O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Beatriz Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16574
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d895c12b81f2756c7318cd66c8f076b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criançaDesenvolvimentoExpressão ArtísticasDesenho infantilEducação de InfânciaDevelopmentArtistic expressionChildish drawingKindergartenRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório reflete toda a minha prática pedagógica desenvolvida numa instituição situada na cidade de Lisboa, entre o dia 17 de outubro de 2022 e o dia 6 de fevereiro de 2023, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de pré-escolar. O grupo de crianças com o qual tive a oportunidade de interagir era composto por 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, tendo uma equipa educativa da sala composta por uma educadora de infância e uma assistente operacional. O conhecimento do contexto é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica de qualidade, logo, é necessário caraterizar o contexto socioeducativo (i.e., o meio envolvente, o contexto educativo, a equipa educativa, o ambiente educativo, as crianças e as respetivas famílias) e, nesse sentido, a minha tarefa primordial passou por conhecer todas as dimensões supramencionadas, de forma a definir as minhas intencionalidades educativas para a ação, bem como realizar a investigação que está contemplada no presente relatório. A presente investigação tem como base a metodologia qualitativa e quantitativa, através de um estudo de caso, tendo como técnicas de recolha de dados a observação. participante e não participante, e como instrumentos, as notas de campo diárias, as entrevistas realizadas à educadora cooperante, assistente operacional e a oito crianças da sala onde decorreu a PPS II, bem como um inquérito por questionário às respetivas famílias. O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança revela ser a temática emergente para a presente investigação, dado que o desenho infantil é uma atividade expressiva onde as crianças têm a liberdade de expressar os seus pensamentos e ideias para o papel, tendo como benefícios desenvolver diversas competências desenvolvimentais das crianças. O desenho infantil é considerado uma atividade holística, logo é urgente que o/a educador/a estimule e apoie as crianças nas suas reproduções gráficas, recorrendo a estratégicas que promovam o interesse pelo desenho, para que as crianças possam desenvolver as competências inerentes ao mesmo.The present report regards to all my pedagogic practice developed in an institution based in Lisbon, between the 17th of October of 2022 and the 6th of February of 2023, inserted in the subject of “Prática Professional Supervisionada II (PPS II) “on the kindergarten context. The group of kids that I have the opportunity to interact with, was composed by 25 children with ages between 3 and 6 years, having an education team of the classroom made up of an Kindergarten educator and an operational assistant. All the knowledge of the context represents an added value for a development of the pedagogic practice, therefore, is important to typify the socio-educational context (this is, the surrounding, the educational context, the educational team, the educational environment the children and their families) and, in that way, may primary task was to know all the dimensions above-mentioned, to be able to define mine intentions to the activity, as well to carry out the research inserted in the present report. The present research has as foundation the qualitative and quantitative method, by case study, having as techniques to collect data the active observation, passive observation and the document consultation, using as instruments, the daily field notes, the interviews made to the cooperant educator, operational assistant and to eight children of the classroom where PPS II as been made, and the survey of their families. The importance of the child drawing for the development of the child reveals as the main topic for the present research, given that the child drawing is an expressive activity where the children’s have the freedom to express their thoughts and ideas to the paper. The children draws is considered an holistic activity so it’s urgent that the educator to stimulate the children in their graphic reproductions, resorting to strategics the promote the interest to drawing, so that the kids may develop the inherent skills of the design.Lino, DalilaRCIPLGomes, Beatriz Silveira2023-10-24T12:11:49Z2023-09-212023-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16574TID:203361741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T02:15:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:30.326365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança
title O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança
spellingShingle O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança
Gomes, Beatriz Silveira
Desenvolvimento
Expressão Artísticas
Desenho infantil
Educação de Infância
Development
Artistic expression
Childish drawing
Kindergarten
title_short O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança
title_full O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança
title_fullStr O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança
title_sort O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança
author Gomes, Beatriz Silveira
author_facet Gomes, Beatriz Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Beatriz Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Expressão Artísticas
Desenho infantil
Educação de Infância
Development
Artistic expression
Childish drawing
Kindergarten
topic Desenvolvimento
Expressão Artísticas
Desenho infantil
Educação de Infância
Development
Artistic expression
Childish drawing
Kindergarten
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24T12:11:49Z
2023-09-21
2023-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16574
TID:203361741
url http://hdl.handle.net/10400.21/16574
identifier_str_mv TID:203361741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133656189501440