Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo Parfois

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Frederico Miguel de Lacerda Barrio Ribeiro de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12576
Resumo: Com forte crescimento e expansão, a Parfois tem vindo a apostar nos Sistemas de Informação, e no valor acrescentado dos dados, sendo este um forte aliado para a análise e compreensão do seu negócio. Contando já com alguns anos no ativo, o E-Commerce da Parfois tem vindo a evoluir bastante e o seu volume de negócios não tem parado de aumentar acompanhando assim o igual crescimento da Parfois. Como tal, em igual proporção os dados existentes têm vindo a aumentar, tornando assim vasta a quantidade com possibilidade de exploração. Atualmente a Parfois tem como forte aposta as vendas do E-Commerce, no entanto o desconhecimento do perfil de cliente, invalida a possibilidade de alargar a sua componente de Marketing e Vendas, assim como obter vantagem competitiva. Este projeto pretende alterar esse paradigma na Parfois E-Commerce, desenvolvendo assim uma plataforma denominada "Parfois Web Client Analytics", que irá auxiliar o negócio na análise de dados e na concretização de melhores decisões, potenciando assim o aumento de vendas e a fidelização de clientes com base em previsões e recomendações Mais do que definir o correto perfil do cliente Parfois E-Commerce, pretende-se entregar ao negócio uma vasta e complexa ferramenta com o intuito de satisfazer as necessidades do mais exigente utilizador, apoiando-o e capacitando-o na sua vertente de Business & Web Analytics.
id RCAP_d8c395944b5176bc0bbb3e7953ff9728
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo ParfoisRFMCLVData MiningClusteringRegras de AssociaçãoClassificaçãoSistema de RecomendaçãoAssociation RulesClassificationRecommendation EngineSistemas de Informação e ConhecimentoCom forte crescimento e expansão, a Parfois tem vindo a apostar nos Sistemas de Informação, e no valor acrescentado dos dados, sendo este um forte aliado para a análise e compreensão do seu negócio. Contando já com alguns anos no ativo, o E-Commerce da Parfois tem vindo a evoluir bastante e o seu volume de negócios não tem parado de aumentar acompanhando assim o igual crescimento da Parfois. Como tal, em igual proporção os dados existentes têm vindo a aumentar, tornando assim vasta a quantidade com possibilidade de exploração. Atualmente a Parfois tem como forte aposta as vendas do E-Commerce, no entanto o desconhecimento do perfil de cliente, invalida a possibilidade de alargar a sua componente de Marketing e Vendas, assim como obter vantagem competitiva. Este projeto pretende alterar esse paradigma na Parfois E-Commerce, desenvolvendo assim uma plataforma denominada "Parfois Web Client Analytics", que irá auxiliar o negócio na análise de dados e na concretização de melhores decisões, potenciando assim o aumento de vendas e a fidelização de clientes com base em previsões e recomendações Mais do que definir o correto perfil do cliente Parfois E-Commerce, pretende-se entregar ao negócio uma vasta e complexa ferramenta com o intuito de satisfazer as necessidades do mais exigente utilizador, apoiando-o e capacitando-o na sua vertente de Business & Web Analytics.Showing strong signs of growth and development, Parfois has invested in Information Systems and the added value of data this being an asset to the evaluation and understanding of the business. Active for a few years, Parfois’ E-Commerce has advanced immensely, and its business has grown alongside Parfois’ own development. Alongside this development, there has been a growing amount of data which has created more possibilities for exploration and decision support. Currently, Parfois is investing in E-Commerce sales and so understanding client profiles strengthens the business’ capability of increasing the Marketing and Sales sector, as well as creating a competitive advantage. This project aims to expand on this model, developing a platform named ‘Parfois Web Client Analytics’ which will support the business through data analysis and more informed decision making. This will also create the potential for growing sales and client loyalty through predictions and recommendations. More than defining the client’s correct E-Commerce profile, this project aims to deliver to the business a vast and complex tool that will satisfy the needs of the most demanding users, supporting and enabling Business & Web Analytics.Rodrigues, Maria de Fátima CoutinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Frederico Miguel de Lacerda Barrio Ribeiro de2021-11-15T01:30:25Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12576TID:202026175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:52.651523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo Parfois
title Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo Parfois
spellingShingle Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo Parfois
Almeida, Frederico Miguel de Lacerda Barrio Ribeiro de
RFM
CLV
Data Mining
Clustering
Regras de Associação
Classificação
Sistema de Recomendação
Association Rules
Classification
Recommendation Engine
Sistemas de Informação e Conhecimento
title_short Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo Parfois
title_full Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo Parfois
title_fullStr Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo Parfois
title_full_unstemmed Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo Parfois
title_sort Exploração de Dados usando Técnicas de Data Mining na Indústria de Retalho de Moda - Caso Estudo Parfois
author Almeida, Frederico Miguel de Lacerda Barrio Ribeiro de
author_facet Almeida, Frederico Miguel de Lacerda Barrio Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria de Fátima Coutinho
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Frederico Miguel de Lacerda Barrio Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv RFM
CLV
Data Mining
Clustering
Regras de Associação
Classificação
Sistema de Recomendação
Association Rules
Classification
Recommendation Engine
Sistemas de Informação e Conhecimento
topic RFM
CLV
Data Mining
Clustering
Regras de Associação
Classificação
Sistema de Recomendação
Association Rules
Classification
Recommendation Engine
Sistemas de Informação e Conhecimento
description Com forte crescimento e expansão, a Parfois tem vindo a apostar nos Sistemas de Informação, e no valor acrescentado dos dados, sendo este um forte aliado para a análise e compreensão do seu negócio. Contando já com alguns anos no ativo, o E-Commerce da Parfois tem vindo a evoluir bastante e o seu volume de negócios não tem parado de aumentar acompanhando assim o igual crescimento da Parfois. Como tal, em igual proporção os dados existentes têm vindo a aumentar, tornando assim vasta a quantidade com possibilidade de exploração. Atualmente a Parfois tem como forte aposta as vendas do E-Commerce, no entanto o desconhecimento do perfil de cliente, invalida a possibilidade de alargar a sua componente de Marketing e Vendas, assim como obter vantagem competitiva. Este projeto pretende alterar esse paradigma na Parfois E-Commerce, desenvolvendo assim uma plataforma denominada "Parfois Web Client Analytics", que irá auxiliar o negócio na análise de dados e na concretização de melhores decisões, potenciando assim o aumento de vendas e a fidelização de clientes com base em previsões e recomendações Mais do que definir o correto perfil do cliente Parfois E-Commerce, pretende-se entregar ao negócio uma vasta e complexa ferramenta com o intuito de satisfazer as necessidades do mais exigente utilizador, apoiando-o e capacitando-o na sua vertente de Business & Web Analytics.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2021-11-15T01:30:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12576
TID:202026175
url http://hdl.handle.net/10400.22/12576
identifier_str_mv TID:202026175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131421200089088