As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Cidália da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23755
Resumo: Relatório de estágio mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_205f2fe3d5fd49cbb5784ba0a10c698a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridadeAlunoEducação físicaEscolaridadeEstágioPerceçõesStudentPhysical educationEducationTrainingPerceptions796:372.879.6372.879.6:796Relatório de estágio mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEste relatório final de estágio demonstra a prática educativa realizada durante o estágio de natureza profissional, designado por prática de ensino supervisionada em Educação Física (EF), numa escola E.B 2,3, Braga. Encontra-se estruturado da seguinte forma; numa primeira fase é feito um enquadramento pessoal, onde transmito todas as minhas expetativas relativas a este ano de estágio, de seguida faço um enquadramento institucional, de forma a caraterizar a escola e o meio envolvente em que se encontra inserida. Numa outra fase temos o enquadramento pedagógico, que tem por objetivo dar a perceber qual a participação e intervenção do núcleo de estágio na escola, tanto ao nível da comunidade escolar como ao nível da gestão e organização da própria turma de lecionação. Na fase final, surge o enquadramento científico dedicado ao projeto de investigação desenvolvido ao longo deste ano, que pretende conhecer as perceções dos alunos sobre a disciplina de Educação Física. O estudo foi realizado com alunos do 5º e 7ºanos de escolaridade. Os objetivos deste estudo foram: (1) conhecer a importância da disciplina de EF na formação dos alunos; (2) averiguar se a disciplina de EF seria preferência dos alunos, se fosse de carácter opcional; (3) verificar quais as atitudes fomentadas nas aulas de EF, de maior e menor importância. A amostra é constituída por 130 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, pertencentes ao 5º e 7ºanos de escolaridade do Ensino Básico, de uma escola E.B 2,3. Os resultados mostram que a maioria dos alunos de ambos os anos considera a disciplina de EF muito importante na sua formação a nível do ensino básico. Os alunos do 5º ano relativamente às atitudes e valores da disciplina de EF apontam o trabalho de equipa como o mais importante e no 7º ano o divertimento é a opção mais valorizada. A competição com os outros e a competição consigo próprio destacam-se de forma evidente, como as perceções menos importantes nos alunos mais novos e mais velhos.This report demonstrates the final stage of educational practice conducted during the training of professional nature referred to the supervised practice teaching in Physical Education (PE), in a EB 2,3 school in Braga. It is structured as follows: in a first stage is done a personal environment where I expose all my expectations for this training year, then I do an institutional framework in order to characterize the school and the environment in which it is inserted. In another phase we have the pedagogical framework, which aims to illustrate the participation and intervention of the training group at school, both within the school community as to the management and organization of their own class teaching. In the final phase, there is the scientific framework dedicated to the research project developed over this year, which main goal is to know the perceptions of students about the subject of Physical Education. Thistudy has included students from the 5th and 7th grades. The objectives of this study are: (1) know the importance of the subject PE in the formation of students; (2) determine whether the subject of Physical Education would be a students’ preference, if it was of optional nature; (3) determine which attitudes fostered in PE classes, of greater and lesser importance. The sample consists of 130 students of both sexes, aged between 10 to 14 years, belonging to the 5 th and 7 th grade of basic education from a EB 2,3 school. The results show that most students in both years consider that the PE subject is very important in their training at the level of basic education. The 5th grade students, concerning to the attitudes and values of PE, indicate the teamwork as the most important and in the 7th grade fun is the most valued. The competition with each other and the competition with oneself stand out so clearly, as the perceptions perceived as less important to the young and old children.Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoOliveira, Márcia Cidália da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:09ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridade
title As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridade
spellingShingle As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridade
Oliveira, Márcia Cidália da Silva
Aluno
Educação física
Escolaridade
Estágio
Perceções
Student
Physical education
Education
Training
Perceptions
796:372.879.6
372.879.6:796
title_short As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridade
title_full As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridade
title_fullStr As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridade
title_full_unstemmed As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridade
title_sort As perceções dos alunos face à disciplina de educação física: estudo com alunos de 5º e 7º anos de escolaridade
author Oliveira, Márcia Cidália da Silva
author_facet Oliveira, Márcia Cidália da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Beatriz Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcia Cidália da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Educação física
Escolaridade
Estágio
Perceções
Student
Physical education
Education
Training
Perceptions
796:372.879.6
372.879.6:796
topic Aluno
Educação física
Escolaridade
Estágio
Perceções
Student
Physical education
Education
Training
Perceptions
796:372.879.6
372.879.6:796
description Relatório de estágio mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23755
url http://hdl.handle.net/1822/23755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303656899543040