A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ezequiel Flávio Teixeira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6133
Resumo: A primeira referência à introdução da História da Ciência no Ensino das Ciências remonta ao final do século XIX e desde aí representa uma problemática recorrente dos últimos séculos. No seio desta análise destaca-se o facto de muitas vezes as conceções alternativas dos alunos serem semelhantes às conceções perfilhadas por antigos cientistas. Nesse sentido a utilização de materiais e recursos didáticos relacionados com a História da Ciência ajuda os alunos na compreensão dos conceitos, contribuindo para a evolução da sua aprendizagem. Neste relatório apresentamos dois pequenos estudos que tiveram como objetivo principal analisar o efeito da utilização da História da Ciência na aprendizagem dos alunos. Em ambos os estudos a metodologia usada foi de investigação-ação, onde estiveram envolvidas duas turmas do 10ºano de escolaridade, na disciplina de Biologia e Geologia: a turma em estudo (turma A) constituída por 23 alunos e uma turma como amostra de conveniência (turma B) constituída por 26 alunos. Na recolha de dados utilizaram-se dois questionários, ambos usados como Pré-teste e Pós-Teste. Durante as atividades letivas inseridas na prática de ensino supervisionado foram introduzidos diversos materiais/recursos didáticos dentro dos temas “A Terra, um planeta a proteger” e “Diversidade Biológica”, como textos informativos, fichas de trabalho, entre outros. A utilização da História da Ciência no Processo de Ensino e de Aprendizagem revelou-se uma ferramenta importante, pois coloca os alunos numa posição mais favorável em contexto de sala de aula e como consequência os alunos apresentam uma melhoria nos seus resultados.
id RCAP_d8f9aac2c3460d5b4007e8277225b917
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º anoCiências naturaisEnsinoHistória da ciênciaFormação de professoresPrática de ensino supervisionadoA primeira referência à introdução da História da Ciência no Ensino das Ciências remonta ao final do século XIX e desde aí representa uma problemática recorrente dos últimos séculos. No seio desta análise destaca-se o facto de muitas vezes as conceções alternativas dos alunos serem semelhantes às conceções perfilhadas por antigos cientistas. Nesse sentido a utilização de materiais e recursos didáticos relacionados com a História da Ciência ajuda os alunos na compreensão dos conceitos, contribuindo para a evolução da sua aprendizagem. Neste relatório apresentamos dois pequenos estudos que tiveram como objetivo principal analisar o efeito da utilização da História da Ciência na aprendizagem dos alunos. Em ambos os estudos a metodologia usada foi de investigação-ação, onde estiveram envolvidas duas turmas do 10ºano de escolaridade, na disciplina de Biologia e Geologia: a turma em estudo (turma A) constituída por 23 alunos e uma turma como amostra de conveniência (turma B) constituída por 26 alunos. Na recolha de dados utilizaram-se dois questionários, ambos usados como Pré-teste e Pós-Teste. Durante as atividades letivas inseridas na prática de ensino supervisionado foram introduzidos diversos materiais/recursos didáticos dentro dos temas “A Terra, um planeta a proteger” e “Diversidade Biológica”, como textos informativos, fichas de trabalho, entre outros. A utilização da História da Ciência no Processo de Ensino e de Aprendizagem revelou-se uma ferramenta importante, pois coloca os alunos numa posição mais favorável em contexto de sala de aula e como consequência os alunos apresentam uma melhoria nos seus resultados.The first reference to the introduction of the History of Science in Science Teaching dates back to the late nineteenth century and since then it has been a recurring problem of the recent centuries. Within this analysis we highlight the fact that often the alternative conceptions of students are similar to those conceptions adopted by ancient scientist. In this direction the use of teaching materials and resources related to the History of Science assists students to understand the concepts, contributing to the evolution of their learning. In this report we present two short studies whose main goal was to analyze the effect of the use of History of Science on student learning. In bath studies the methodology used was action research, in which were involved two classes of the 10th grade, in the discipline of Biology and Geology: the class into study (class A) composed of 23 students and a control class (class B) composed of 26 students. In the data collection there were used two questionnaires bath used as pre-test and post-test. During the teaching activities embedded in the pedagogical practice various materials/teaching resources were introduced within the themes “The Earth, a planet to be protected” and “Biological Diversity” such as informative texts, worksheets, among others. The use of History of Science in the Teaching-Learning Process has proved and import tool, because it places students in a better position in the classroom context and as a result students have an improvement in their results.2016-06-28T17:22:16Z2016-06-28T00:00:00Z2016-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6133porSousa, Ezequiel Flávio Teixeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:11.005463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano
title A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano
spellingShingle A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano
Sousa, Ezequiel Flávio Teixeira de
Ciências naturais
Ensino
História da ciência
Formação de professores
Prática de ensino supervisionado
title_short A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano
title_full A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano
title_fullStr A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano
title_full_unstemmed A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano
title_sort A utilização da história da ciência como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem: um estudo com alunos do 10º ano
author Sousa, Ezequiel Flávio Teixeira de
author_facet Sousa, Ezequiel Flávio Teixeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ezequiel Flávio Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências naturais
Ensino
História da ciência
Formação de professores
Prática de ensino supervisionado
topic Ciências naturais
Ensino
História da ciência
Formação de professores
Prática de ensino supervisionado
description A primeira referência à introdução da História da Ciência no Ensino das Ciências remonta ao final do século XIX e desde aí representa uma problemática recorrente dos últimos séculos. No seio desta análise destaca-se o facto de muitas vezes as conceções alternativas dos alunos serem semelhantes às conceções perfilhadas por antigos cientistas. Nesse sentido a utilização de materiais e recursos didáticos relacionados com a História da Ciência ajuda os alunos na compreensão dos conceitos, contribuindo para a evolução da sua aprendizagem. Neste relatório apresentamos dois pequenos estudos que tiveram como objetivo principal analisar o efeito da utilização da História da Ciência na aprendizagem dos alunos. Em ambos os estudos a metodologia usada foi de investigação-ação, onde estiveram envolvidas duas turmas do 10ºano de escolaridade, na disciplina de Biologia e Geologia: a turma em estudo (turma A) constituída por 23 alunos e uma turma como amostra de conveniência (turma B) constituída por 26 alunos. Na recolha de dados utilizaram-se dois questionários, ambos usados como Pré-teste e Pós-Teste. Durante as atividades letivas inseridas na prática de ensino supervisionado foram introduzidos diversos materiais/recursos didáticos dentro dos temas “A Terra, um planeta a proteger” e “Diversidade Biológica”, como textos informativos, fichas de trabalho, entre outros. A utilização da História da Ciência no Processo de Ensino e de Aprendizagem revelou-se uma ferramenta importante, pois coloca os alunos numa posição mais favorável em contexto de sala de aula e como consequência os alunos apresentam uma melhoria nos seus resultados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-28T17:22:16Z
2016-06-28T00:00:00Z
2016-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6133
url http://hdl.handle.net/10348/6133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137106515197952