só a forma como a televisão é percepcionada nos agregados domésticos dos participantes e como a sua importância enquanto ecrã primordial de visionamento parece ter mudado em definitivo, seguindo a tendência mundial, mas também como as dietas televisivas estão a ser alteradas, com a procura de maior qualidade estética e narrativa nos conteúdos televisivos, em detrimento de conteúdos com menos valores de produção, que são oferecidos pela televisão linear. A forma como a Netflix está a entrar nos hábitos dos consumidores de televisão portuguesa e as mudanças que está a originar servem de ponto de partida para uma análise mais vasta sobre a possibilidade de evolução do mercado televisivo e de produção de conteúdos em Portugal e das possíveis medidas que podem ser tomadas para resgatar uma faixa crescente do público português que abandonou o visionamento dos canais de televisão portugueses em favor das plataformas de streaming.Streaming tv contents through the internet and the birth of streaming providers are the latest revolutions in the way we consume and relate with television. The viewer now has the ability to choose which content he wants to watch, when he wants to watch it, how he wants to watch it, and in which screen he wants to view it. Netflix was just the first of those providers to arrive in Portugal and it’s making a difference. We start on the shoulders of those who have already analysed the effects of Netflix and other providers in big countries like the United States to find the main characteristics of thoses services and how they are already changing the way we concept and relate with the tv set and the tv watching and we try to find out if in Portugal the tendency is the same. Questioning and interviewing a universe of 20 households with Netflix, a profile of the television diets of consumption was drawn, characterizing the ways these households consume tv contents and the way these consumptions have evolve since the arrival of Netflix. The transition from classic TV viewing to a viewing that does not depend on a single platform – the tv set – and is not regulated by schedules, days of showing and TV programming was also monitored. The results show that Netflix is changing not only the way TV is perceived in participants’ households and how its importance as the primordial view screen has definitely changed, following the global tendency, but also that the TV diets are being altered, with viewers looking for quality, both in narrative and in aesthetic, and penalizing linear TV contents with less production values. The way Netflix is entering in the Portuguese tv consumption habits and the changes it is originating in the consumers market is the base for a broader analysis about the evolution of the tv broadcasting and tv contents production of Portuguese markets and what can be done to recover a part of the population who is leaving classic TV and not coming back.2019-03-22T11:12:21Z2020-03-22T00:00:00Z2018-11-14T00:00:00Z2018-11-142018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17702TID:202041840porMatos, João Miguel Pereira de Lacerdainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:18.233769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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