O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5197 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_4237a6feba7edbf5bfb43f002ad17157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5197 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criançaExpressão plásticaCriançaJardim de infânciaDesenvolvimentoMúltiplas linguagensArtistic expressionChildrenKindergartenDevelopmentMultiple languagesRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa e resultou da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida nos contextos socioeducativos de Creche e Jardim de Infância, no ano letivo 2014/2015. No intuito de compreender o valor pedagógico da expressão plástica, em contexto de jardim-de-infância, o presente estudo intitulado “Os contributos da Expressão Plástica para o desenvolvimento das múltiplas linguagens da criança”, apresenta como principais objetivos o estudo do impacto da expressão plástica no desenvolvimento das crianças e das múltiplas linguagens e a relação do educador de infância no desenvolvimento deste domínio. Pretende-se, ainda averiguar de que forma as possíveis alterações à abordagem deste domínio (expressão plástica) podem ou não desenvolver na criança outros domínios que possibilitem relações de qualidade no contexto educativo de jardim-de-infância. Metodologicamente, este relatório assume uma abordagem qualitativa, nomeadamente uma investigação sobre a prática. Optou-se por utilizar como técnicas de recolha de dados a observação, a entrevista à educadora cooperante, a consulta documental, as conversas informais com as crianças e os registos diários. Aliada a esta recolha de dados, foram realizadas pesquisas teóricas que complementaram, de forma significativa, o estudo. Os resultados obtidos, embora meramente exploratórios, levam-nos a concluir que a expressão plástica e o seu desenvolvimento adequado, por parte do educador, no contexto educativo contribui para o desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças.Abstract The following report was developed under the Master in Pre-School Education at Lisbon’s Superior School of Education and it resulted under the Supervised Professional Practice developed in socio-educational contexts in day care and kindergarten in the school year of 2014/2015. In order to understand the educational value of artistic expression in kindergartner context, the present study entitled “The contributions of Artistic Expression for the development of multiple child's languages” has, as its main objective, the study of the impact of artistic expression in children's development and its multiple languages and the kindergarten teacher's relationship with the children in the development of this domain. It’s also intended to find out how the possible changes on the approaching of the domain may or may not develop in the child other domains that enable quality relationships in the educational context of the kindergarten. From a methodologic point of view, this report takes a qualitative approach, including an investigation about the practice. The techniques used for data collection were the observation, an interview with cooperative educator, document analysis, informal conversations with children, daily logs and theoretical research. Although the results are merely exploratory, these lead us to conclude that the plastic expression and its proper development in the educational context by the kindergarten teacher contributes to the development of the multiple languages of children.Seixas, CristinaRCIPLCorreia, Catarina Novais2015-09-17T10:48:41Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5197TID:201362252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.538362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança |
title |
O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança |
spellingShingle |
O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança Correia, Catarina Novais Expressão plástica Criança Jardim de infância Desenvolvimento Múltiplas linguagens Artistic expression Children Kindergarten Development Multiple languages |
title_short |
O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança |
title_full |
O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança |
title_fullStr |
O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança |
title_full_unstemmed |
O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança |
title_sort |
O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança |
author |
Correia, Catarina Novais |
author_facet |
Correia, Catarina Novais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Cristina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Catarina Novais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão plástica Criança Jardim de infância Desenvolvimento Múltiplas linguagens Artistic expression Children Kindergarten Development Multiple languages |
topic |
Expressão plástica Criança Jardim de infância Desenvolvimento Múltiplas linguagens Artistic expression Children Kindergarten Development Multiple languages |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17T10:48:41Z 2015-07 2015-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5197 TID:201362252 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5197 |
identifier_str_mv |
TID:201362252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133402530578432 |