A Influência das Redes Sociais nos Padrões de Beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elisabete Pinho Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24779
Resumo: Imagem perfeita, corpo escultural, moda, são temas que cada vez mais estão presentes nas redes socais. Como um canal de comunicação interativo e eficaz, as redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas empresas como forma de divulgação. Influenciadores digitais, através das suas vastas listas de seguidores conseguem chegar a públicos que, talvez, uma empresa por canais de comunicação convencionais, nunca chegaria. O presente estudo, tem o objetivo de perceber a influência que as redes sociais e os seus influenciadores podem ter em relação aos padrões de beleza. A seguinte questão de investigação orienta o trabalho desenvolvido: “Os influenciadores das redes sociais condicionam os padrões de beleza?” O estudo empírico desenvolvido foi de cariz quantitativo com recurso a um questionário online que permitiu obter 344 respostas válidas. Estatisticamente utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, que permitiu confirmar dez hipóteses e verificar relações existentes entre quatro dos cinco construtos utilizados. Assim, concluiu-se que a confiança no influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereótipo de género e para a formação do estereótipo de beleza, assim como, aumenta a identificação com o influenciador e aumenta a satisfação corporal; a credibilidade do influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereótipo de género e do estereótipo de beleza, aumenta a identificação com o influenciador, aumenta a confiança no influenciador e também a satisfação corporal; a identificação com o influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereótipo de género e do estereótipo de beleza, assim como, aumenta a satisfação corporal; o estereótipo de beleza apresentado nas redes sociais contribui para influenciar a satisfação corporal.
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