A import?ncia do marketing digital nos neg?cios das artes pl?sticas em Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Diana Sofia da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3931
Resumo: Neste trabalho pretende-se explorar a import?ncia do marketing digital no crescimento dos neg?cios das artes pl?sticas em Cabo Verde. Pretende-se tamb?m compreender o papel do minist?rio da Cultura neste crescimento. Escolhemos uma metodologia qualitativa, fundamentalmente com o recurso a entrevistas semiestruturadas a profissionais com notoriedade na ?rea das artes pl?sticas e com experi?ncia profissional. Foram feitas cinco entrevistas a pessoas que desempenham diferentes papeis na ?rea. Os entrevistados foram um jornalista que trabalha na TCV (Televis?o de Cabo Verde), um arquiteto que ? dono do maior projeto art?stico em Cabo Verde, dois artistas pl?sticos ligados ? pintura e o Ministro da Cultura e das Ind?strias Criativas de Cabo Verde. No decorre do trabalho, conseguimos perceber que existe ainda muito a fazer pela arte pl?stica em Cabo Verde. E que ? urgente que os artistas e o Governo unam esfor?os para refor?ar as suas campanhas de marketing, em particular de marketing digital. Deve-se entender que, devido ? realidade econ?mica do pa?s, n?o ? f?cil os artistas atingirem o objetivo de expandir os seus trabalhos da forma como gostariam. Os cabo-verdianos n?o t?m um poder de compra elevado. Desta forma, uma vez que os produtos art?sticos n?o s?o bens da primeira necessidade e s?o em geral considerados produtos de luxo. ? necess?rio criar mais campanhas de marketing digital por parte do Governo do pa?s para auxiliar os artistas pl?sticos, principalmente os que, por falta de financiamento, n?o conseguem fazer com que os seus produtos cheguem ao conhecimento do grande p?blico. Uma vez que as plataformas digitais nos dias de hoje s?o basilares para a internacionaliza??o, ? necess?rio disponibilizar meios t?cnicos e humanos para auxiliar os artistas nesta tarefa.
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