Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarez, Teresa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7135
Resumo: Equacionam-se algumas propostas destinadas à disciplina de História, visando, por um lado, a integração da dimensão de género na concepção e elaboração de produtos educativos (em diferentes suportes) e, por outro lado, a aplicação do critério "Representação equilibrada do sexo feminino e masculino" definido pelo Projeto SACAUSEF para a análise de produtos multimédia. A reflexão e a análise que se apresentam circunscrevem-se à representação iconográfica e alicerçam-se na revisão da literatura sobre o estudo de materiais pedagógicos (de manuais escolares e mais pontualmente de software educativo) na perspectiva de género. O enfoque que se privilegiou foi o da representação de sujeito histórico e, nesta, a de uma concepção de protagonismo histórico representativa de homens e de mulheres, em consonância com as linhas de orientação historiográfica actuais.
id RCAP_d8e8b2c23953e8971b5aeb642be0cc04
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de históriaEnsino da históriaIgualdade entre mulheres e homensRepresentações sociais de géneroConhecimento históricoSujeito históricoAbordagem de géneroEquacionam-se algumas propostas destinadas à disciplina de História, visando, por um lado, a integração da dimensão de género na concepção e elaboração de produtos educativos (em diferentes suportes) e, por outro lado, a aplicação do critério "Representação equilibrada do sexo feminino e masculino" definido pelo Projeto SACAUSEF para a análise de produtos multimédia. A reflexão e a análise que se apresentam circunscrevem-se à representação iconográfica e alicerçam-se na revisão da literatura sobre o estudo de materiais pedagógicos (de manuais escolares e mais pontualmente de software educativo) na perspectiva de género. O enfoque que se privilegiou foi o da representação de sujeito histórico e, nesta, a de uma concepção de protagonismo histórico representativa de homens e de mulheres, em consonância com as linhas de orientação historiográfica actuais.QCA III /POATMinistério da Educação. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento CurricularRepositório AbertoAlvarez, Teresa2018-02-15T16:36:48Z2007-122007-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7135porAlvarez, Teresa - Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história. "Cadernos SACAUSEF" [Em linha]. ISSN 1646-2637. Nº 3 (2007), p. 93-1051646-2637info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:28.694011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história
title Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história
spellingShingle Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história
Alvarez, Teresa
Ensino da história
Igualdade entre mulheres e homens
Representações sociais de género
Conhecimento histórico
Sujeito histórico
Abordagem de género
title_short Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história
title_full Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história
title_fullStr Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história
title_full_unstemmed Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história
title_sort Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história
author Alvarez, Teresa
author_facet Alvarez, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarez, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da história
Igualdade entre mulheres e homens
Representações sociais de género
Conhecimento histórico
Sujeito histórico
Abordagem de género
topic Ensino da história
Igualdade entre mulheres e homens
Representações sociais de género
Conhecimento histórico
Sujeito histórico
Abordagem de género
description Equacionam-se algumas propostas destinadas à disciplina de História, visando, por um lado, a integração da dimensão de género na concepção e elaboração de produtos educativos (em diferentes suportes) e, por outro lado, a aplicação do critério "Representação equilibrada do sexo feminino e masculino" definido pelo Projeto SACAUSEF para a análise de produtos multimédia. A reflexão e a análise que se apresentam circunscrevem-se à representação iconográfica e alicerçam-se na revisão da literatura sobre o estudo de materiais pedagógicos (de manuais escolares e mais pontualmente de software educativo) na perspectiva de género. O enfoque que se privilegiou foi o da representação de sujeito histórico e, nesta, a de uma concepção de protagonismo histórico representativa de homens e de mulheres, em consonância com as linhas de orientação historiográfica actuais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12
2007-12-01T00:00:00Z
2018-02-15T16:36:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7135
url http://hdl.handle.net/10400.2/7135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alvarez, Teresa - Representações iconográficas de sujeito histórico: o que (não) vemos nas imagens de história. "Cadernos SACAUSEF" [Em linha]. ISSN 1646-2637. Nº 3 (2007), p. 93-105
1646-2637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135051199283200