A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25752/psi.6087 |
Resumo: | Após uma breve introdução em que é apresentada a organização deste trabalho, o autor aborda o modelo popperiano da aprendizagem e as suas implicações nas ideias do filósofo austríaco, em relação à evolução científica. Seguidamente, é referido o modelo kuhniano com especial enfoque nos paradigmas e nas revoluções científicas. A concluir, são apresentadas, de forma resumida, as principais semelhanças e diferenças de pontos de vista, entre os dois filósofos, acerca da aprendizagem e evolução científica. |
id |
RCAP_d8bb85500f9204f51a3ea5b8a332017c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas KuhnA Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas KuhnArtigos de RevisãoApós uma breve introdução em que é apresentada a organização deste trabalho, o autor aborda o modelo popperiano da aprendizagem e as suas implicações nas ideias do filósofo austríaco, em relação à evolução científica. Seguidamente, é referido o modelo kuhniano com especial enfoque nos paradigmas e nas revoluções científicas. A concluir, são apresentadas, de forma resumida, as principais semelhanças e diferenças de pontos de vista, entre os dois filósofos, acerca da aprendizagem e evolução científica.The author presents in a short introduction the organization of this paper. Then he refers, in the first chapter, the popperian model of learning and its implications in the austrian philosopher's ideas about scientific evolution. Secondly, the author presents the kuhnian model with a special focus in the theories about paradigms and scientific evolution. Finally, there is a short chapter about the main similarities and differences between the two philosophers in these matters.Departamento de Saúde Mental | Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE2004-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25752/psi.6087por2182-31461646-091XBorja-Santos, Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-16T14:11:58Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:11.276121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn |
title |
A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn |
spellingShingle |
A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn Borja-Santos, Nuno Artigos de Revisão |
title_short |
A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn |
title_full |
A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn |
title_fullStr |
A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn |
title_full_unstemmed |
A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn |
title_sort |
A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn |
author |
Borja-Santos, Nuno |
author_facet |
Borja-Santos, Nuno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borja-Santos, Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos de Revisão |
topic |
Artigos de Revisão |
description |
Após uma breve introdução em que é apresentada a organização deste trabalho, o autor aborda o modelo popperiano da aprendizagem e as suas implicações nas ideias do filósofo austríaco, em relação à evolução científica. Seguidamente, é referido o modelo kuhniano com especial enfoque nos paradigmas e nas revoluções científicas. A concluir, são apresentadas, de forma resumida, as principais semelhanças e diferenças de pontos de vista, entre os dois filósofos, acerca da aprendizagem e evolução científica. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25752/psi.6087 |
url |
https://doi.org/10.25752/psi.6087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-3146 1646-091X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Saúde Mental | Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Saúde Mental | Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129845967355904 |