O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tereza Mariana Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28800
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_d24fd0067e5886b2419e9df4a4d46197
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28800
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do géneroAlunosEducação físicaGéneroStudentsPhysical educationGender796:372.879.6372.879.6:796Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEste ano de estágio é o culminar do percurso académico é nele que aplicamos todos os conhecimentos adquiridos até então, daí a sua importância, uma vez que retrata a aplicação dos mesmos. Este primeiro passo dá início a uma formação contínua assente numa reflexão constante sobre novas estratégias, meios e métodos que possam permitir a minha evolução enquanto professor. Na primeira parte, este relatório dá a conhecer toda a prática pedagógica desenvolvida durante o ano de estágio, percorrendo todos os aspetos inerentes à Prática de ensino supervisionado. Na Segunda parte, visando o desenvolvimento pessoal, surge o estudo de investigação, cujo tema é “ O Pensamento dos Alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género”. Nos últimos anos, temos assistido a um decréscimo acentuado dos níveis de atividade física entre os adolescentes e jovens em Portugal, face a esta situação é importante uma explicação que justifique este decréscimo. A amostra do estudo é constituída por 160 alunos, 78 do sexo feminino e 82 do sexo masculino, correspondendo a 3 turmas de 10ºano e de três turmas de 12ºano. Para analisar as diferentes perspetivas dos alunos em relação a importância da educação física, foi utilizado como instrumento de recolha de dados, um questionário. As conclusões mais relevantes do estudo são que o sexo masculino, de uma maneira geral, continua a considerar mais importante a disciplina de Educação Física, contudo não são valores muito expressivos comparativamente ao sexo feminino.This internship is the last step of my academic path, and in this, I applied all the knowledge acquired so far. This first step was the beginning of a continuous formation that requires a constant reflection on new strategies, tools and methods that will make me a better teacher. On the first part of this report, I will introduce pedagogical practice developed during the internship year, covering all aspects involved in supervised teaching practice. In the second part, I will present the research study, whose theme is “The students’s thinking about the Physical Education, by Gender" In recent years, we have seen a decrease in levels of physical activity among adolescents and young people in Portugal, according to this situation is important to explain and justify this decrease. The sample of my study are 160 students, 78 female and 82 male, corresponding to three classes of 10th grade and three classes of 12th grade in order to analyze the different perspectives of students regarding the importance of physical education. As an instrument of data collection, I will use a questionnaire. The most important conclusions of my study are that males, in general, consider important the discipline of Physical Education, however the values are not very different comparing to females.Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoPereira, Tereza Mariana Silva20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28800por201406519info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:20.191212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género
title O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género
spellingShingle O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género
Pereira, Tereza Mariana Silva
Alunos
Educação física
Género
Students
Physical education
Gender
796:372.879.6
372.879.6:796
title_short O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género
title_full O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género
title_fullStr O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género
title_full_unstemmed O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género
title_sort O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género
author Pereira, Tereza Mariana Silva
author_facet Pereira, Tereza Mariana Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Beatriz Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tereza Mariana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Educação física
Género
Students
Physical education
Gender
796:372.879.6
372.879.6:796
topic Alunos
Educação física
Género
Students
Physical education
Gender
796:372.879.6
372.879.6:796
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28800
url http://hdl.handle.net/1822/28800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201406519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132737518436352