Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10136 |
Resumo: | Os modos de constituição letrada de alunos universitários, no meio acadêmico, é foco deste trabalho, realizado em Portugal, no ano de 2006. Os dados que integram as análises advêm de entrevistas orais semiestruturadas realizadas com alunos do curso de Letras da Universidade do Minho. São selecionadas as falas de quatro alunas, a fim de se proceder a discussões específicas e coerentes ao objetivo proposto: analisar como alunos constituem-se sujeitos letrados no meio acadêmico. A teoria do letramento como prática social direciona as discussões e análises dos resultados advindos das falas vivas das alunas. Em acréscimo, abordagens relativas ao letramento acadêmico são decisivas para a compreensão das práticas letradas nesse contexto social. Na perspectiva das quatro alunas/sujeitos da pesquisa, experiências anteriores ao ingresso no curso de Letras e, principalmente, as diversas formas de interação no meio acadêmico interferem no uso, no domínio da linguagem e na formação como professoras. Das falas das alunas emerge uma tensão constante entre ser aluno e ser professor, o que indica uma constituição letrada em conflito, no que tange ao ensino de língua em Letras. |
id |
RCAP_d8957c24fe0149ed93f31fc5d3954cb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesaAcademic literacy: a Portuguese perspectiveLetramentos/literaciasCurso de LetrasAlunosConflitosLiteracyUndergraduate course in language and literatureStudentsConflictsOs modos de constituição letrada de alunos universitários, no meio acadêmico, é foco deste trabalho, realizado em Portugal, no ano de 2006. Os dados que integram as análises advêm de entrevistas orais semiestruturadas realizadas com alunos do curso de Letras da Universidade do Minho. São selecionadas as falas de quatro alunas, a fim de se proceder a discussões específicas e coerentes ao objetivo proposto: analisar como alunos constituem-se sujeitos letrados no meio acadêmico. A teoria do letramento como prática social direciona as discussões e análises dos resultados advindos das falas vivas das alunas. Em acréscimo, abordagens relativas ao letramento acadêmico são decisivas para a compreensão das práticas letradas nesse contexto social. Na perspectiva das quatro alunas/sujeitos da pesquisa, experiências anteriores ao ingresso no curso de Letras e, principalmente, as diversas formas de interação no meio acadêmico interferem no uso, no domínio da linguagem e na formação como professoras. Das falas das alunas emerge uma tensão constante entre ser aluno e ser professor, o que indica uma constituição letrada em conflito, no que tange ao ensino de língua em Letras.Current analysis deals with modes of literate constituency of undergraduate students in an academic environment. Study has been undertaken in Portugal in 2006. Data for analysis hailed from half-structured interviews with students in a Language and Literature graduation course at the University of Minho, Portugal. Samples of responses by four students were selected for specific discussions and with the proposed objective of this study, or rather, to analyze the way students constitute themselves as literate subjects in the academic environment. Literacy theory as social practice guided the discussions and analyses of results from the interviews. Approaches related to academic literacy are crucial for the understanding of the literate practices in this social context. According to the students-subjects, experiences prior to their admission in the undergraduate course, and mainly, the different types of interaction in the academic milieu interfere in the skilled use of language and in their teachers’ training. Interviews revealed the constant tensions between their role as students and as future teachers which indicates a conflictive literate constituency in language learning in the above-mentioned course.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/UFSC)Universidade do MinhoFischer, Adriana20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10136por"Acta Scientiarum. Language and Culture." ISSN 1983-4675. 30:2 (Jul./Dez. 2008) 177-187.1983-467510.4025/actascilangcult.v30i2.2334http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/indexinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:03.150177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa Academic literacy: a Portuguese perspective |
title |
Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa |
spellingShingle |
Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa Fischer, Adriana Letramentos/literacias Curso de Letras Alunos Conflitos Literacy Undergraduate course in language and literature Students Conflicts |
title_short |
Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa |
title_full |
Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa |
title_fullStr |
Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa |
title_full_unstemmed |
Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa |
title_sort |
Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa |
author |
Fischer, Adriana |
author_facet |
Fischer, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos/literacias Curso de Letras Alunos Conflitos Literacy Undergraduate course in language and literature Students Conflicts |
topic |
Letramentos/literacias Curso de Letras Alunos Conflitos Literacy Undergraduate course in language and literature Students Conflicts |
description |
Os modos de constituição letrada de alunos universitários, no meio acadêmico, é foco deste trabalho, realizado em Portugal, no ano de 2006. Os dados que integram as análises advêm de entrevistas orais semiestruturadas realizadas com alunos do curso de Letras da Universidade do Minho. São selecionadas as falas de quatro alunas, a fim de se proceder a discussões específicas e coerentes ao objetivo proposto: analisar como alunos constituem-se sujeitos letrados no meio acadêmico. A teoria do letramento como prática social direciona as discussões e análises dos resultados advindos das falas vivas das alunas. Em acréscimo, abordagens relativas ao letramento acadêmico são decisivas para a compreensão das práticas letradas nesse contexto social. Na perspectiva das quatro alunas/sujeitos da pesquisa, experiências anteriores ao ingresso no curso de Letras e, principalmente, as diversas formas de interação no meio acadêmico interferem no uso, no domínio da linguagem e na formação como professoras. Das falas das alunas emerge uma tensão constante entre ser aluno e ser professor, o que indica uma constituição letrada em conflito, no que tange ao ensino de língua em Letras. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10136 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Acta Scientiarum. Language and Culture." ISSN 1983-4675. 30:2 (Jul./Dez. 2008) 177-187. 1983-4675 10.4025/actascilangcult.v30i2.2334 http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/index |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132916082540544 |